filmeu

Disciplina Sociologia II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular visa a aquisição e a consolidação de aprofundados conhecimentos e diversificadas competências que potenciem a compreensão, a reflexão, a análise e a discussão da realidade social, com o intuito de capacitar os alunos a deterem uma perspectiva sociológica sobre as mais diversas problemáticas, designadamente sobre as que se prendem com os novos movimentos  e fenómenos sociais. Privilegiam-se os instrumentos conceptuais e as abordagens teórico-práticas, operacionalizando-se uma articulação entre o desenvolvimento de competências individuais e grupais dos discentes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estruturas sociais:     1.1. As estruturas e instituições sociais: uma reflexão sobre o passado e um olhar sobre o futuro;      1.2. Práticas, representações e dinâmicas sociais. 2. Interacções sociais: dinâmicas individuais e grupais:      2.1. Interacção, papéis sociais e socialização;      2.2. A problemática identitária na contemporaneidade;      2.3. Grupos, categorias sociais, processos de hierarquização e estereótipos. 3. Dinâmicas sociais na sociedade contemporânea:      3.1. Caracterização da sociedade: os novos problemas sociais. 3.1. Populismo 3.2. Terrorismo  
  • Objetivos

    Objetivos

    Com a presente unidade curricular, pretende-se estimular a capacidade de conceptualização, de problematização, de análise e de raciocínio crítico, reflexivo e inovador dos mais diversos fenómenos da vida social, através da explanação e discussão das problemáticas centrais da Sociologia. O objectivo é consolidar os instrumentos inicialmente facultados e as competências trabalhadas em 'Sociologia I', fornecendo, paralelamente, outras ferramentas e conhecimentos numa perspectiva abrangente, transversal e complementar, ainda que com particular enfoque no entendimento das dinâmicas e dos problemas do mundo social na contemporaneidade.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem incluem a participação ativa dos alunos na recolha de materiais cuja análise na aula julguem pertinente.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Akande, A. (edi). (2025). Culture, Leadership, and Organizations: Embracing the Complexity of Leadership. Cham: Springer Nature Akande, A. (edi). (2024). Leadership and politics. New Perspectives in Business, Government and Society . Cham: Springer Nature Bauman, Z. (1995). Life in fragments: essays in postmodern morality. Oxford: Blackwell Publishers Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lx: Relógio d'Água Pinto, J. (2021). Terrorismo Religioso. A realidade no feminino. Lx: Sílabo. Pinto, J. (2024). A Europa numa encruzilhada. Novos movimentos sociais. Lx. Sílabo Saturnino, R. (2020). Novas formas de performance social no contexto digital da economia da partilha, Estudos em Comunicação, 31, 191-213. Silva, P. Seabra, C. & Cunha, I, (2019). Smartphones: o sistema nervoso da comunicação líquida. Media & Jornalismo, 19 (34): 65-81.      
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios