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Disciplina Observatório de Serviço Social

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Observatório introduz a componente prática no curso de Serviço Social, faz a articulação teórica e prática com todas as outras disciplinas. Dá a conhecer aos estudantes os campos e áreas de intervenção do Serviço Social, quer através da realização de visitas de estudo, quer da presença em aula de profissionais de diferentes áreas de intervenção. Esta UC facilita o processo de reflexividade e de aquisição de competências críticas nos estudante

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Observar a Realidade Social 1

    .1. Como observamos a realidade social?

    1.2. As dimensões objetivas e subjetivas da realidade social

    1.3. Conhecer a realidade social

    1.3.1. Diferentes tipos de conhecimento

    1.3.2. A observação no processo de conhecimento

     

    2. A Técnica da Observação

    2.1. O que é a observação?

    2.2. Que aspetos observar?

    2.3. Tipos de observação

    .3.1. Observação participante

    2.3.2. Observação não participante

    2.4. Instrumentos de observação

     

    3. A Observação em Serviço Social

    3.1. A importância da observação na intervenção do assistente social

    3.2. Quando, onde e o que observa um assistente social?

    3.3. Os instrumentos de observação e registo do assistente social

    3.4. Questões éticas e deontológicas

     

    4. Observatórios Sociais em Portugal e na Europa  

  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos: 1) Permitir uma primeira aproximação à realidade social e ao espaço de ação do Assistente Social; 2) Iniciar o processo de conhecimento e de reflexão sobre a complexidade da realidade social onde atua o Serviço Social; 2) Proporcionar conhecimentos das estruturas organizacionais inseridas no âmbito das Políticas Sociais, como resposta aos problemas sociais a grupos vulneráveis da população.

    Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir: 1) Capacidade para identificar as diferentes organizações sociais, sua estrutura, programas e projetos que desenvolvem, face aos diferentes problemas sociais; 2) Capacidade para construir instrumentos de levantamento de aspetos da realidade institucional aplicados nas visitas (Ex: observação livre ou sistemática, elaboração de relatórios das visitas); 3) Capacidade de observar e identificar a realidade social onde se desenvolve a ação do Serviço Social em diferentes contexto

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    .Os conteúdos programáticos serão transmitidos forma expositiva e interativa, docente e alunos, articulando-se este processo com a realidade de intervenção do Serviço Social. A dinamização das sessões contemplará também apresentações, individuais ou coletivas, realizadas pelos/as alunos/as com debate e reflexão sobre problemáticas atuais, sobre visitas de estudo efetuadas, observação da realidade, da presença em aulas com convidados, visionamento e discussão de filmes.

     

    Avaliação: A avaliação será contínua, a partir dos seguintes elementos:

     

    1. Teste escrito: 50%

    2. Trabalho de grupo com apresentação oral: 25 %

    3. Participação em aulas práticas e relatório de visita estudo: 25%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gonçalves, S.; Goançalves, P.J.; Marques, G.C. (2020). Manual de Investigação Qualitativa. Pactor.

    Mónico, L.; Alferes, V.; Castro, P.; & Parreira, P. (2017). A observação participante enquanto metodologia de investigação qualitativa. Ata do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (pp. 724-733).

    O`Loughlin, M.; O`Loughlin, S. (2015). Effective Observation in Social Work. SAGE Publications

    Peretz, H. (2000). Métodos em sociologia: A Observação. Temas e Debates.

    Ruch, G. (2015) Regarding the use of practice observation methods as part of the assessment of social work practice. Dartington: Research in Practice.

    Youell, Biddy (2005). Observation in social work practice. In Bower Marion (Ed.), Psychoanalytic Theory for Social Work Practice: Thinking Under Fire (pp. 49-60). Routledge

     

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