-
Apresentação
Apresentação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP7021-26487
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Combustíveis florestais. 1.1. Definição e classificação. 1.2. Modelos de combustíveis florestais. 2. Comportamento do fogo. 2.1. Fatores que afetam o comportamento do fogo. 2.2. Comportamento extremo do fogo. 3. Modelação de incêndios rurais. 3.1. Prevenção de incêndios rurais. 3.2. Supressão de incêndios rurais. 4. Acidentes com matérias perigosas. 4.1 Tipologias de acidentes. 4.2 Propagação das matérias perigosas. 5. Modelação de cenários. 5.1 Área afetada. 5.2 Elementos expostos.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecimento sobre o comportamento do fogo para a propagação dos incêndios rurais. Capacidade e competências para planear intervenções de prevenção estrutural e organizar ações de vigilância e primeira intervenção através da modelação de incêndios rurais. Conhecimento, capacidade e competências para a análise de incêndios, organização e planeamento de técnicas e táticas de combate com base em modelação computacional. Identificar diferentes cenários de acidentes com matérias perigosas, reconhecendo distintas formas de propagação das mesmas. Recolher informação acerca das matérias perigosas, das caraterísticas do local selecionado para o cenário, dos dados meteorológicos e dos elementos expostos ao acidente. Modelar diferentes cenários e caraterizar a área afetada e os elementos expostos.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Esta unidade curricular visa consolidar conhecimentos prévios e relacioná-los com outras UCs em paralelo ou futuras. Inicia-se com aulas expositivas que revêm noções base sobre incêndios florestais e matérias perigosas, seguindo-se a introdução de modelos e softwares de simulação (SIMsUshare, WFA POCKET, ALOHA). As aulas são teórico-práticas e incluem exercícios aplicados. A primeira parte centra-se nos incêndios rurais e a segunda em acidentes com matérias perigosas, explorando o potencial da modelação na previsão de consequências e apoio à resposta. As tutorias apoiam o trabalho autónomo. Os trabalhos práticos reforçam a aprendizagem, incentivam a pesquisa e promovem o uso de ferramentas digitais.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Costa H (2015) Metodologia de Modelação e Avaliação de Consequências de Acidentes com Matérias Perigosas, Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Finney MA (2004) FARSITE: Fire Area Simulator—Model Development and Evaluation. Res Pap RMRS-RP-4, Ogden,UT: US Department of Agriculture, Forest Service, Rocky Mountain Research Station. Raposo JR, et al (2018). Analysis of the physical processes associated with junction fires at laboratory and field scales. International Journal of Wildland Fire 27(1) 52-68 https://doi.org/10.1071/WF16173 Rothermel, R.C. (1972). A mathematical model for predicting fire spread in wildland fuels. USDA For. Serv. Res. Pap. INT-115. Ogden, UT. Viegas DX, Rossa C, Ribeiro LM (2011) Incêndios Florestais. (DX Viegas, Ed.). (Verlag Dashöfer Edições profissionais Unip., Lda.: Lisboa). Manuais dos softwares utilizados / User manuals of used softwares.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação do tipo contínuo, através da realização de dois trabalhos práticos (30%+30%) e, ainda, de dois testes de avaliação (20%+20%). Em cada momento de avaliação o estudante deve obter a classificação mínima de 8,5 valores. As componentes de avaliação contínua correspondentes a provas individuais escritas são passíveis de recurso para um exame final escrito com peso para a classificação final, natureza e complexidade equivalentes aos das provas realizadas.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
dd-mm-yyyy
30%
Portfolio
dd-mm-yyyy
40%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




