Disciplina Desigualdades, Inclusão e Exclusão Social

  • Apresentação

    Apresentação

    Trata-se de uma unidade da área específica de Sociologia e a sua pertinência não é questionável uma vez que, como a designação explicita, se debruça sobre problemas que preocupam a sociedade em geral e a portuguesa em particular. Esta unidade, devido à combinação de métodos quantitativos e qualitativos, permite uma visão objetiva que possibilita a caraterização dos fenómenos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - Diversidade, diferenças e integração - Socialização e construção de identidades e laços sociais; - Integração, igualdade, justiça social, desenvolvimento, coesão (social e territorial) - pessoa, dignidade e respeito; - Instituições, moral e ética.

    II - Globalização, mercados, criação de valor e pós-capitalismo - Tecnologias e sociedade do conhecimento - Novos problemas laborais.

    III - Desigualdades, impactos e desafios na sociedade contemporânea - domínios e tipos de desigualdades e exclusões; - categorias sociais mais vulneráveis; - contextos, causas, e condições - pobreza, precariedade; - métodos e medidas das desigualdades.

    IV - Politicas, planos de luta contra as desigualdades e desenvolvimento - luta contra a pobreza, exclusão, desemprego; - Políticas sociais, laborais e educativas

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos centram-se na compreensão da complexidade, diversidade e mudança das sociedades humanas, ligando diferentes dimensões - biológicas, psicológicas, sociais, históricas, económicas, políticas, culturais, ambientais, modo de agir, de pensar e interagir - numa perspetiva critica. Compreender o lugar e a função da diversidade e suas envolventes de colaboração, conflito e violência nos itinerários da história dos diferentes tipos de organizações sociais e culturais. Compreender os fundamentos da dignidade da pessoa, dos modos de viver em conjunto, dos seus impactos nas desigualdades e dos tipos de estratégias desenvolvidas. Saber utilizar diferentes teorias, metodologias e técnicas adequadas aos diferentes objetos das desigualdades. Produzir conhecimento, nomeadamente, aprendendo a problematizar e conceptualizar objetos de investigação; recolher e a analisar dados com técnicas adequadas e aprender a procurar e elaborar soluções estratégicas e medidas de interação e avaliação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, J., Capucha, L., Costa, A., Machado, F., Nicolau, I. & Reis, E. (1992). Exclusão Social. Fatores e tipos de pobreza em Portugal. Oeiras: Celta.

    Atkinson, A. (2016). Desigualdade - que fazer?. Lisboa: Bertrand

    Clavel, G. (2012). A sociedade da exclusão. Compreendê-la para dela sair. Lisboa: Porto Editora

    Costa, A.. (2012). Desigualdades Sociais Contemporâneas. Lisboa: Ed. Mundos Sociais.

    Diogo, F. (2015). Pobreza e Exclusão Social em Portugal. Contextos, transformações e estudos. Lisboa: Húmus

    Drucker, P. (2003). Sociedade Pós-Capitalista. Lisboa: Actual Ed.

    Dubet, F. (2014). La préférence pour l'Inégalité. Comprendre la Crise des Solidarités. Paris: Seuil.

    Rodrigues, C.. (coord), (2012). Desigualdade Económica em Portugal. Lisboa: FFMS

    Sandel, K. (2011). Justiça. Fazemos o que Devemos?. Lisboa: Ed. Presença.

    Silva, F.C. (2013). O Futuro do Estado Social. Lisboa: FFMS

    Stiglitz, J. (2013). O Preço da Desigualdade. Lisboa: Bertrand Ed.

    Vários (2021). Desigualdades Sociais. Lisboa: Húmus

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios filmeu