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Disciplina Sociologia do Lazer, do Corpo e do Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC pretende dotar estudantes de ferramentas conceptuais e empíricas para uma abordagem sociológica ao lazer e desporto.  A UC apresenta conceitos, perspetivas e temas que contribuem para entender o lazer e o desporto enquanto fenómenos sociais complexos e multidimensionais, e em relação a outras esferas e instituições sociais. São propostos temas como: identidades e afirmações identitárias, cultura e socialização, género, raça e etnia, classe social, racismo, violência, globalização, media (digitais) e comercialização do lazer e do desporto. Será analisado o papel do corpo no contexto das atividades desportivas e de lazer. A UC apresenta também as principais fontes estatísticas e documentais, bem como estudos empíricos, nacionais e internacionais, que permitem desenvolver a compreensão sociológica do desporto e do lazer. Promove-se a análise crítica do lazer e desporto e a aplicação do conhecimento sociológico às suas manifestações empíricas nas sociedades contemporâneas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos (CP) : CP1: Introdução à Sociologia do Lazer, Corpo e Desporto Lazer e desporto nas Sociedades Ocidentais A interdisciplinariedade no estudo do Lazer e do Desporto Lazer, Corpo e Desporto nas associações profissionais de sociologia Fontes estatísticas e documentais CP2: Sociologia do Lazer: abordagens teóricas Noções de ócio, tempo livre e lazer Relação entre lazer e trabalho Abordagens sociológicas ao lazer CP3: Sociologia do Lazer: temas Corpo e Lazer Temas na Sociologia do Lazer CP4: Sociologia do Desporto: abordagens teóricas O desporto como parte do processo civilizacional (Elias) CP5: Sociologia do Desporto: temas Corpo e desporto Temas na Sociologia do Desporto
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1: descrever e aplicar abordagens teóricas, conceitos e temas da Sociologia do Lazer do Desporto; OA2: explicar o lazer e desporto como resultante do processo civilizacional; OA3: identificar e aplicar as principais fontes e estudos sobre desporto e lazer; OA4: analisar e explicar a relevância do lazer e do desporto nas sociedades contemporâneas ocidentais; OA5: analisar sociologicamente o papel do corpo nas actividades desportivas e de lazer.   A UC pretende também desenvolver as seguintes competências transversais:  •    criatividade; •    comunicação escrita e oral; •    capacidade de síntese; •    capacidade analítica; •    pensamento crítico; •    trabalho em equipa.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC adota uma metodologia de ensino-aprendizagem assente na exposição dos conteúdos programáticos, acompanhada de materiais audiovisuais (eg vídeos, podcasts, etc), e seguida de debates e exercícios, que permitem a aplicação do conhecimento.  A avaliação contínua reflete a enfâse na aplicação do conhecimento teórico em contextos empíricos, e no âmbito da aproximação da academia à sociedade.  A avaliação contínua é constituída por: trabalho de investigação com elemento empírico (50%); recensão de dois textos científicos (40%), bem como participação nas aulas  (10%). A preparação para o trabalho de investigação contempla tutorias em sala de aula. Os temas do trabalho de investigação e os textos alvo de recensão crítica serão definidos por docente e estudantes, em conjunto, a partir dos conteúdos programáticos e bibliografia, na interseção com os interesses de estudantes. Os trabalhos serão apresentados em sala de aula. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Coakley, J. (2021). Sports in Society: Issues and Controversies (13rd ed). McGraw-Hill.  Elias, N. e Dunning, E. (2019). A Busca da Excitação: Desporto e lazer no processo civilizacional. Edições70 Jarvie, G.; Thornton, J. e Mackie, H. (2018). Sport, Culture, and Society. Routledge. Spracklen,K.(2015).Digital Leisure,Internet & Popular Culture.Palgrave Marivoet, S & Silvério, J. (2019).Football fan cultures after the Euro2004 in Portugal.Soccer & Society, 20(4) Rojek, C (2010).The labour of leisure.Sage. Rojek, C,Shaw, S. & Veal, J. A. (eds) (2006). A Handbook of Leisure Studies. Palgrave. Seabra, D. (2019). Claques de Futebol. Afrontamento Stebbins, R (2017) Sociology of Leisure and Recreation. In K.Korgen(ed)The Cambridge Handbook of Sociology,vol2 (pp.275–283).CUP Tiesler, N. C. e Domingos, N. (2012). Futebol Português. Política, Género e Movimento. Afrontamento. Veblen, T (2019). A Teoria da Classe do Lazer. Atual.  Wacquant, L. (2021). Body & Soul (2nd ed). OUP          
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