Apresentação do Curso
A Licenciatura em Sociologia da Universidade Lusófona foi criada em 1995. O curso tem por objectivo desenvolver competências e saberes necessários ao desempenho das actividades profissionais de sociólogo/a, nas áreas da organização, planeamento, intervenção social e desenvolvimento, em empresas, ONG's e administração pública.
Na organização das unidades curriculares articula-se a teoria com a prática, através da elaboração de trabalhos de reflexão crítica, diagnóstico de situações e procura de soluções, fomentando a capacidade de agir, de comunicar, de inovar, de empreender, e trabalhar em grupo.
Dada a variedade de áreas de actuação do/a sociólogo/a, o curso encontra-se estruturado de modo a adequar os interesses formativos dos estudantes matriculados em cada ano lectivo, permitindo assim, a construção de currículos complementares no leque das opções oferecidas.
De modo a ajustar-se às disponibilidades dos estudantes, o curso pode funcionar em regime diurno ou pós-laboral.
Razões para frequentar este curso
- Qualidade: Oferta formativa em sociologia reconhecidamente competitiva no contexto nacional e internacional, caracterizada pela credibilidade dos processos formativos e pelo sucesso dos métodos pedagógicos inovadores.
- Utilidade: Capacitação de conhecimentos e competências para analisar as formas de organização das sociedades e respetivas tendências de mudança, promovendo competências relevantes para o exercício de variadas atividades profissionais.
- Aplicabilidade: Capacitação de instrumentos e competências para agir, intervir e procurar as melhores soluções para os problemas das organizações, tanto através do trabalho, como do empreendedorismo, como ainda, da participação cidadã.
- Inovação: Utilização de métodos pedagógicos promotores de interatividade e aplicabilidade, com recurso a metodologias por problemas, análise de estudos de caso ou projetos e metodologias participativas, tais como as atividades em comunidade. Possibilita-se ainda a realização de estágios curriculares ou profissionais.
- Reconhecimento: Uma rede de parceiros assinalável, promotora de uma aprendizagem por integração em projetos de investigação científica fundamental ou aplicada.
- Flexibilidade: Através da integração de um grupo de disciplinas obrigatórias e optativas, possibilita-se a formatação do processo formativo à medida das ambições e necessidades individuais dos alunos.
Despacho do curso
Despacho n.º 22330/2008, de 28 de agosto, alterado pelo Despacho n.º 4209/2017, de 16 de maio
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
12/05/2015
Registo
R/A-Ef 3020/2011/AL01
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
06 Filosofia
11 História
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
A Licenciatura em Sociologia tem por objectivo principal, capacitar os futuros licenciados ao exercício da profissão de sociólogo/a.
O curso aprofunda o conhecimento sociológico dos processos sociais e das tendências de mudança, que se expressam nas sociedades contemporâneas globalizadas, em articulação com as competências de empregabilidade da profissão, em particular, a utilização de metodologias, métodos e técnicas de recolha, tratamento e análise de dados, planeamento, organização e promoção de actividades.
O currículo do curso articula a teoria e a prática no aprofundamento do conhecimento, na procura de processos de intervenção e avaliação adequados aos problemas sociais, ao desenvolvimento, e à implementação de objectivos organizacionais.
O curso de 1.º Ciclo promove a capacitação dos estudantes para a contextualização da realidade social, a reflexão crítica, a comunicação, a inovação, a organização, o empreendedorismo, e o trabalho em rede.
Destinatários
Concurso Nacional de Acesso:
Ter concluído 12º ano;
Ter nota superior a 95 pontos (escala 0-200), a uma das seguintes provas de ingresso:
06 Filosofia
11 História
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português
Concurso de Ingresso:
Mudanças de curso;
Transferências;
Reingressos.
De acordo com a portaria 401/2007 de 5 de abril.
Concurso especial Maiores de 23 anos:
Candidatos que completem 23 anos até ao dia 31 de Dezembro, do ano que antecede a realização do exame para maiores de 23 anos e não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior.
Concurso especial para titulares de cursos superiores e titulares de um Diploma de Especialização Tecnológica:
(de acordo com o Decreto-Lei nº 393-B/99, de 2 de Outubro;
de acordo com a Portaria nº 854-A/99, de 4 de Outubro;
de acordo com Decreto-Lei nº 88/2006, de 23 de Maio).
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
O curso de 1.º Ciclo fornece conhecimento sociológico aprofundado dos processos e estruturas sociais, das tendências de mudança e de desenvolvimento das sociedades contemporâneas globalizadas, das determinações na acção social nos vários espaços sociais, como do trabalho, da família, das práticas culturais, de lazer e de consumo, dos média e da participação cívica em associações (políticas, religiosas, desportivas, e de solidariedade social ou acção comunitária).
A realização de uma Licenciatura em Sociologia desenvolve a capacitação pessoal e relacional dos estudantes, a compreensão dos fenómenos sociais na sua realidade envolvente, e o interesse pela investigação científica e a aprendizagem ao longo da vida.
Competências profissionais dos sociólogos adquiridas durante a Licenciatura em Sociologia:
- Planear e promover acções de empreendedorismo, de intervenção, divulgação e sensibilização
- Utilizar metodologias e ferramentas de diagnóstico e planeamento, nomeadamente inquéritos por questionário e por entrevista, recolha, processamento informático, tratamento e análise de dados quantitativos e qualitativos
- Caracterizar populações, organizações, territórios, políticas e consumos
- Identificar problemas sociais e definir medidas de intervenção adequadas, tomar decisões, implementar e avaliar
- Desenvolver sinergias, parcerias e trabalho em rede
Equipamentos e Instalações
Salas equipadas com Datashow, aparelhagem de som e PC's Desktop. O Campus dispõe de salas de estudo e biblioteca com horário de abertura alargada.
Estudos Futuros
A Licenciado em Sociologia corresponde ao primeiro nível de formação superior oferecida pela Universidade Lusófona na sua área científica, podendo os licenciados prosseguir os seus estudos nas Pós-graduações em "Economia Social e Solidária e Desenvolvimento Local" e "População, Comunicação e Desenvolvimento ", e nos Mestrados em "Sociologia e Economia do Trabalho: Inteligência Económica e Cooperação no Espaço Lusófono" e " Sociologia do Desporto, Organização e Desenvolvimento".
Saídas Profissionais
Os sociólogos desempenham funções de técnicos superiores ou de consultadoria em:
- Empresas de produção de bens e serviços
- ONG's (associações culturais, desportivas e de solidariedade social ou intervenção cívica)
- Organizações profissionais e sindicais e centros de formação
- Agências ou serviços de informação, comunicação e marketing
- Administração pública local, regional e central
Docentes Convidados
N/A
Áreas Científicas
Sociologia e outros estudos