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Apresentação
Apresentação
A presente UC visa compreender o desvio e a delinquência como produto social à luz da emergência da sociedade urbana e criminógena, munindo os alunos, futuros sociólogos, de uma visão holística dos problemas sociais mais atuais e sobre os quais vão atuar na sua vida profissional e académica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT45-885
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Desvio, sociologia do desvio, crime, incivilidade, violência, contravenção, contraordenação. O processo civilizacional e a sociedade de risco global. O crime como produção social;
CP2: Teorias sociológicas explicativas do crime;
CP3: Crime, educação e juventude;
CP4: Crime, medo e segurança;
CP5: Crime e género.
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Objetivos
Objetivos
Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:
OA1: Conhecer os fundamentos da sociologia dos comportamentos desviantes como produção social à luz da emergência da sociedade urbana;
OA2: Consolidar o estado da arte no domínio da sociologia do desvio e da violência;
OA3: Conhecer as teorias explicativas do crime e os debates atuais na Sociologia do Desvio;
OA4: Desenvolver o sentido crítico, cientificamente fundamentado, com base em conceitos de matriz sociológica;
OA5: Desenvolver a compreensão das problemáticas relacionadas com a evolução da sociedade num contexto de risco e de procura de respostas adequadas por parte das instâncias formais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas onde se pretende estimular a reflexão conjunta e a capacidade de argumentação cientificamente sustentada.
A avaliação contínua inicial consiste na participação nas aulas (10%), com uma apresentação oral sobre um tema escolhido pelo(a) aluno(a), em diálogo com o docente (30%), e uma prova escrita de frequência (60%). Na avaliação contínua inicial o aluno tem de obter, na prova escrita, uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores, para que possa fazer média com os outros elementos de avaliação.
A avaliação global de avaliação contínua é constituída por um exame oral e é dirigida aos alunos que, na avaliação contínua inicial, obtiverem uma classificação final de 8 ou 9 valores.
A avaliação de recurso e época especial consistem num exame escrito, onde o aluno tem de obter uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
CLINARD, M. B. e MEIER, R. F. (2009). Sociology of Deviant Behavior. New York: Thomson Wadsworth.
DOWNES, D. e ROCK, P. (2007). Understanding Deviance: A Guide to the Sociology of Crime and Rule-Breaking, Oxford University Press.
ELIAS, N. (2006). O Processo Civilizacional. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
GRILO, M. e POIARES, N. (2022). Mulheres e Desvio: Crimes Sexuais e Magistratura Judicial. ex ¿quo, 45, 65-82. DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.45.06
MACHADO, H. (2008). Manual de Sociologia do Crime. Porto: Edições Afrontamento.
POIARES, N. e DIAS, E. (2019). Igreja Católica e Direito Criminal: uma abordagem sociológica ao Código Penal Português (1886), REVER, UCP e PUC de São Paulo, 311-329.
POIARES, N. (2023). Polícia e Direitos Humanos: Multiculturalismo, Género, Saúde Mental e LGBTQIA+. Coimbra: Edições Almedina.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não