Disciplina Sociologia II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular visa a aquisição e a consolidação de aprofundados conhecimentos e diversificadas competências que potenciem a compreensão, a reflexão, a análise e a discussão da realidade social, com o intuito de capacitar os alunos a deterem uma perspectiva sociológica sobre as mais diversas problemáticas, designadamente sobre as que se prendem com os novos movimentos  e fenómenos sociais. Privilegiam-se os instrumentos conceptuais e as abordagens teórico-práticas, operacionalizando-se uma articulação entre o desenvolvimento de competências individuais e grupais dos discentes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estruturas sociais:

        1.1. As estruturas e instituições sociais: uma reflexão sobre o passado e um olhar sobre o futuro;

         1.2. Práticas, representações e dinâmicas sociais.

    2. Interacções sociais: dinâmicas individuais e grupais:

         2.1. Interacção, papéis sociais e socialização;

         2.2. A problemática identitária na contemporaneidade;

         2.3. Grupos, categorias sociais, processos de hierarquização e estereótipos.

    3. Dinâmicas sociais na sociedade contemporânea:

         3.1. Caracterização da sociedade: os novos problemas sociais.

    3.1. Populismo

    3.2. Terrorismo

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Com a presente unidade curricular, pretende-se estimular a capacidade de conceptualização, de problematização, de análise e de raciocínio crítico, reflexivo e inovador dos mais diversos fenómenos da vida social, através da explanação e discussão das problemáticas centrais da Sociologia.

    O objectivo é consolidar os instrumentos inicialmente facultados e as competências trabalhadas em 'Sociologia I', fornecendo, paralelamente, outras ferramentas e conhecimentos numa perspectiva abrangente, transversal e complementar, ainda que com particular enfoque no entendimento das dinâmicas e dos problemas do mundo social na contemporaneidade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem incluem a participação ativa dos alunos na recolha de materiais cuja análise na aula julguem pertinente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bauman, Z. (1995). Life in fragments: essays in postmodern morality. Oxford: Blackwell Publishers

    Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lx: Relógio d'Água

    Moita, L. (2008). A configuração do mundo presente. In VI Congresso Português de Sociologia, Sessão Plenária Mundos da Sociologia, Sociologias do Mundo (25-28).

    Pais, J. (2010). Lufa-lufa quotidiana: ensaios sobre cidade, cultura e vida urbana. Lx: ICS.

    Pinto, J. (2020). Estados (Des)unidos da Europa: a hora do futuro. Lx: Sílabo.

    Pinto, J. (2021). Terrorismo Religioso. A realidade no feminino. Lx: Sílabo.

    Serrano, M. (Org.). (2013).  Um retrato das instituições sociais na sociedade contemporânea. Évora: Universidade de Évora.

    Saturnino, R. (2020). Novas formas de performance social no contexto digital da economia da partilha, Estudos em Comunicação, 31, 191-213.

    Silva, P. Seabra, C. & Cunha, I, (2019). Smartphones: o sistema nervoso da comunicação líquida. Media & Jornalismo, 19 (34): 65-81.

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios filmeu