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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6623-8300
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Comportamento do consumidor: suas origens e aplicações estratégicas 2. Pesquisa do consumidor 3. Motivação do consumidor 4. Personalidade e comportamento do consumidor 5. Perceção do consumidor 6. Aprendizagem do consumidor 7. Formação e mudança de atitude do consumidor 8. Comunicação e comportamento do consumidor 9. Grupos de referência e influências familiares 10. Classe social e comportamento do consumidor 11. Influência da cultura no comportamento do consumidor 12. Liderança de opinião 13. Processo de tomada de decisão do consumidor
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos da unidade curricular são: O1. Apresentar os fundamentos e as ferramentas para um maior conhecimento dos princípios do comportamento do consumidor; O2. Apresentar os conceitos psicológicos básicos que influem no comportamento individual e como esses conceitos influenciam o comportamento do indivíduo em relação ao consumo; O3. Identificar as dimensões sociais e culturais do comportamento do consumidor; O4. Evidenciar a importância da influência pessoal, a liderança de opinião e difusão de inovações e processo de tomada de decisão do consumidor. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: C1. Apresentar as dimensões sociais e culturais do comportamento do consumidor e como esses fatores afetam as atitudes e comportamentos e como um conhecimento profundo dos conceitos sociais e comportamentais capacitam as empresas a alcançar os seus objetivos de marketing.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Presencial: 1. Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos, discussão e aplicação dos conteúdos programáticos em vários contextos. 2. Aprendizagem baseada em PBL Problem/Project-based learning Autónoma: 3. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas e conteúdos abordados e desenvolvimento de trabalho complementar.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Graham, Judy (2009). Critical Thinking In Consumer Behavior, Pearson Education. Pelsmaker P., et. al (2013). Marketing Communications; Pearson Education Limited. Rajagopal (2010). Consumer Behavior Global Shifts & Local, Nova Science Publishers Inc. Schiffman, Leon, Kanuk, Laszlo (2006). Consumer Behavior; Hillsdale: Prentice-Hall International Editions. Solomon, Michael (2017).Consumer Behavior: Buying, Having, And Being, Global Edition.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não