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Disciplina Gestão de Marcas

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Gestão de Marcas tem como objetivo central capacitar os estudantes da Licenciatura em Gestão Comercial para o desenvolvimento de competências estratégicas e operacionais na gestão de marcas. Esta unidade curricular foca-se na compreensão e aplicação dos principais conceitos, estratégias, técnicas e ferramentas utilizados na gestão de marcas. Abrange uma ampla gama de temas relacionados com as dimensões das marcas, desde a identidade das marcas, o posicionamento das marcas, a imagem das marcas e o brand equity.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Do Marketing à Marca 2. A Marca 2.1 Natureza, funções e dimensões da Marca 2.2 Marca: objeto, valores e respostas 2.3 Estruturas de identidade da Marca 2.4. Arquitetura da Marca 2.5. Posicionamento da Marca 3. Branding 3.1 Desenvolvimento, lançamento e extensão de Marcas 3.2 Símbolos, logótipos e slogans 4. Identidade da Marca e Imagem da Marca 5. Brand Equity 6. Branding e ODS da Agenda ONU 2030 7. Tendências futuras da Marca
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos da unidade curricular são: a) Compreender os conceitos e bases inerentes às marcas; b) Compreender a importância das marcas, respetivas implicações e dimensões; c) Definir e enunciar as funções da marca e a identidade da marca; d) Compreender estratégias de posicionamento e gestão das marcas; e) Ser capaz de identificar e compreender símbolos, logótipos e slogans; f) Ser capaz de identificar fatores de sucesso e insucesso das marcas; g) Aplicar critérios de avaliação do valor da marca; h) Apresentar e discutir as métricas para análise de desempenho da marca; i) Compreender os impacto da marca nos ODS da Agenda ONU 2030; j) Identificar tendências futuras na gestão das marcas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Relativamente às metodologias de ensino, utilizam-se métodos mistos: expositivo, trabalhos de grupo e estudos de casos em aula que permitam que os estudantes adquiram as competências definidas. O método de ensino será teórico-prático. Serão utilizadas as seguintes metodologias de Ensino-Aprendizagem: 1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos; 2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos; 3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aaker, D. (2009). Managing brand equity: Capitalizing on the value of a brand name. Simon & Schuster. Aaker, D. (2010). Building strong brands. Simon & Schuster. Aaker, D., & Moorman, C. (2023). Strategic Market Management (12th Edition). John Wiley & Sons. Keller, K. L., & Swaminathan, V. (2019). Strategic Brand Management: Building, Measuring and Managing Brand Equity (5th Global Edition). Pearson. Kotler, P., & Armstrong, G. (2020). Principles of marketing (18th ed.). Pearson. Kotler, P., & Keller, K. L. (2021). Marketing management (Global Edition, 16th ed.). Pearson Higher Ed. Lencastre, P. (2007). O Livro da Marca. Coleção Gestão & Inovação. Dom Quixote. Lendrevie, J., Lindon, D., Dionísio, P., & Rodrigues, V. (2015). Mercator da língua portuguesa: teoria e prática do marketing (16ª ed). Leya.
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