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Apresentação
Apresentação
A UC pretende dotar estudantes de ferramentas conceptuais e empíricas para uma abordagem sociológica ao lazer e desporto.
A UC apresenta conceitos, perspetivas e temas que contribuem para entender o lazer e o desporto enquanto fenómenos sociais complexos e multidimensionais, e em relação a outras esferas e instituições sociais. São propostos temas como: identidades e afirmações identitárias, cultura e socialização, género, raça e etnia, classe social, racismo, violência, globalização, media (digitais) e comercialização do lazer e do desporto. Será analisado o papel do corpo no contexto das atividades desportivas e de lazer.
A UC apresenta as principais fontes estatísticas e documentais, bem como estudos empíricos, nacionais e internacionais, que permitem desenvolver a compreensão sociológica do desporto e do lazer.
Promove-se a análise crítica do lazer e desporto, e a aplicação do conhecimento sociológico às suas manifestações empíricas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT45-16975
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos (CP) :
- CP1: Introdução à Sociologia do Lazer, Corpo e Desporto
- Lazer e desporto nas Sociedades Ocidentais
- A interdisciplinariedade no estudo do Lazer e do Desporto
- Lazer, Corpo e Desporto nas associações profissionais de sociologia
- Fontes estatísticas e documentais
- CP2: Sociologia do Lazer: abordagens teóricas
- Noções de ócio, tempo livre e lazer
- Relação entre lazer e trabalho
- Abordagens sociológicas ao lazer
- CP3: Sociologia do Lazer: temas
- Corpo e Lazer
- Temas na Sociologia do Lazer
- CP4: Sociologia do Desporto: abordagens teóricas
- O desporto como parte do processo civilizacional (Elias)
- CP5: Sociologia do Desporto: temas
- Corpo e desporto
- Temas na Sociologia do Desporto
- CP1: Introdução à Sociologia do Lazer, Corpo e Desporto
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Objetivos
Objetivos
A UC tem os seguintes objectivos de aprendizagem (OA):
OA1: descrever e aplicar abordagens teóricas, conceitos e temas da Sociologia do Lazer do Desporto;
OA2: explicar o desporto e o lazer como resultantes do processo civilizacional;
OA3: identificar e aplicar as principais fontes e estudos sobre desporto e lazer;
OA4: analisar e explicar a relevância do lazer e do desporto nas sociedades contemporâneas ocidentais;
OA5: analisar o papel do corpo nas actividades desportivas e de lazer.
A UC pretende também desenvolver as seguintes competências transversais:
• criatividade;
• comunicação escrita e oral;
• capacidade de síntese;
• capacidade analítica;
• pensamento crítico;
• trabalho em equipa.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC adota uma metodologia de ensino-aprendizagem assente na exposição dos conteúdos programáticos, acompanhada de materiais audiovisuais (eg vídeos, podcasts, etc), e seguida de debates e exercícios, que permitem a aplicação do conhecimento.
A avaliação contínua reflete a enfâse na aplicação do conhecimento teórico em contextos empíricos, e no âmbito da aproximação da academia à sociedade.
A avaliação contínua é constituída por: trabalho de investigação com elemento empírico (40%); recensão de dois textos científicos (20%), análise sociológica de filme (15%); teste (25%).
A preparação para o trabalho de investigação contempla tutorias em sala de aula. Os temas do trabalho de investigação, os textos alvo de recensão crítica, e o filme a ver e analisar, serão definidos por docente e estudantes, em conjunto, a partir dos conteúdos programáticos e bibliografia. Os trabalhos serão apresentados em sala de aula.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Blackshaw, T. (2015). Routledge handbook of leisure studies. Routledge.
Coakley, J. (2021). Sports in Society: Issues and Controversies (13rd ed). McGraw-Hill.
Elias, N. e Dunning, E. (2019). A Busca da Excitação: Desporto e lazer no processo civilizacional. Edições70
Fine, G.A.(1979).Small groups and culture creation: the idioculture of Little League Baseball Teams. American Soc.Review, 44(5),733-745
Jarvie, G.; Thornton, J. e Mackie, H. (2018). Sport, Culture, and Society. Routledge.
Marivoet, S. (2015). O que é Futebol?. Escolar.
Rojek, C.; Shaw, S. e Veal, J. A. (eds) (2006). A Handbook of Leisure Studies. Palgrave.
Seabra, D. (2019). Claques de Futebol. Afrontamento
Tiesler, N. C. e Domingos, N. (2012). Futebol Português. Política, Género e Movimento. Afrontamento.
Veblen, T (2019). A Teoria da Classe do Lazer. Atual.
Wacquant, L. (2021). Body & Soul: Notebooks of an Apprentice Boxer (2nd ed). OUP
no. tematico "Media, comunicação e desporto" da revista Mediapolis (2019).
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não