filmeu

Disciplina Fotografia Autoral: Projeto Individual I

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular onde se desenvolve projeto de autor em fotografia em regime de tutoria. Exploração da fotografia nas suas variadas linguagens expressivas. A unidade curricular culmina com a apresentação dos projetos individuais dos alunos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Parte de contextualização e reflexão teórica: Arte e obra de arte O Fotográfico Arte e fotografia e a fotografia como arte A fotografia como ideia, como processo e como técnica Componente prática: - Realização de exercícios fotográficos a partir de temas lançados ou sugestões em tutorias - Jogos de experiências sensoriais a partir de experimentalismos fotográficos -  Construção de um diário gráfico/visual - Exercícios de leitura e escrita (suto-ficção, narrativas diaristicas, autoconfessional, ensaio, etc) - Métodos e processos de trabalho na prática de projeto
  • Objetivos

    Objetivos

    Reflexão em torno de alguns textos/ discursos sobre arte Compreender a importância da fotografia no campo da arte Compreender a importância do discurso na obra de arte contemporânea Conhecer e identificar os principais movimentos na fotografia na 2ª metade do século XX e século XXI. Proporcionar um espaço de análise e discussão em torno de objetos visuais das esferas das artes visuais, cinema, fotografia e vídeo. Apreender os conceitos e as especificidades presentes nas várias linguagens artísticas Reconhecer alguns dos intervenientes históricos responsáveis na evolução da fotografia como meio artístico; objeto conceptual e discursivo Executar exercícios teóricos e práticos - Conceber e desenvolver um projeto fotográfico de autor, com uma experimentação regular (em base semanal), com recurso a impressão de imagens afim de se entenderem as várias possibilidades de cada suporte. - Formalização do projeto em publicação ou istalação expositiva
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A unidade curricular tem um carácter teórico e prático, deste modo, as metodologias vão do desenvolvimento de competências cognitivas e reflexivas, com fomento da análise e crítica, a proposta de exercícios e projetos fotográficos práticos. Aulas em regime de tutorias individuais com momentos de discussão de grupo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ALMEIDA, Bernardo Pinto de (1995); Imagem da Fotografia , Ed. Assírio & Alvim BARTHES, Roland (2006) A Câmara Clara; Edções 70 ---(1982) Retórica da Imagem. Em: Barthes, R. (au.) O Óbvio e o Obtuso. Lisboa: Edições 70, BERGER, John (2018); Modos de Ver; Ed. Antíngona --(2020); Fotocópias; Ed. Antíngona BENJAMIN, Walter (1992) - Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política , Lisboa: Relógio d`Àgua CADAVA, E. e CORTÉS-ROCCA, P. (2006) Notes on Love and Photography, October, Vol. 116, CASARES, Bioy Adolfo (1984) AInvenção de Morel; Edições 70 DUBOIS, Philippe (1998); O Ato Fotográfico e outros ensaios; Ed Papirus FOSTER, H. (2004) - An Archival Impulse. October, Vol. 110, pp. 3-22. FRADE, P. M. (1992) - Figuras de Espanto. FRIED, M. (2008) Why Photography Matters as Art as Never Before. GUIBERT, Hervé (2024) - A Imagem Fantasma, ED. BCF  HEIDEGGER, Martin (1999) - A Origem da Obra de Arte , Lisboa. Edições 70 MEDEIROS, Margarida (2012) - A Últimas Imagem (fotografia de uma ficção); ED. Documenta
  • Avaliação

    Avaliação

    Avaliação:

    Participação nas atividades letivas, medida através da presença em aulas, bem como

    no desenvolvimento de exercícios fotográficos (processo), enquadrados num diário gráfico que implicam necessáriamente várias formas

    de impressão fotográfia, resposta ativa a propostas de leituras e de pesquisas, com uma apresentação

    preliminar acompanhada de texto realizado pelo aluno de acordo com as orientações dadas em tutoria

    (min 1000 palavras) - 50%

    Realização e apresentação (ex: nas formas de publicação, exposição ou outras) de um projeto autoral,

    devidamente acompanhado pelos docentes ao longo do semestre, acompanhado de um texto que o

    justifica ou contextualiza dos pontos de vista teórico e conceptual. Após a apresentação o projeto

    deverá ser submetido no moodle no formato pdf.(min 2000 palavras) - 50%

     

    O exame implica a apresentação oral de três elementos , sendo que em cada um deles o/a

    aluno/a terá de obter avaliação positiva.

    1) Desenvolvimento de projeto (work-in-progress) - o/a aluno/a deverá apresentar um diário gráfico, em

    formato físico

    2) Projeto Autoral (obra finalizada) devidamente apresentada

    3) Ensaio teórico (reflexão crítica)mín.3000 palavras

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios