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Apresentação
Apresentação
Pretende-se desenvolver e problematizar um conjunto de conhecimentos e de informações no âmbito do Comportamento Organizacional, conjunto que contribui para alicerçar o estudo específico da Sociologia, relacionando o mesmo com a sociedade contemporânea e as inerentes questões de ordem ética e deontológica. Abordam-se as temáticas do comportamento individual e intergrupal, da tomada de decisão em grupo, dos fenómenos de conflito, e do poder e política. No final do programa abordam-se temas atuais: comportamento intercultural, inclusão e diversidade, e sustentabilidade ambiental.
A Unidade Curricular trabalha fenómenos sociais que caracterizam o dia a dia dos indivíduos, grupos e organizações. A abordagem teórica introdutória visa despertar o interesse dos alunos para a análise e compreensão sociológica dos mesmos, contribuindo para uma maior eficácia nos processos de aprendizagem dos vários subramos da Sociologia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT45-7132
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos programáticos:
- Introdução ao Comportamento Organizacional
- Funções do Gestor Sociólogo
- Contextualização da Sociedade do Conhecimento
- Formação e competências
- Comportamento Individual
- Comportamento Interpessoal e Grupal
- Tomada de decisão em grupo
- Processos de conflito
- Comportamento político e poder
- Temas Contemporâneos tranversais: interculturalidade, diversidade e inclusão; sustentabilidade corporativa e ambiental
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se capacitar os alunos através:
- Da compreensão da importância do estudo científico dos fenómenos sociais e respectiva complexidade, em particular, nas organizações,
- Da identificação e conhecimento de instrumentos de intervenção no âmbito dos mesmos, em contexto organizacional,
- Do desenvolvimento das competências individuais (e.g. iniciativa, criatividade, cooperação, comunicação e reforço da complexidade da matriz cognitiva),
- Do desenvolvimento das competências de trabalho em grupo e de análise dos fenómenos sociais,
- Potenciar a sua capacidade de actuação nas organizações e na sociedade,
- Fortalecer o exercício da cidadania activa individual e colectiva,
- Sensibilizar para as questões éticas, sociais e ambientais que actualmente perpassam a Sociedade da Comunicação e da Informação/Sociedade do Conhecimento.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Adopta-se uma metodologia de ensino que engloba a exposição oral, a realização de exercícios e o debate permanente em sala de aula, maioritariamente gerido pelos alunos.
O trabalho de grupo pressupõe atividades de I&D no âmbito da temática atribuída, e o Relatório prossegue as normas APA.
O último ponto do programa discute fenómenos sociais contemporâneos, fundamentais para o futuro das sociedades e amplamente dependentes do comportamento humano, aos vários níveis.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Caetano, A., Neves, J. G., & Ferreira, J. M. C., (2021). Psicossociologia das Organizações: Fundamentos e Aplicações. Edições Silabo.
- Cunha, M. P.; Rego, A.; Cardoso, C.; Cunha, R; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª ed.). Editora RH.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não