Disciplina Introdução ao Pensamento Contemporâneo

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Introdução ao Pensamento Contemporâneo torna-se pertinente para o Curso de Sociologia, na medida em que, entre outras possibilidades, ajudar, através do estudo dos diferentes autores contemporâneos, a uma melhor compreensão da sociedade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. O pensamento liberal: -John Locke (1632-1704), Adam Smith (1723-1790), Stuart Mill (1806-1873), Alexis Tocqueville (1805-1859) . - As grandes linhas do pensamento liberal. 2. O pensamento marxista: - O marxismo ocidental (de Antonio Gramsci à Escola de Frankfurt). 3. Pós-industrial: - Da robótica industrial à Internet, à sociedade da informação. 4. Moderno e pós-moderno: -Para uma fenomenologia do tempo presente - as características gerais do pós-modernismo. 5. O Século XX: "a crise do liberalismo, a democracia e a crise dos neos" - A crítica do «totalitarismo» - A crítica da «modernidade» 7. O pensamento e as ideias políticas em Portugal no século XX - O Concílio Vaticano II e o pensamento cristão europeu 8. O Século XXI e as «novas ideias» na Europa e no Mundo: - As redes sociais e as mobilizações sociais - O Terrorismo e os radicalismos: políticos e religiosos no Mundo - Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança .

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta Unidade Curricular pretende-se dotar os alunos, em primeiro lugar, de instrumentos conceptuais adequados não só a uma eficaz operacionalização do pensamento analítico, reflexivo e articulado aos grandes temas da contemporaneidade, mas também, em segundo lugar, de capacidades que lhes permitam compreender as grandes correntes de pensamento que mais influenciaram e influenciam a história contemporânea. Os alunos com esta UC deverão adquirir capacidades de analisar criticamente as diferentes etapas do Pensamento Contemporâneo e serem capazes de adaptar as teorias dos diferentes autores à realidade do século XXI, em consonância com o pensamento europeu.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Investigação baseada na resolução de problemas suscitados pela teoria.

     A avaliação, pressupõe a realização de 2 testes de avaliação de conhecimentos obrigatórios e presença e participação nas aulas: 1º Teste - 45% 2º Teste - 45% Presença e participação nas aulas - 10%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adams, I. & Dyson, R.W. (2010). 50 pensadores políticos essenciais. 2ª ed. RJ: DIFEL. Amaral, D.F. (2011) História do Pensamento Político Ocidental. Coimbra: Almedina. Baltazar, Maria da Saudade, Ramos, Isabel Joaquina, Saúde, Sandra (Coords). (2020). Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança. Lisboa: Edições Sílabo. Banond, I. (2014). História das Ideias Políticas. Parede: Principia. Cunha, J.S. (1981). História Breve das Ideias Políticas. Porto: Lello & Irmão. Habermas, J. (2015). Teoria Política. Vol. IV. Lisboa: Edições 70. Locke, J. (2014). Carta sobre a Tolerância. Lisboa: Ed. 70. Manent, P. (2015). História Intelectual do Liberalismo. Lisboa: Ed. 70 Neves, F. S. (2015). Introdução ao Pensamento Contemporâneo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Neves, R. (2021). Gramsci. Lisboa:Colibri Rosas, J.C. (2015). Manual de Filosofia Política. 2ª ed. Coimbra: Edições Almedina. Sen, A. (2010). A Ideia de justiça. Coimbra: Almedina.

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