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Apresentação
Apresentação
Domínio dos principais marcos. movimentos, personagens e ruturas no Mundo Contemporâneo, tornando-os funcionais na anãlise sociológica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT45-16962
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte 1: A construção da modernidade
- O Iluminismo e a nova concepção do Homem
- O fim do Antigo Regime
- A Carta dos Direitos do Homem e do Cidadão
- O surgimento da burguesia e as suas conquistas económicas, sociais e políticas
- O Liberalismo, a religião e a cultura
Parte 2: A sociedade liberal
- A revolução industrial
- O proletariado e os problemas siciais
- O colonialismo e o imperialismo europeu; a partição da Ãfrica e a dominação da Ásia
Part 3: As grandes revoluções contemporâneas
- Os nacionalismos
- A unificação da Alemanha e da Itália
- Os fascismos europeus
- As grandes guerras
- As descolonizações
- A guerra fria
- O fim da História e o regresso da Guerra Fria
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Objetivos
Objetivos
Acompanhar a investigação histórica em curso, de forma a adquirir a capacidade de idenficar os onteresses económicos e sociais, asim como as forças hegemónicas subjacentes às grandes mudanças históricas. Conhecer as ferramentas metodológicas da iniciação à investigação e à problematização em História. Conhecer as principais correntes historiográficas, assim como os seus autores e suas obras, que contribuiram de forma significativa para renovar a nossa leitura do passado, ao nível nacional e global.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As sessões de trabalho serão teórico-práticas. Na dinâmica das sessões, os alunos participarão activamente através da leitura de alguns textos previamente definidos e distribuidos (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão); Declaração de Independência dos EUA; Manifesto Comunista; Enciclica Rerum Novarum; Declaração Universal dos Direitos da Humanidade). O objectivo dessas leituras, comentadas em sala de aula, reside na necessidade de utilizar os contextos de cada documento como ferramenta laboratorial para a compreensão das alterações, do alcance e das implicações de cada um deles. A avaliação, para além de um teste escrito, implicará a participação nos debates centrados nesses textos, assim como na elaboração de um ensaio indicidual partindo de um dos textos referidos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ARMITAGE, David; Subrahmanyam, Sanjay (2010). The Age of Revolutions in Global Context c. 1760-1840. Nova York: Palgrave Macmillan.
HEFFER, Jean; SERMAN, William (1999). O Século XIX, 1815-1914. Lisboa: Publicações D. Quixote.
HOBSBAWM, Eric (1985). A Era das Revoluções (1789-1848). Lisboa: Presença.
PORTER, Andrew (2011). O Imperialismo Europeu 1860-1914. Lisboa: Ec. 70.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não