filmeu

Disciplina Psicologia do Desenvolvimento II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como missão que os estudantes adquiram conhecimentos no domínio da Psicologia da Psicologia do Desenvolvimento, no que respeita às etapas do desenvolvimento do adulto e do idoso. Serão apresentados modelos teóricos, metodologias de investigação e especificidades dos processos de desenvolvimento humano nestas faixas etárias. Trata-se de uma UC essencial no primeiro ciclo de formação em Psicologia, uma vez que permite aos estudantes complementar o seu conhecimento sobre o desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida, o que se articula com outras áreas da psicologia, nomeadamente os domínios clínico, educacional e social, e que poderá ser aprofundado em ciclos de estudo posteriores.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1: Perspectiva desenvolvimental de ciclo de vida: princípios, fundamentos e proposições. 2: Principais modelos teóricos de desenvolvimento de ciclo de vida e estratégias de investigação.  2.1. A perspetiva Life-Span 2.2. Considerações Metodológicas para o estudo do desenvolvimento do adulto e do idoso 3: Desenvolvimento e principais tarefas na vida adulta: 3.1 Desenvolvimento na idade jovem (adulto emergente e jovem adulto) 3.2 Desenvolvimento na idade adulta (adulto e meia-idade) 3.3 Desenvolvimento na velhice (adulto idoso e muito idoso)  4: Domínios do desenvolvimento 4.1 Longevidade, Saúde e Funcionalidade 4.2 Funções cognitivas e inteligência 4.3 Relações interpessoais, família e integração social 4.4 Carreira, Lazer e Reforma 4.5. Temas de Final de vida: compreender a morte, o morrer e o luto  4.6. Envelhecimento Activo
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Reconhecer a relevância da perspetiva desenvolvimental para o estudo da idade adulta, descrever e discutir os fundamentos do desenvolvimento ao longo do ciclo de vida;OA2: Conhecer teorias, modelos conceptuais e designs de investigação para o estudo do desenvolvimento psicológico na idade adulta;OA3: Identificar os processos e as transições do desenvolvimento humano da idade adulta ao envelhecimento, conhecendo, e discutindo as tarefas desenvolvimentais típicas e os contextos de vida mais significativos; OA4: Conhecer e caracterizar domínios de desenvolvimento centrais do adulto e do idoso, reconhecendo a sua evolução ao longo do ciclo de vida;OA5: Desenvolver competências de observação do desenvolvimento de adultos e idosos, sendo capazes de estabelecer relações com os pressupostos teóricos.OA6: Desenvolver competências de pensamento crítico, de exposição, argumentação e resolução de problemas, no que diz respeito aos processos de desenvolvimento humano na vida adulta.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Esta unidade curricular compreende aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas incluem as aulas de natureza expositiva, utilizando para o efeito momentos expositivos e discussões participadas. As aulas práticas implicam as seguintes metodologias: visualização e análise de filmes e de trechos de documentários; preparação e treino de metodologias de observação do desenvolvimento de adultos e idosos, feedback do docente, observação no terreno de adultos, e apresentação oral do trabalho de grupo, com atividades de discussão e feedback de entre pares. Adicionalmente, os alunos são convidados a realizar uma reflexão crítica sobre as competências que ganharam na UC, incluindo a autoavaliação da sua aprendizagem, envolvimento nas tarefas e desempenho.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cavanaugh, J.C., & Blanchard-Fields, F. (2019). Adult development and aging (8th  edition). Cengage Learning Newman, B.M. & Newman, P.R. (2015). Development through life: A psychological approach (12th edition). Stamford, Cengage Learning.  Papalia, D., & Martorell, G. (2021). Experience Human Development (14th Edition). McGraw Hill  
  • Avaliação

    Avaliação

    Avaliação contínua: duas provas escritas (35+35%); trabalho de grupo - apresentação e discussão oral do trabalho (30%, com ponderação dos contributos individuais). A presença nas aulas práticas é obrigatória.

    Avaliação final: exame escrito (100%). Os conteúdos teóricos e práticos são objeto de avaliação no exame. Para aprovação na unidade curricular é exigida a classificação mínima de 10/20 valores.

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios