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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular consiste em uma iniciação aos fundamentos de investigação científica, com foco nos métodos utilizados em ciências sociais. Mais especificamente, a unidade curricular aborda conceitos gerais de investigação, introdução ao método científico, diferentes abordagens de investigação nas ciências sociais, ética na investigação académica e uma abordagem detalhada do processo de investigação em ciências sociais, incluindo definição da pergunta de partida, exploração, definição da problemática, e planeamento da recolha e análise de dados.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6623-24369
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A Investigação nas ciências sociais 1.1 O conhecimento científico e outras formas de conhecimento 1.2 A Investigação científica 1.3.Os meios de investigação científica 1.4 Processo de investigação 1.5 O processo de produção do conhecimento científico 1.6 A prática da ciência 2. A Investigação em ciências sociais 2.1 Tipos 2.2 Modelos 2.3 Perspetivas 2.4 Modalidades de investigação em ciências sociais 3. Metodologia da investigação em ciências sociais 3.1 Metodologia no estudo do comportamento 3.2 Fases do processo de investigação 4. Considerações éticas na Investigação 5 Práticas de investigação qualitativa e quantitativa 5.1 Técnicas de observação 5.2 Inquérito por entrevista 5.3 Inquérito por questionário 5.4 Técnicas de amostragem 6. Metodologia da investigação, relatório de investigação, redação e apresentação de trabalhos científicos.
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Objetivos
Objetivos
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:- Avaliar diferentes métodos e técnicas de Investigação em ciências sociais;- Articular teorias e técnicas na recolha de dados e de tratamento de informação, manifestando sentido crítico na seleção adequada de contributos;- Desenvolver e aplicar instrumentos de investigação no âmbito das problemáticas sociais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão abordados com recurso a uma metodologia expositiva e ativa. Para consolidar os conhecimentos serão desenvolvidas algumas atividades pedagógicas como análise de artigos, trabalhos de grupo de reflexão crítica, exercícios práticos para simulação das várias etapas de um processo de investigação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bordens, K. S. & Abbott, B. B. (2011). Research Design and Methods: A Process Approach (8th Ed). New York: McGrawHill. Creswell, J. W. (2014). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (4th Ed). Los Angeles: SAGE. Coutinho, C. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina. Creswell, John (2009) Projeto de pesquisa. Método qualitativo Quantitativo e Misto, Bookman. Fortin, M. (2009). O processo de Investigação- da concepção à realização. Lusodidacta Editora.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não