Disciplina Introdução à História Contemporânea

  • Apresentação

    Apresentação

    Domínio  dos principais marcos. movimentos, personagens e ruturas no Mundo Contemporâneo, tornando-os funcionais na anãlise sociológica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Parte 1: A construção da modernidade

    - O Iluminismo e a nova concepção do Homem

    - O fim do Antigo Regime

    - A Carta dos Direitos do Homem e do Cidadão

    - O surgimento da burguesia e as suas conquistas económicas, sociais e políticas

    - O Liberalismo, a religião e a cultura

    Parte 2: A sociedade liberal

    - A revolução industrial

    - O proletariado e os problemas siciais

    - O colonialismo e o imperialismo europeu; a partição da Ãfrica e a dominação da Ásia

    Part 3: As grandes revoluções contemporâneas

    - Os nacionalismos

    - A unificação da Alemanha e da Itália

    - Os fascismos europeus

    - As grandes guerras

    - As descolonizações

    - A guerra fria

    - O fim da História e o regresso da Guerra Fria

  • Objetivos

    Objetivos

    Acompanhar a investigação histórica em curso, de forma a adquirir a capacidade de idenficar os onteresses económicos e sociais, asim como as forças hegemónicas subjacentes às grandes mudanças históricas. Conhecer as ferramentas metodológicas da iniciação à investigação e à problematização em História. Conhecer as principais correntes historiográficas, assim como os seus autores e suas obras, que contribuiram de forma significativa para renovar a nossa leitura do passado, ao nível nacional e global.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As sessões de trabalho serão teórico-práticas. Na dinâmica das sessões, os alunos participarão activamente através da leitura de alguns textos previamente definidos e distribuidos (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão); Declaração de Independência dos EUA; Manifesto Comunista; Enciclica Rerum Novarum; Declaração Universal dos Direitos da Humanidade). O objectivo dessas leituras, comentadas em sala de aula, reside na necessidade de utilizar os contextos de cada documento como ferramenta laboratorial para a compreensão das alterações, do alcance e das implicações de cada um deles. A avaliação, para além de um teste escrito, implicará a participação nos debates centrados nesses textos, assim como na elaboração de um ensaio indicidual partindo de um dos textos referidos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ARMITAGE, David; Subrahmanyam, Sanjay (2010). The Age of Revolutions in Global Context c. 1760-1840. Nova York: Palgrave Macmillan.

    HEFFER, Jean; SERMAN, William (1999). O Século XIX, 1815-1914. Lisboa: Publicações D. Quixote.

    HOBSBAWM, Eric (1985). A Era das Revoluções (1789-1848). Lisboa: Presença.

    PORTER, Andrew (2011). O Imperialismo Europeu 1860-1914. Lisboa: Ec. 70.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios filmeu