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Disciplina Engenharia de Software

  • Apresentação

    Apresentação

    A Engenharia de Software ensina o desenho, escrita de código e testes, e manutenção de programas que têm um propósito de resolver problemas complexos com soluções eficientes e seguras. Todas as unidades curriculares anteriores tem um maior foco na sintaxe e técnicas de programação enquanto nesta unidade curricular os alunos aprendem as técnicas de de desenhar e desenvolver software de uma forma eficiente, legível, modular e escalável.

    Esta unidade curricular é essencial para desenvolver as capacidades de desenho e programação que os alunos vão enfrentar no mercado de trabalho.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • CP1. Introdução à Engenharia de Software;
    • CP2. Modelos e processos desenvolvimento de software;
      •  Modelos Clássicos: Cascata (contexto histórico)
      • Modelos Ágeis: Agile (framework de Scrum)
    • CP3. Modelação de sistemas;
      • Análise de requisitos
      • Diagrama de domínio
      • Diagrama de conceitos
      • Casos de uso
    • CP4. Desenho da arquitectura;
      • Análise
      • Desenho
      • Avaliação
      • Evolução
    • CP5. Desenho e implementação;
      • Padrões UML
      • Princípios de desenvolvimento orientado a objectos: S.O.L.I.D, KISS, entre outros.
    • CP6. Verificação e validação;
      • Conhecer os diferentes tipos de testes
      • Aplicação de testes unitários
    • CP7. Segurança e Confiabilidade
    • CP8. Integração Contínua
      • Vantagens
      • Ferramentas e tecnologias
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Compreender os métodos, técnicas e ferramentas para o completo desenvolvimento de um sistema de software, desde a sua conceção até à sua entrega e manutenção.

    OA2. Saber planear, gerir, avaliar e garantir a qualidade do desenvolvimento de projetos de software utilizando os princípios da Engenharia de Software.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino inclui o método expositivo (ME1) para apresentar os conteúdos necessários, o demonstrativo (ME2) para ilustrar a sua aplicação a casos práticos e o ativo (ME3) para resolução de exercícios em sala de aula, com e sem recurso ao computador.
    A avaliação de conhecimentos é feita por avaliação contínua ou por prova escrita de exame final. A avaliação contínua inclui a realização de dois testes escritos com uma ponderação de 21,25% cada e um de grupo (42,5%) e a participação ativa nas aulas (10%). A assiduidade será um elemento adicional
    de avaliação com uma ponderação de 5%.
    Ao longo do semestre são disponibilizados Quizes após as aulas (acerca do tópico dado) ou com grupo de perguntas referentes a tópicos da matéria dada como forma dos alunos irem aferindo o seu conhecimento das matérias já lecionadas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Sommerville, I. (2015). Software Engineering. (10th ed.). Addison-Wesley. ISBN-13: 978-0133943030

     

     

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