filmeu

Disciplina Atelier IV - Práticas Profissionais em Sociologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A uc procura criar competências para competências para compreender as múltiplas interligações entre a produção objectiva de conhecimento sociológico teórico e a dinâmica da realidade social, que se quer compreender e onde se quer intervir, entre a investigação fundamental e a investigação aplicada, entre os saberes teóricos e as práticas profissionais de sociólogos (em diferentes domínios).

    Procura promover a aprendizagem de produção de conhecimento reflexivo, critico e criativo especializado e pluridisciplinar, não só para identificar problemas de situações concretas (comunidades, organizações, territórios,...), como também para procurar (em trabalho colaborativo de equipa, de projectos, de parcerias ou de redes...) potenciais soluções criadoras de valor e sustentáculos de decisões adequadas em contextos de incerteza

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos da UC estruturam-se em 4 módulos:

    1. As práticas profissionais de Sociologia baseiam-se, especialmente, em saberes e competências de produção de conhecimento aplicado, envolvido e distanciado, crítico e reflexivo, analitico e criativo. A base desse conhecimento é construida por problematizações, conceitos e hipóteses, metodologias e tecnologias e orientam recolha e a análise da informação adequada para sustentar escolhas e tomadas de decisão e soluções criadoras de valor.

    2. Identifica e discute diversos métodos utilizados na construção de projectos, na recolha e análise de informação e no conhecimento que sustente estratégias de acção e intervenção.

    3. Discute os principais papéis, funções e responsabilidades profissionais do trabalho dos sociólogos nos diferentes tipos de actividades, projectos e peritagens das organizações.

    4. Analisa diferentes práticas profissionais de sociólogos em empresas, na formação profissional e no desenvolvimento sustentável. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Proporcionar aos futuros Licenciados em Sociologia um espaço de reflexão e de aquisição de conhecimentos, capacidades e competências para compreender e analisar  as práticas e a institucionalização da disciplina, enquanto área profissional. O seu foco procura identificar a especificidade da investigação fundamental e da produção de conhecimento sociológico aplicado, crítico e inovador sobre diferentes experiências, actividades organizacionais e respectivos contextos, sempre aberto à cooperação com outros saberes pluridisciplinares.

    Nesse sentido, a uc procura identificar diferentes areas especificas de aplicação de competências sociológicas e novos campos de trabalho colaborativo com profissionais de outras especializações.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • ALMEIDA, J. F. (1992). Trabalhar em Sociologia, ensinar Sociologia, Sociologia, Problemas e Práticas, n.º12, Lisboa: CIES.
    • BALL, P. (2005). Critical Mass. How one thing leads to another. London: Arrow Books
    • BECK, U., GIDDENS, A., LASH, S. (2000). Modernização Reflexiva. Oeiras: Celta Editora. 
    • BOURDIEU, Pierre (1984). Questions de Sociologie. Paris: Minuit
    • BOURDIEU, Pierre (2004). Para uma Sociologia da Ciência. Lisboa: Edições 70
    • GUIDDENS, A. (1997). Sociology. (3rd ed.). Cambridge: Polity Press
    • TOURRAINE, ALAIN, "O Retorno do Actor. Ensaio sobre Sociologia", Lisboa, Instituto Piaget, 1996
    • Nunes, Nuno "Desigualdades Sociais e Práticas de Acção Colectiva na Europa, Lisboa, Ed.Mundos Sociais, 2013
    • Valente, I.,Machado,F.L., e Costa, A.F.(Org).,Experiências e Papeis Profissionais de Sociólogos, 2ª Edição, Lisboa, APF, 1995

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios