-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem por objetivo a promoção de conhecimentos e competências introdutórias no domínio da avaliação psicológica e da sua aplicação em diferentes contextos práticos. Os conteúdos programáticos apresentados foram selecionados e organizados por forma a promover uma aprendizagem sustentada, mas também por serem importantes para os estudantes prosseguirem os seus estudos e poderem, posteriormente, desenvolver a sua atividade profissional. Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, com vista a promover a apreensão de conhecimento teórico e o necessário treino prático.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-22185
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Avaliação Psicológica: Introdução e caracterização 1.1 História e evolução 1.2 Modelos teóricos: Pressupostos e principais técnicas 1.3 Objetivos e contextos de aplicação 1.4 Fases e modelo de teste de hipóteses 1.5 A importância da avaliação multimétodo e multi-informante 1.6 Relações entre avaliação e intervenção psicológica CP2: Questões éticas em avaliação psicológica CP3: Entrevista 3.1 Entrevista com adultos 3.2 Entrevista com crianças e adolescentes 3.2.1 Entrevista com pais/cuidadores e professores CP4: Princípios da aplicação de testes psicológicos 4.1 Testes psicológicos com crianças/adolescentes 4.2 Testes psicológicos com adultos CP5: Aplicações do método observacional à avaliação psicológica CP6: Relatórios Psicológicos
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Reconhecer a importância da medida em psicologia e as suas relações com outras práticas psicológicas. OA2: Descrever as principais características, etapas e modelos teóricos na avaliação psicológica. OA3: Reconhecer a necessidade de recurso a diferentes metodologias e informadores no processo de avaliação psicológica, assim como a sua aplicabilidade a diferentes situações e contextos práticos. OA4: Identificar objetivos, pressupostos teórico-práticos, potencialidades e limites de diferentes metodologias e procedimentos de avaliação psicológica. OA5: Demonstrar capacidade para comunicar informação recolhida no âmbito da avaliação psicológica, nomeadamente ao nível da formulação e redação de relatórios psicológicos. OA6: Refletir sobre questões ético-deontológicas da avaliação psicológica em diferentes situações e contextos práticos.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Metodologias: exposição oral, diálogo interativo, atividades em pequeno grupo, feedback por pares e docente. As metodologias de ensino propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Fernández-Ballesteros, R. (2011). Evaluación psicológica: Conceptos, métodos y estudio de casos (2ª edición). Madrid: Pirámide. Goldfinger, K. & Pomerantz, A. M. (2014). Psychological assessment and report writing (2nd edition). London: Sage publications. Groth-Marnat, G. & Wright, A. J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th edition). New Jersey: John John Wiley & Sons.
-
Avaliação
Avaliação
Como referido no ponto Funcionamento da unidade curricular deste documento, a UC adota Avaliação Contínua (AC) e independência de avaliação das componentes teórica e prática. Cada componente integra instrumentos de avaliação específicos, a saber:
- Instrumentos de avaliação na componente teórica: duas provas escritas individuais, cada uma das quais com ponderação de 30% na nota final. Ponderação da componente teórica na nota final: 60%;
- Instrumentos de avaliação na componente prática: dois trabalhos práticos, realizados em grupo e com ponderações específicas. O primeiro trabalho, relativo à prática de avaliação psicológica em diferentes contextos de exercício profissional, terá uma ponderação de 15% (obtidos pela respetiva apresentação e discussão oral); o segundo trabalho, envolvendo a condução de uma avaliação psicológica e produção do respetivo relatório escrito, ponderará 25% (10% relativos ao relatório escrito e 15% relativos à respetiva apresentação e discussão oral). Os objetivos e especificações específicas de cada trabalho serão publicadas no Moodle. Ponderação da componente prática na nota final: 40%.
- É obrigatória a realização de todos os elementos de avaliação e classificação não inferior a 9.5 em ambas as componentes para aprovação à UC. Para cada componente, a classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos instrumentos de avaliação que a integram.
- Estudantes sem aprovação podem submeter-se a exame final (de recurso e/ou de época especial), desde que cumpridas as condições previstas em Regulamento Geral de Avaliação. Os estudantes podem aprovar a uma das componentes e conservar essa nota, sendo-lhes exigido que realizem prova de exame correspondente à componente sem aprovação em AC; a nota final considerará a proporcionalidade prevista para cada componente. Os estudantes podem decidir não conservar a nota da componente com aprovação em AC, voltando a ser avaliados a ambas; nesse caso, a classificação obtida na AC deixa de ser considerada na classificação em exame.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




