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Disciplina Sociedades do Espaço Lusófono e Cooperação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Sociedades do Espaço Lusófono e Cooperação visa proporcionar a aquisição e o desenvolvimento de saberes teóricos, metodológicos e de aplicação prática necessários a uma análise das sociedades contemporâneas lusófonas e das relações de cooperação que têm desenvolvido entre si e através da constituição de uma organização internacional de cooperação intergovernamental de base linguística, bem como na relação com outras organizações internacionais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A. Sociedades contemporâneas

    • Conceito de sociedade: precursores e fundadores
    • Relação entre a soberania, o indivíduo e a sociedade
    • Humanismo universal: liberdade, igualdade, fraternidade

     

    B. Cooperação  e as organizações internacionais

    • Génese e evolução das organizações internacionais: ONU, União Europeia (EU), União Africana (UA) e Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)
    • Comunidades linguísticas: SEGIB, OIF, Commonwealth e CPLP

     

    C. Laços comuns e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

    • O 25 de abril e os Movimentos das Independências
    • Novas relações políticas e de cooperação
    • Identificação e caraterização do Espaço Lusófono
    • Indicadores socioeconómicos e políticos dos Países da CPLP

     

    D. Sociedades contemporâneas dos Espaço lusófono

    • Sociedades do espaço lusófono: contextualização socioeconómica, geoestratégica e política especificidades identitárias e socioculturais
    • Língua, identidade e diversidade
    • Cooperação na CPLP: desafios e oportunidades
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

    1. Conhecer as organizações internacionais e as comunidades de cooperação de base linguística
    2. Identificar os países integrantes do espaço lusófono e os laços culturais comuns;
    3. Enquadrar historicamente o conceito de lusofonia e a concretização política da ideia;
    4. Reconhecer a nova relação política entre Portugal, o Brasil, os PALOP e Timor-Leste;
    5. Conhecer os indicadores económicos e sociais dos países lusófonos ao longo das últimas décadas;
    6. Compreender os aspetos comuns e de convergência e as particularidades e as especificidades socioculturais dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP);
    7. Salientar o carácter original da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP);
    8. Problematizar o papel da CPLP no contexto global e perspetivas futuras.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas expositivas, que requerem a participação ativa dos estudantes, através de:

    • Apresentação de sínteses de matéria dada;
    • Apresentação de trabalhos individuais e de trabalhos de grupo
    • Debates de ideias, que visam desenvolver a perspetiva crítica, verificada na escrita e na apresentação oral dos trabalhos.

    Análise conjunta das problemáticas educativas contemporâneas, com base na apresentação e discussão de textos, para:

    • Fomentar a capacidade de interpretação e exposição, reflexão, análise crítica e debate das ideias
    • Estimular a capacidade de identificar, caracterizar e problematizar fenómenos educativos, contextualizados e enquadrados no tempo e no espaço.
    • Participação num evento científico - seminário, conferência, congresso ou Aula Aberta, na modalidade presencial ou virtual;
    • Visita(s) de estudo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bondoso, A. 2013. Lusofonia e CPLP. Desafios na Globalização. «Ângulos e Vértices» ou «Desafios & Virtudes» de um Processo Intemporal. Porto: Edições Esgotadas. 

    Campos, J. M. de. (coord.), 2010. Organizações Internacionais, 4ª edição. Coimbra: Coimbra Editora. 

    Moreira, A. (coord.), 2005. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – Cooperação. Coimbra: Instituto Português da Conjuntura Estratégica/Almedina.

    Moreira, L., e Tavares, R. (2022). Nos 25 anos da CPLP: Estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza. Belo Horizonte: Editora DelRey.

    Pinto, A. C. 2001. O Fim do Império Português. A Cena Internacional, a Guerra Colonial, e a Descolonização, 1961-1975. Lisboa: Livros Horizonte.

    Pinto, J. F. 2005. Do Império Colonial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Continuidades e Descontinuidades. Lisboa: Instituto Diplomático, Ministério dos Negócios Estrangeiros.  

     

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