filmeu

Disciplina Psicologia Evolutiva

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular apresenta o que é tradicionalmente considerado como uma dicotomia, o comportamento, a cultura e a aprendizagem por um lado e a evolução e os aspectos genéticos por outro, como dois aspectos que são complementares e indissociáveis um do outro na natureza humana. As questões fundamentais da psicologia e da psicopatologia são apresentadas como resultado da interação entre os aspectos genéticos, ambientais e culturais, nomeadamente os enviesamentos cognitivos e as perturbações emocionais, como a ansiedade, a depressão e a hiperatividade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Origens e desenvolvimento da psicologia evolutiva

    1.1. O Modelo Standard das Ciências Sociais

    1.2. História do pensamento evolutivo

    1.2.1.Antes e depois de Darwin

    1.2.2.A síntese moderna

    1.3. Abordagem evolutiva ao pensamento, emoções e comportamento

    1.3.1.Filogenia e ontogenia

    2. Aplicação da abordagem da psicologia evolutiva aos marcos da evolução

    2.1. Problemas da sobrevivência humana

    2.2. Formação do par e sexualidade

    2.3. Parentalidade e família

    2.4. Cooperação e conflito entre indivíduos geneticamente relacionados

    2.5. Comportamento social e anti-social

    3. Críticas à Psicologia Evolutiva

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos gerais desta UC são dar a conhecer os fundamentos conceptuais derivados das ciências naturais e da psicologia cognitiva que sustentam a psicologia evolutiva enquanto modelo explicativo dos comportamentos humanos universais à luz da evolução e adaptação da espécie, e dar a conhecer a aplicação dos seus princípios na compreensão de fenómenos humanos básicos, universais e das suas perturbações.

    No final da UC os estudantes devem: 

    OA1 - descrever a integração da psicologia cognitiva com os conhecimentos da biologia evolutiva,

    OA2 - aplicar os conhecimentos da psicologia evolutiva à compreensão dos fenómenos básicos e universais da experiência humana (sobrevivência, alimentação, sexualidade, família e relacionamentos sociais), das suas alterações (perturbações da ansiedade, depressivas e da alimentação e ingestão) e,

    OA3 - conhecer e refletir acerca das críticas aos modelos da psicologia evolutiva.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São diversas as metodologias de ensino utilizadas nesta Unidade Curricular. As aulas teóricas recorreme à metodologia de ensino expositiva para a apresentação dos conteúdos e é suportada pela utilização de diapositivos. A participação dos estudantes nas aulas é promovida através de metodologias de ensino interrogativas que promovem igualmente o diálogo e debate entre estudantes. A metodologia ativa encontra-se refletida no desenvolvimento de exercícios, por exemplo, de leitura e análise de artigos científicos, visionamento e discussão de documentários, entre outros. A metodologia híbrida está presente no recurso ao moodle para a distribuição de materiais, bem como a promoção de tarefas de pesquisa online que se constituem como atividades em que a tecnologia é utilizada na aquisição de conhecimentos. Além disso, estão planeadas atividades de tutoria à realização do trabalho de avaliação dos estudantes.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Buss, D. M. (2019). Evolutionary psychology. The new science of the mind (6thEd.). New York: Routledge

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios