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Apresentação
Apresentação
Esta disciplina abrange os métodos fundamentais de Cálculo associados a funções reais de variável real. É uma área transversal a todas as engenharias e demais cursos de cariz científico. Abrange os métodos clássicos de cálculo diferencial e Integral a uma dimensão.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT12-1
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Lógica Matemática
- Designação e proposição. Valor lógico de uma proposição. Conjunção e disjunção de proposições. Conjunto, interseção e união de conjuntos.
2. Os números reais
- Números racionais e irracionais. Ordem e valor absoluto.
3. Funções reais de variável real:
- Generalidades sobre funções. Funções polinomiais e racionais. Funções trigonométricas. Função exponencial e logarítmica.
3. Limite:
- Definição e propriedades de limites de uma função. Continuidade de funções.
4. Derivada:
- Interpretação geométrica. Regras de derivação. Derivadas de ordem superior.
5. Estudo global de uma função:
- Monotonia e extremos relativos. Concavidade e pontos de inflexão. Assíntotas. Gráficos.
6. Integração:
- Primitiva imediata. Primitivação por substituição e por partes. Integral definido, teorema fundamental do cálculo. Aplicações da integração (áreas de figuras planas).
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Objetivos
Objetivos
Esta disciplina confere a(o) aluna(o) conhecimentos que lhe permitam utilizar, de forma criativa, autónoma, e em contextos diversificados:
OA1: a linguagem simbólica matemática e o raciocínio matemático;
OA2: os conceitos e resultados fundamentais do cálculo diferencial, de modo a que possa proceder ao estudo de uma função real de variável real; OA3: os métodos de primitivação:
OA4: as noções fundamentais do cálculo integral, de modo a que possa calcular integrais simples e determinar áreas de domínios planos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- A exposição da matéria é precedida da discussão de uma aplicação ou da interpretação/análise geométrica do tópico.
- O(a) aluno(a) é convidado(a) a participar ativamente na aula e é envolvido(a) na discussão dos conceitos apresentados.
- Nas aulas teórico-práticas, os alunos são convidados a analisar e a resolver problemas envolvendo os conceitos apresentados nas aulas teóricas.
- A avaliação contínua é composta por:
- 3 testes intercalares (A = média dos 3 testes intercalares) e
- um teste final cobrindo toda a matéria (B = nota do teste final).
- Os testes serão realizados nas aulas práticas, terão a duração de 20 minutos.
- Os (As) alunos(as) não podem realizar teste intercalar fora da semana definida.
- A nota final (NF) na UC é igual a:
- NF= 0,3*A+ 0,7*B se A>B e B>6
- NF = B se A<B ou B<6
- Época de recurso e a época especial: a aprovação é obtida com a nota mínima de 9,5 valores na prova escrita.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Lages Lima, E.; Análise Real, Vol.I (6ª ed.), Col. Matemática Universitária, IMPA, Rio de Janeiro, 2002.
- Sárrico, C.; Análise Matemática – Leitura e exercícios, Col. Trajetos Ciência 4, Gradiva, Lisboa, 1999.
- Apostol, Tom M.; Cálculo Vol.I (2ª ed.), Reverté, 1994 ISBN 9788429150155
- Guerreiro, J.S.; Curso de Análise Matemática, Escolar Editora ISBN 9789725922224
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não