filmeu

Disciplina Comportamento Desviante

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC visa compreender o desvio e a delinquência como produto social à luz da emergência da sociedade urbana e criminógena, munindo os alunos, futuros sociólogos, de uma visão holística dos problemas sociais mais atuais e sobre os quais vão atuar na sua vida profissional e académica. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Desvio, sociologia do desvio, crime, incivilidade, violência, contravenção, contraordenação. O processo civilizacional e a sociedade de risco global. O crime como produção social;

    CP2: Teorias sociológicas explicativas do crime;

    CP3: Crime, educação e juventude;

    CP4: Crime, medo e segurança;

    CP5: Crime e género.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:

    OA1: Conhecer os fundamentos da sociologia dos comportamentos desviantes como produção social à luz da emergência da sociedade urbana;

    OA2: Consolidar o estado da arte no domínio da sociologia do desvio e da violência;

    OA3: Conhecer as teorias explicativas do crime e os debates atuais na Sociologia do Desvio;

    OA4: Desenvolver o sentido crítico, cientificamente fundamentado, com base em conceitos de matriz sociológica;

    OA5: Desenvolver a compreensão das problemáticas relacionadas com a evolução da sociedade num contexto de risco e de procura de respostas adequadas por parte das instâncias formais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas onde se pretende estimular a reflexão conjunta e a capacidade de argumentação cientificamente sustentada.

    A avaliação contínua inicial consiste na participação nas aulas (10%), com uma apresentação oral sobre um tema escolhido pelo(a) aluno(a), em diálogo com o docente (30%), e uma prova escrita de frequência (60%). Na avaliação contínua inicial o aluno tem de obter, na prova escrita, uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores, para que possa fazer média com os outros elementos de avaliação.

    A avaliação global de avaliação contínua é constituída por um exame oral e é dirigida aos alunos que, na avaliação contínua inicial, obtiverem uma classificação final de 8 ou 9 valores.

    A avaliação de recurso e época especial consistem num exame escrito, onde o aluno tem de obter uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CLINARD, M. B. e MEIER, R. F. (2009). Sociology of Deviant Behavior. New York: Thomson Wadsworth.

    DOWNES, D. e ROCK, P. (2007). Understanding Deviance: A Guide to the Sociology of Crime and Rule-Breaking, Oxford University Press.

    ELIAS, N. (2006). O Processo Civilizacional. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

    GRILO, M. e POIARES, N. (2022). Mulheres e Desvio: Crimes Sexuais e Magistratura Judicial. ex ¿quo, 45, 65-82. DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.45.06

    MACHADO, H. (2008). Manual de Sociologia do Crime. Porto: Edições Afrontamento.

    POIARES, N. e DIAS, E. (2019). Igreja Católica e Direito Criminal: uma abordagem sociológica ao Código Penal Português (1886), REVER, UCP e PUC de São Paulo, 311-329.

    POIARES, N. (2023). Polícia e Direitos Humanos: Multiculturalismo, Género, Saúde Mental e LGBTQIA+. Coimbra: Edições Almedina.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios