Disciplina Comportamento Organizacional: Estruturas e Processos

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se desenvolver e problematizar um conjunto de conhecimentos e de informações no âmbito do Comportamento Organizacional, conjunto que contribui para alicerçar o estudo específico da Sociologia, relacionando o mesmo com a sociedade contemporânea e as inerentes questões de ordem ética e deontológica. Abordam-se as temáticas do comportamento individual e intergrupal, da tomada de decisão em grupo, dos fenómenos de conflito, e do poder e política. No final do programa abordam-se temas atuais: comportamento intercultural, inclusão e diversidade, e sustentabilidade ambiental.

    A Unidade Curricular trabalha fenómenos sociais que caracterizam o dia a dia dos indivíduos, grupos e organizações. A abordagem teórica introdutória visa despertar o interesse dos alunos para a análise e compreensão sociológica dos mesmos, contribuindo para uma maior eficácia nos processos de aprendizagem dos vários subramos da Sociologia. 

     

     

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos programáticos:

    1. Introdução ao Comportamento Organizacional 
    2. Funções do Gestor Sociólogo
    3. Contextualização da Sociedade do Conhecimento
    4. Formação e competências
    5. Comportamento Individual
    6. Comportamento Interpessoal e Grupal
    7. Tomada de decisão em grupo
    8. Processos de conflito
    9. Comportamento político e poder
    10. Temas Contemporâneos tranversais: interculturalidade, diversidade e inclusão; sustentabilidade corporativa e ambiental
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se capacitar os alunos através:

    - Da compreensão da importância do estudo científico dos fenómenos sociais e respectiva complexidade, em particular, nas organizações,

    - Da identificação e conhecimento de instrumentos de intervenção no âmbito dos mesmos, em contexto organizacional,

    - Do desenvolvimento das competências individuais (e.g. iniciativa, criatividade, cooperação, comunicação e reforço da complexidade da matriz cognitiva),

    - Do desenvolvimento das competências de trabalho em grupo e de análise dos fenómenos sociais,

    - Potenciar a sua capacidade de actuação nas organizações e na sociedade, 

    - Fortalecer o exercício da cidadania activa individual e colectiva,

    - Sensibilizar para as questões éticas, sociais e ambientais que actualmente perpassam a Sociedade da Comunicação e da Informação/Sociedade do Conhecimento.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Adopta-se uma metodologia de ensino que engloba a exposição oral, a realização de exercícios e o debate permanente em sala de aula, maioritariamente gerido pelos alunos.

    O trabalho de grupo pressupõe atividades de I&D no âmbito da temática atribuída, e o Relatório prossegue as normas APA.

    O último ponto do programa discute fenómenos sociais contemporâneos, fundamentais para o futuro das sociedades e amplamente dependentes do comportamento humano, aos vários níveis.

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Caetano, A., Neves, J. G., & Ferreira, J. M. C., (2021). Psicossociologia das Organizações: Fundamentos e Aplicações. Edições Silabo.
    • Cunha, M. P.; Rego, A.; Cardoso, C.; Cunha, R; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª ed.). Editora RH.

     

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