filmeu

Disciplina Sociologia II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular visa a aquisição e a consolidação de aprofundados conhecimentos e diversificadas competências que potenciem a compreensão, a reflexão, a análise e a discussão da realidade social, com o intuito de capacitar os alunos a deterem uma perspectiva sociológica sobre as mais diversas problemáticas, designadamente sobre as que se prendem com os novos movimentos  e fenómenos sociais. Privilegiam-se os instrumentos conceptuais e as abordagens teórico-práticas, operacionalizando-se uma articulação entre o desenvolvimento de competências individuais e grupais dos discentes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estruturas sociais:

        1.1. As estruturas e instituições sociais: uma reflexão sobre o passado e um olhar sobre o futuro;

         1.2. Práticas, representações e dinâmicas sociais.

    2. Interacções sociais: dinâmicas individuais e grupais:

         2.1. Interacção, papéis sociais e socialização;

         2.2. A problemática identitária na contemporaneidade;

         2.3. Grupos, categorias sociais, processos de hierarquização e estereótipos.

    3. Dinâmicas sociais na sociedade contemporânea:

         3.1. Caracterização da sociedade: os novos problemas sociais.

    3.1. Populismo

    3.2. Terrorismo

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Com a presente unidade curricular, pretende-se estimular a capacidade de conceptualização, de problematização, de análise e de raciocínio crítico, reflexivo e inovador dos mais diversos fenómenos da vida social, através da explanação e discussão das problemáticas centrais da Sociologia.

    O objectivo é consolidar os instrumentos inicialmente facultados e as competências trabalhadas em 'Sociologia I', fornecendo, paralelamente, outras ferramentas e conhecimentos numa perspectiva abrangente, transversal e complementar, ainda que com particular enfoque no entendimento das dinâmicas e dos problemas do mundo social na contemporaneidade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem incluem a participação ativa dos alunos na recolha de materiais cuja análise na aula julguem pertinente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bauman, Z. (1995). Life in fragments: essays in postmodern morality. Oxford: Blackwell Publishers

    Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lx: Relógio d'Água

    Moita, L. (2008). A configuração do mundo presente. In VI Congresso Português de Sociologia, Sessão Plenária Mundos da Sociologia, Sociologias do Mundo (25-28).

    Pais, J. (2010). Lufa-lufa quotidiana: ensaios sobre cidade, cultura e vida urbana. Lx: ICS.

    Pinto, J. (2020). Estados (Des)unidos da Europa: a hora do futuro. Lx: Sílabo.

    Pinto, J. (2021). Terrorismo Religioso. A realidade no feminino. Lx: Sílabo.

    Serrano, M. (Org.). (2013).  Um retrato das instituições sociais na sociedade contemporânea. Évora: Universidade de Évora.

    Saturnino, R. (2020). Novas formas de performance social no contexto digital da economia da partilha, Estudos em Comunicação, 31, 191-213.

    Silva, P. Seabra, C. & Cunha, I, (2019). Smartphones: o sistema nervoso da comunicação líquida. Media & Jornalismo, 19 (34): 65-81.

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios