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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Sociedades do Espaço Lusófono e Cooperação visa proporcionar a aquisição e o desenvolvimento de saberes teóricos, metodológicos e de aplicação prática necessários a uma análise das sociedades contemporâneas lusófonas e das relações de cooperação que têm desenvolvido entre si e através da constituição de uma organização internacional de cooperação intergovernamental de base linguística, bem como na relação com outras organizações internacionais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT45-7161
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. Sociedades contemporâneas
- Conceito de sociedade: precursores e fundadores
- Relação entre a soberania, o indivíduo e a sociedade
- Humanismo universal: liberdade, igualdade, fraternidade
B. Cooperação e as organizações internacionais
- Génese e evolução das organizações internacionais: ONU, União Europeia (EU), União Africana (UA) e Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)
- Comunidades linguísticas: SEGIB, OIF, Commonwealth e CPLP
C. Laços comuns e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
- O 25 de abril e os Movimentos das Independências
- Novas relações políticas e de cooperação
- Identificação e caraterização do Espaço Lusófono
- Indicadores socioeconómicos e políticos dos Países da CPLP
D. Sociedades contemporâneas dos Espaço lusófono
- Sociedades do espaço lusófono: contextualização socioeconómica, geoestratégica e política especificidades identitárias e socioculturais
- Língua, identidade e diversidade
- Cooperação na CPLP: desafios e oportunidades
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Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer as organizações internacionais e as comunidades de cooperação de base linguística
- Identificar os países integrantes do espaço lusófono e os laços culturais comuns;
- Enquadrar historicamente o conceito de lusofonia e a concretização política da ideia;
- Reconhecer a nova relação política entre Portugal, o Brasil, os PALOP e Timor-Leste;
- Conhecer os indicadores económicos e sociais dos países lusófonos ao longo das últimas décadas;
- Compreender os aspetos comuns e de convergência e as particularidades e as especificidades socioculturais dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP);
- Salientar o carácter original da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP);
- Problematizar o papel da CPLP no contexto global e perspetivas futuras.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas expositivas, que requerem a participação ativa dos estudantes, através de:
- Apresentação de sínteses de matéria dada;
- Apresentação de trabalhos individuais e de trabalhos de grupo
- Debates de ideias, que visam desenvolver a perspetiva crítica, verificada na escrita e na apresentação oral dos trabalhos.
Análise conjunta das problemáticas educativas contemporâneas, com base na apresentação e discussão de textos, para:
- Fomentar a capacidade de interpretação e exposição, reflexão, análise crítica e debate das ideias
- Estimular a capacidade de identificar, caracterizar e problematizar fenómenos educativos, contextualizados e enquadrados no tempo e no espaço.
- Participação num evento científico - seminário, conferência, congresso ou Aula Aberta, na modalidade presencial ou virtual;
- Visita(s) de estudo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bondoso, A. 2013. Lusofonia e CPLP. Desafios na Globalização. «Ângulos e Vértices» ou «Desafios & Virtudes» de um Processo Intemporal. Porto: Edições Esgotadas.
Campos, J. M. de. (coord.), 2010. Organizações Internacionais, 4ª edição. Coimbra: Coimbra Editora.
Moreira, A. (coord.), 2005. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – Cooperação. Coimbra: Instituto Português da Conjuntura Estratégica/Almedina.
Moreira, L., e Tavares, R. (2022). Nos 25 anos da CPLP: Estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza. Belo Horizonte: Editora DelRey.
Pinto, A. C. 2001. O Fim do Império Português. A Cena Internacional, a Guerra Colonial, e a Descolonização, 1961-1975. Lisboa: Livros Horizonte.
Pinto, J. F. 2005. Do Império Colonial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Continuidades e Descontinuidades. Lisboa: Instituto Diplomático, Ministério dos Negócios Estrangeiros.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não