-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular tem um âmbito teórico e prático, e visa transmitir, com algum detalhe, tanto os conhecimentos sobre os fundamentos, conceitos, pensamento e reflexão estratégica, como os princípios relacionados com a análise, formulação e organização e implementação de uma estratégia numa empresa, assim como a apresentação de casos que facilitem a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos e modelos analíticos, à luz da complexidade e das incertezas subjacentes à economia e à dinâmica empresarial atuais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP292-2580
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte I: Análise Estratégica 1.1 Definição e caracterização de estratégia; 1.2 Gestão e planeamento estratégico das organizações; 1.3 Visão, missão, valores e objetivos 1.4. Análise do ambiente externo 1.5. Análise do ambiente interno e análise SWOT Parte II: Formulação de Estratégias 2.1. Estratégias e Negócios Funcionais 2.2. Estratégias corporativas 2.3. Estratégia internacional Parte III: Implementação e controlo da estratégia 3.1 Implementação da estratégia; 3.2 Sistemas de gestão da estratégia: Balanced Scorecard
-
Objetivos
Objetivos
Compreender a base conceptual e analítica da estratégia empresarial relacionada com a análise estratégica, formulação, organização, implementação e controlo da estratégia; Discutir os fundamentos e conceitos da estratégia num contexto amplo (mercado, tecnologia e regulação); Conhecer os principais modelos e instrumentos subjacentes à formulação, organização e implementação da estratégia; Interpretar as dinâmicas empresariais com alcance estratégico nas organizações; Aplicar os conhecimentos adquiridos na explicação das decisões e ações com caráter estratégico; Analisar criticamente a literatura científica sobre Estratégia Empresarial.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino adotada valoriza uma adequada combinação entre a exposição teórica e a sua sustentação na análise de casos e na auto-aprendizagem, permitindo mais facilmente apreender e consolidar conceitos e instrumentos relacionados com a conceção e desenvolvimento da estratégia.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Grant, R. M. (2021). Contemporary strategy analysis. John Wiley & Sons. Santos, A. J. R. (2008). Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos . Escolar Editora. Whittington, R., Regnér, P., Angwin, D., Johnson, G. & Scholes, K. (2020). Fundamentals os Strategy (5th Edition). Pearson Education Limited. Leiblein, M. J., & Reuer, J. J. (2020). Foundations and futures of strategic management. Strategic Management Review, 1(1), 1-33. Amoo, N., Lodorfos, G., & Mahtab, N. (2023). Over half a century of strategic planning performance research? What have we been missing?. International Journal of Organizational Analysis , 31 (5), 1623-1652. Sapiro, A. (2024). Strategic management: Fundamental concepts for decision making and strategy execution . Springer Nature.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não