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Disciplina Sociologia do Lazer, do Corpo e do Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC pretende dotar estudantes de ferramentas conceptuais e empíricas para uma abordagem sociológica ao lazer e desporto. 
    A UC apresenta conceitos, perspetivas e temas que contribuem para entender o lazer e o desporto enquanto fenómenos sociais complexos e multidimensionais, e em relação a outras esferas e instituições sociais. São propostos temas como: identidades e afirmações identitárias, cultura e socialização, género, raça e etnia, classe social, racismo, violência, globalização, media (digitais) e comercialização do lazer e do desporto. Será analisado o papel do corpo no contexto das atividades desportivas e de lazer.
    A UC apresenta as principais fontes estatísticas e documentais, bem como estudos empíricos, nacionais e internacionais, que permitem desenvolver a compreensão sociológica do desporto e do lazer.
    Promove-se a análise crítica do lazer e desporto, e a aplicação do conhecimento sociológico às suas manifestações empíricas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos (CP) :

    1. CP1: Introdução à Sociologia do Lazer, Corpo e Desporto
      1. Lazer e desporto nas Sociedades Ocidentais
      2. A interdisciplinariedade no estudo do Lazer e do Desporto
      3. Lazer, Corpo e Desporto nas associações profissionais de sociologia
      4. Fontes estatísticas e documentais
    2. CP2: Sociologia do Lazer: abordagens teóricas
      1. Noções de ócio, tempo livre e lazer
      2. Relação entre lazer e trabalho
      3. Abordagens sociológicas ao lazer
    3. CP3: Sociologia do Lazer: temas
      1. Corpo e Lazer
      2. Temas na Sociologia do Lazer
    4. CP4: Sociologia do Desporto: abordagens teóricas
      1. O desporto como parte do processo civilizacional (Elias)
    5. CP5: Sociologia do Desporto: temas
      1. Corpo e desporto
      2. Temas na Sociologia do Desporto
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem os seguintes objectivos de aprendizagem (OA):

    OA1: descrever e aplicar abordagens teóricas, conceitos e temas da Sociologia do Lazer do Desporto;

    OA2: explicar o desporto e o lazer como resultantes do processo civilizacional;

    OA3: identificar e aplicar as principais fontes e estudos sobre desporto e lazer;

    OA4: analisar e explicar a relevância do lazer e do desporto nas sociedades contemporâneas ocidentais;

    OA5: analisar o papel do corpo nas actividades desportivas e de lazer.
     

    A UC pretende também desenvolver as seguintes competências transversais: 
    •    criatividade;
    •    comunicação escrita e oral;
    •    capacidade de síntese;
    •    capacidade analítica;
    •    pensamento crítico;
    •    trabalho em equipa.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC adota uma metodologia de ensino-aprendizagem assente na exposição dos conteúdos programáticos, acompanhada de materiais audiovisuais (eg vídeos, podcasts, etc), e seguida de debates e exercícios, que permitem a aplicação do conhecimento. 
    A avaliação contínua reflete a enfâse na aplicação do conhecimento teórico em contextos empíricos, e no âmbito da aproximação da academia à sociedade. 
    A avaliação contínua é constituída por: trabalho de investigação com elemento empírico (40%); recensão de dois textos científicos (20%), análise sociológica de filme (15%); teste (25%). 
    A preparação para o trabalho de investigação contempla tutorias em sala de aula. Os temas do trabalho de investigação, os textos alvo de recensão crítica, e o filme a ver e analisar, serão definidos por docente e estudantes, em conjunto, a partir dos conteúdos programáticos e bibliografia. Os trabalhos serão apresentados em sala de aula. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Blackshaw, T. (2015). Routledge handbook of leisure studies. Routledge.

    Coakley, J. (2021). Sports in Society: Issues and Controversies (13rd ed). McGraw-Hill. 

    Elias, N. e Dunning, E. (2019). A Busca da Excitação: Desporto e lazer no processo civilizacional. Edições70

    Fine, G.A.(1979).Small groups and culture creation: the idioculture of Little League Baseball Teams. American Soc.Review, 44(5),733-745

    Jarvie, G.; Thornton, J. e Mackie, H. (2018). Sport, Culture, and Society. Routledge.

    Marivoet, S. (2015). O que é Futebol?. Escolar.

    Rojek, C.; Shaw, S. e Veal, J. A. (eds) (2006). A Handbook of Leisure Studies. Palgrave.

    Seabra, D. (2019). Claques de Futebol. Afrontamento

    Tiesler, N. C. e Domingos, N. (2012). Futebol Português. Política, Género e Movimento. Afrontamento.

    Veblen, T (2019). A Teoria da Classe do Lazer. Atual. 

    Wacquant, L. (2021). Body & Soul: Notebooks of an Apprentice Boxer (2nd ed). OUP

    no. tematico "Media, comunicação e desporto" da revista Mediapolis (2019).

     

     

     

     

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