-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Projeto de Fotografia Documental I introduz os estudantes a um dos campos mais relevantes da fotografia contemporânea, tanto no plano artístico como no social e cultural. Embora a noção de Fotografia Documental não seja unívoca, é possível reconhecer princípios que atravessam grande parte das suas práticas: o compromisso com a realidade, a consciência social e política e a intenção de produzir representações que, mais do que fixar uma “verdade”, problematizam a forma como olhamos e narramos o mundo. A disciplina combina reflexão teórica, enquadramento histórico e prática fotográfica, de modo a explorar as dimensões fundamentais da Fotografia Documental: testemunho, evidência, memória e narrativa. O objetivo é que os estudantes compreendam a Fotografia Documental não apenas como um género, mas como uma ideia, uma filosofia e uma prática, desenvolvendo uma consciência crítica e autónoma sobre o papel da imagem documental na contemporaneidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT624-17595
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Enquadramento histórico e teórico A evolução da Fotografia Documental: origens, consolidação e debates. O estatuto da fotografia enquanto documento: evidência, prova e representação. Fotografia, memória e narrativa. A tradição da Fotografia Documental Autores pioneiros e a afirmação do campo documental. Autores modernos e contemporâneos e as transformações do “estilo documental”. Contextos contemporâneos Circulação, arquivo e reapropriação da imagem documental. Questões éticas, políticas e estéticas na prática documental. Prática fotográfica e projeto documental O papel e a motivação do fotógrafo documental: intenção, contexto e posicionamento. Concepção e desenvolvimento de um trabalho documental: pesquisa, escolha de tema/território, planeamento. Construção de coerência: captação, edição, seleção e sequenciação. Narrativa fotográfica: modos de contar e estruturar o real. Discussão, apresentação e crítica de projetos.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer os principais momentos históricos e debates em torno da Fotografia Documental. Analisar e interpretar as decisões estéticas, éticas e narrativas de diferentes fotógrafos documentais. Reconhecer e compreender a diversidade de práticas e abordagens que configuram a Fotografia Documental contemporânea. Aplicar estes conhecimentos na conceção, produção, edição e sequenciação de um projeto fotográfico documental. Compreender e explorar as especificidades descritivas da fotografia na construção de narrativas visuais. Desenvolver uma consciência crítica e autónoma sobre o papel da imagem documental no presente.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos são encaminhados no desenvolvimento do projecto individual de uma forma implícita, através de uma série de exercícios práticos que deverão culminar na definição de um tema e de uma abordagem metodológica, com vista ao desencadeamento do processo de criação artística. Constituição de grupos de trabalho para apoio mútuo ao longo do desenvolvimento do projecto individual.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bate, D. (2009). Photography: The Key Concepts. Berg. Bogre, M. (2019). Documentary Photography Reconsidered: History, Theory and Practice. Routledge. Bull, S. (ed.). (2019). A Companion to Photography. Wiley & Sons. Franklin, S. (2016). The Documentary Impulse. Phaidon Press. Fox, A. & Caruana, N. (2013). Por trás da imagem. Pesquisa e prática em fotografia. Gustavo Gili. Guadagnini, W. (ed.). (2014). Photography: The Contemporary Era 1981-2013. Skira. Shore, S. (2022). Modern Instances: The Craft of Photography. A Memoir. Mack Books. Stallabrass, J. (ed.). (2013). Documentary. The MIT Press. Wells, L. (ed.). (2006). Photography: A Critical Introduction. Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim