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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Projeto de Fotografia Documental I introduz os estudantes a um dos campos mais relevantes da fotografia contemporânea, tanto no plano artístico como no social e cultural. Embora a noção de Fotografia Documental não seja unívoca, é possível reconhecer princípios que atravessam grande parte das suas práticas: o compromisso com a realidade, a consciência social e política e a intenção de produzir representações que, mais do que fixar uma “verdade”, problematizam a forma como olhamos e narramos o mundo. A disciplina combina reflexão teórica, enquadramento histórico e prática fotográfica, de modo a explorar as dimensões fundamentais da Fotografia Documental: testemunho, evidência, memória e narrativa. O objetivo é que os estudantes compreendam a Fotografia Documental não apenas como um género, mas como uma ideia, uma filosofia e uma prática, desenvolvendo uma consciência crítica e autónoma sobre o papel da imagem documental na contemporaneidade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT624-17595
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Enquadramento histórico e teórico A evolução da Fotografia Documental: origens, consolidação e debates. O estatuto da fotografia enquanto documento: evidência, prova e representação. Fotografia, memória e narrativa. A tradição da Fotografia Documental Autores pioneiros e a afirmação do campo documental. Autores modernos e contemporâneos e as transformações do “estilo documental”. Contextos contemporâneos Circulação, arquivo e reapropriação da imagem documental. Questões éticas, políticas e estéticas na prática documental. Prática fotográfica e projeto documental O papel e a motivação do fotógrafo documental: intenção, contexto e posicionamento. Concepção e desenvolvimento de um trabalho documental: pesquisa, escolha de tema/território, planeamento. Construção de coerência: captação, edição, seleção e sequenciação. Narrativa fotográfica: modos de contar e estruturar o real. Discussão, apresentação e crítica de projetos.
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Objetivos
Objetivos
Conhecer os principais momentos históricos e debates em torno da Fotografia Documental. Analisar e interpretar as decisões estéticas, éticas e narrativas de diferentes fotógrafos documentais. Reconhecer e compreender a diversidade de práticas e abordagens que configuram a Fotografia Documental contemporânea. Aplicar estes conhecimentos na conceção, produção, edição e sequenciação de um projeto fotográfico documental. Compreender e explorar as especificidades descritivas da fotografia na construção de narrativas visuais. Desenvolver uma consciência crítica e autónoma sobre o papel da imagem documental no presente.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Os alunos são encaminhados no desenvolvimento do projecto individual de uma forma implícita, através de uma série de exercícios práticos que deverão culminar na definição de um tema e de uma abordagem metodológica, com vista ao desencadeamento do processo de criação artística. Constituição de grupos de trabalho para apoio mútuo ao longo do desenvolvimento do projecto individual.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bate, D. (2009). Photography: The Key Concepts. Berg. Bogre, M. (2019). Documentary Photography Reconsidered: History, Theory and Practice. Routledge. Bull, S. (ed.). (2019). A Companion to Photography. Wiley & Sons. Franklin, S. (2016). The Documentary Impulse. Phaidon Press. Fox, A. & Caruana, N. (2013). Por trás da imagem. Pesquisa e prática em fotografia. Gustavo Gili. Guadagnini, W. (ed.). (2014). Photography: The Contemporary Era 1981-2013. Skira. Shore, S. (2022). Modern Instances: The Craft of Photography. A Memoir. Mack Books. Stallabrass, J. (ed.). (2013). Documentary. The MIT Press. Wells, L. (ed.). (2006). Photography: A Critical Introduction. Routledge.
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Avaliação
Avaliação
Descrição
Data limite
Ponderação
Avaliação Contínua
10%
Exercícios Práticos
20%
Apresentações Intermédias
30%
Portfólio Final
40%
- "Avaliação Contínua" contempla a assiduidade (há registo de faltas), a pontualidade, a participação, a iniciativa, o trabalho em equipa e o sentido crítico (2 valores).
- Os "Exercícios Práticos" correspondem ao conjunto de exercícios práticos, individuais e coletivos, propostos para aplicação dos conteúdos da disciplina e desenvolvimento de competências (4 valores).
- As "Apresentações Intermédias" contemplam os momentos formais de apresentação do trabalho em curso. Cada apresentação tem uma ponderação de 2 valores, num total de 3 apresentações (6 valores).
- O "Portfólio Final" corresponde à entrega de todos os materiais solicitados para a boa compreensão do projecto individual (8 valores).
É necessária uma taxa de presença em aula superior a 75% para obtenção de frequência.
Todos os exercícios, apresentações e portfólio final devem ser obrigatoriamente submetidas através da plataforma Moodle.
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Mobilidade
Mobilidade
Sim




