-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular apresenta o que é tradicionalmente considerado como uma dicotomia, o comportamento, a cultura e a aprendizagem por um lado e a evolução e os aspectos genéticos por outro, como dois aspectos que são complementares e indissociáveis um do outro na natureza humana. As questões fundamentais da psicologia e da psicopatologia são apresentadas como resultado da interação entre os aspectos genéticos, ambientais e culturais, nomeadamente os enviesamentos cognitivos e as perturbações emocionais, como a ansiedade, a depressão e a hiperatividade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT35-7755
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Origens e desenvolvimento da psicologia evolutiva 1.1. O Modelo Standard das Ciências Sociais 1.2. História do pensamento evolutivo 1.2.1.Antes e depois de Darwin 1.2.2.A síntese moderna 1.3. Abordagem evolutiva ao pensamento, emoções e comportamento 1.3.1.Filogenia e ontogenia 2. Aplicação da abordagem da psicologia evolutiva aos marcos da evolução 2.1. Problemas da sobrevivência humana 2.2. Formação do par e sexualidade 2.3. Parentalidade e família 2.4. Cooperação e conflito entre indivíduos geneticamente relacionados 2.5. Comportamento social e anti-social 3. Críticas à Psicologia Evolutiva
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos gerais desta UC são dar a conhecer os fundamentos conceptuais derivados das ciências naturais e da psicologia cognitiva que sustentam a psicologia evolutiva enquanto modelo explicativo dos comportamentos humanos universais à luz da evolução e adaptação da espécie, e dar a conhecer a aplicação dos seus princípios na compreensão de fenómenos humanos básicos, universais e das suas perturbações. No final da UC os estudantes devem: OA1 - descrever a integração da psicologia cognitiva com os conhecimentos da biologia evolutiva, OA2 - aplicar os conhecimentos da psicologia evolutiva à compreensão dos fenómenos básicos e universais da experiência humana (sobrevivência, alimentação, sexualidade, família e relacionamentos sociais), das suas alterações (perturbações da ansiedade, depressivas e da alimentação e ingestão) e, OA3 - conhecer e refletir acerca das críticas aos modelos da psicologia evolutiva.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São diversas as metodologias de ensino utilizadas nesta Unidade Curricular. As aulas teóricas recorreme à metodologia de ensino expositiva para a apresentação dos conteúdos e é suportada pela utilização de diapositivos. A participação dos estudantes nas aulas é promovida através de metodologias de ensino interrogativas que promovem igualmente o diálogo e debate entre estudantes. A metodologia ativa encontra-se refletida no desenvolvimento de exercícios, por exemplo, de leitura e análise de artigos científicos, visionamento e discussão de documentários, entre outros. A metodologia híbrida está presente no recurso ao moodle para a distribuição de materiais, bem como a promoção de tarefas de pesquisa online que se constituem como atividades em que a tecnologia é utilizada na aquisição de conhecimentos. Além disso, estão planeadas atividades de tutoria à realização do trabalho de avaliação dos estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Buss, D. M. (2019). Evolutionary psychology. The new science of the mind (6thEd.). New York: Routledge
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não