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Disciplina Matemática I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina abrange os métodos fundamentais de Cálculo associados a funções reais de variável real. É uma área transversal a todas as engenharias e demais cursos de cariz científico. Abrange os métodos clássicos de cálculo diferencial e Integral a uma dimensão.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Lógica Matemática

    • Designação e proposição. Valor lógico de uma proposição. Conjunção e disjunção de proposições. Conjunto, interseção e união de conjuntos.

    2. Os números reais

    • Números racionais e irracionais. Ordem e valor absoluto.

    3. Funções reais de variável real:

    • Generalidades sobre funções. Funções polinomiais e racionais. Funções trigonométricas. Função exponencial e logarítmica.

    3. Limite:

    • Definição e propriedades de limites de uma função. Continuidade de funções.

    4. Derivada:

    • Interpretação geométrica. Regras de derivação. Derivadas de ordem superior.

    5. Estudo global de uma função:

    • Monotonia e extremos relativos. Concavidade e pontos de inflexão. Assíntotas. Gráficos.

    6. Integração:

    • Primitiva imediata. Primitivação por substituição e por partes. Integral definido, teorema fundamental do cálculo. Aplicações da integração (áreas de figuras planas).
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina confere a(o) aluna(o) conhecimentos que lhe permitam utilizar, de forma criativa, autónoma, e em contextos diversificados:

    OA1: a linguagem simbólica matemática e o raciocínio matemático;

    OA2: os conceitos e resultados fundamentais do cálculo diferencial, de modo a que possa proceder ao estudo de uma função real de variável real; OA3: os métodos de primitivação:

    OA4: as noções fundamentais do cálculo integral, de modo a que possa calcular integrais simples e determinar áreas de domínios planos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    • A exposição da matéria é precedida da discussão de uma aplicação ou da interpretação/análise geométrica do tópico.
    • O(a) aluno(a) é convidado(a)  a participar ativamente na aula e é envolvido(a) na discussão dos conceitos apresentados. 
    • Nas aulas teórico-práticas, os alunos são convidados a analisar e a resolver problemas envolvendo os conceitos apresentados nas aulas teóricas.

     

    • A avaliação contínua é composta por:
      • 3 testes intercalares      (A = média dos 3 testes intercalares)  e
      • um teste final cobrindo toda a matéria (B = nota do teste final). 
    • Os testes serão realizados nas aulas práticas, terão a duração de 20 minutos. 
    • Os (As) alunos(as) não podem realizar teste intercalar fora da semana definida.
    • A nota final (NF)  na UC   é  igual a:
      • NF= 0,3*A+ 0,7*B     se  A>B e B>6
      • NF = B                      se  A<B ou B<6

     

    • Época de recurso e a época especial: a aprovação é obtida com a nota mínima de 9,5 valores na prova escrita. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Lages Lima, E.; Análise Real, Vol.I (6ª ed.), Col. Matemática Universitária, IMPA, Rio de Janeiro, 2002.
    • Sárrico, C.; Análise Matemática – Leitura e exercícios, Col. Trajetos Ciência 4, Gradiva, Lisboa, 1999.
    • Apostol, Tom M.; Cálculo Vol.I (2ª ed.),  Reverté,  1994    ISBN 9788429150155
    • Guerreiro, J.S.; Curso de Análise Matemática, Escolar Editora     ISBN 9789725922224

     

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