A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Fotografia Autoral: Projeto Individual I

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular onde se desenvolve projeto de autor em fotografia em regime de tutoria. Exploração da fotografia nas suas variadas linguagens expressivas. A unidade curricular culmina com a apresentação dos projetos individuais dos alunos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Parte de contextualização e reflexão teórica: Arte e obra de arte O Fotográfico Arte e fotografia e a fotografia como arte A fotografia como ideia, como processo e como técnica Componente prática: - Realização de exercícios fotográficos a partir de temas lançados ou sugestões em tutorias - Jogos de experiências sensoriais a partir de experimentalismos fotográficos -  Construção de um diário gráfico/visual - Exercícios de leitura e escrita (suto-ficção, narrativas diaristicas, autoconfessional, ensaio, etc) - Métodos e processos de trabalho na prática de projeto
  • Objetivos

    Objetivos

    Reflexão em torno de alguns textos/ discursos sobre arte Compreender a importância da fotografia no campo da arte Compreender a importância do discurso na obra de arte contemporânea Conhecer e identificar os principais movimentos na fotografia na 2ª metade do século XX e século XXI. Proporcionar um espaço de análise e discussão em torno de objetos visuais das esferas das artes visuais, cinema, fotografia e vídeo. Apreender os conceitos e as especificidades presentes nas várias linguagens artísticas Reconhecer alguns dos intervenientes históricos responsáveis na evolução da fotografia como meio artístico; objeto conceptual e discursivo Executar exercícios teóricos e práticos - Conceber e desenvolver um projeto fotográfico de autor, com uma experimentação regular (em base semanal), com recurso a impressão de imagens afim de se entenderem as várias possibilidades de cada suporte. - Formalização do projeto em publicação ou istalação expositiva
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular tem um carácter teórico e prático, deste modo, as metodologias vão do desenvolvimento de competências cognitivas e reflexivas, com fomento da análise e crítica, a proposta de exercícios e projetos fotográficos práticos. Aulas em regime de tutorias individuais com momentos de discussão de grupo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ALMEIDA, Bernardo Pinto de (1995); Imagem da Fotografia , Ed. Assírio & Alvim BARTHES, Roland (2006) A Câmara Clara; Edções 70 ---(1982) Retórica da Imagem. Em: Barthes, R. (au.) O Óbvio e o Obtuso. Lisboa: Edições 70, BERGER, John (2018); Modos de Ver; Ed. Antíngona --(2020); Fotocópias; Ed. Antíngona BENJAMIN, Walter (1992) - Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política , Lisboa: Relógio d`Àgua CADAVA, E. e CORTÉS-ROCCA, P. (2006) Notes on Love and Photography, October, Vol. 116, CASARES, Bioy Adolfo (1984) AInvenção de Morel; Edições 70 DUBOIS, Philippe (1998); O Ato Fotográfico e outros ensaios; Ed Papirus FOSTER, H. (2004) - An Archival Impulse. October, Vol. 110, pp. 3-22. FRADE, P. M. (1992) - Figuras de Espanto. FRIED, M. (2008) Why Photography Matters as Art as Never Before. GUIBERT, Hervé (2024) - A Imagem Fantasma, ED. BCF  HEIDEGGER, Martin (1999) - A Origem da Obra de Arte , Lisboa. Edições 70 MEDEIROS, Margarida (2012) - A Últimas Imagem (fotografia de uma ficção); ED. Documenta
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios