filmeu

Disciplina Desigualdades, Inclusão e Exclusão Social

  • Apresentação

    Apresentação

    Trata-se de uma unidade da área específica de Sociologia e a sua pertinência não é questionável uma vez que, como a designação explicita, se debruça sobre problemas que preocupam a sociedade em geral e a portuguesa em particular. Esta unidade, devido à combinação de métodos quantitativos e qualitativos, permite uma visão objetiva que possibilita a caraterização dos fenómenos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - Diversidade, diferenças e integração - Socialização e construção de identidades e laços sociais; - Integração, igualdade, justiça social, desenvolvimento, coesão (social e territorial) - pessoa, dignidade e respeito; - Instituições, moral e ética.

    II - Globalização, mercados, criação de valor e pós-capitalismo - Tecnologias e sociedade do conhecimento - Novos problemas laborais.

    III - Desigualdades, impactos e desafios na sociedade contemporânea - domínios e tipos de desigualdades e exclusões; - categorias sociais mais vulneráveis; - contextos, causas, e condições - pobreza, precariedade; - métodos e medidas das desigualdades.

    IV - Politicas, planos de luta contra as desigualdades e desenvolvimento - luta contra a pobreza, exclusão, desemprego; - Políticas sociais, laborais e educativas

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos centram-se na compreensão da complexidade, diversidade e mudança das sociedades humanas, ligando diferentes dimensões - biológicas, psicológicas, sociais, históricas, económicas, políticas, culturais, ambientais, modo de agir, de pensar e interagir - numa perspetiva critica. Compreender o lugar e a função da diversidade e suas envolventes de colaboração, conflito e violência nos itinerários da história dos diferentes tipos de organizações sociais e culturais. Compreender os fundamentos da dignidade da pessoa, dos modos de viver em conjunto, dos seus impactos nas desigualdades e dos tipos de estratégias desenvolvidas. Saber utilizar diferentes teorias, metodologias e técnicas adequadas aos diferentes objetos das desigualdades. Produzir conhecimento, nomeadamente, aprendendo a problematizar e conceptualizar objetos de investigação; recolher e a analisar dados com técnicas adequadas e aprender a procurar e elaborar soluções estratégicas e medidas de interação e avaliação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, J., Capucha, L., Costa, A., Machado, F., Nicolau, I. & Reis, E. (1992). Exclusão Social. Fatores e tipos de pobreza em Portugal. Oeiras: Celta.

    Atkinson, A. (2016). Desigualdade - que fazer?. Lisboa: Bertrand

    Clavel, G. (2012). A sociedade da exclusão. Compreendê-la para dela sair. Lisboa: Porto Editora

    Costa, A.. (2012). Desigualdades Sociais Contemporâneas. Lisboa: Ed. Mundos Sociais.

    Diogo, F. (2015). Pobreza e Exclusão Social em Portugal. Contextos, transformações e estudos. Lisboa: Húmus

    Drucker, P. (2003). Sociedade Pós-Capitalista. Lisboa: Actual Ed.

    Dubet, F. (2014). La préférence pour l'Inégalité. Comprendre la Crise des Solidarités. Paris: Seuil.

    Rodrigues, C.. (coord), (2012). Desigualdade Económica em Portugal. Lisboa: FFMS

    Sandel, K. (2011). Justiça. Fazemos o que Devemos?. Lisboa: Ed. Presença.

    Silva, F.C. (2013). O Futuro do Estado Social. Lisboa: FFMS

    Stiglitz, J. (2013). O Preço da Desigualdade. Lisboa: Bertrand Ed.

    Vários (2021). Desigualdades Sociais. Lisboa: Húmus

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios