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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objetivo introduzir os estudantes aos principais conceitos, teorias e debates em torno do comportamento desviante nas sociedades contemporâneas. Pretende-se que os alunos compreendam como diferentes contextos sociais, culturais e históricos influenciam a definição do desvio, bem como as respostas institucionais e sociais a esses comportamentos. A unidade visa ainda desenvolver uma reflexão crítica sobre os processos de rotulagem, exclusão e controlo social.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT45-885
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1: Desvio, sociologia do desvio, crime, incivilidade, violência, contravenção, contraordenação. 2: O processo civilizacional e a sociedade de risco global. O crime como produção social; 3: Teorias sociológicas explicativas do crime; 4: Desvio e género.
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Objetivos
Objetivos
1: Conhecer os fundamentos da sociologia dos comportamentos desviantes como produção social à luz da emergência da sociedade urbana; 2: Consolidar o estado da arte no domínio da sociologia do desvio e da violência; 3: Conhecer as teorias explicativas do crime e os debates atuais na Sociologia do Desvio; 4: Desenvolver o sentido crítico, cientificamente fundamentado, com base em conceitos de matriz sociológica; 5: Desenvolver a compreensão das problemáticas relacionadas com a evolução da sociedade num contexto de risco e de procura de respostas adequadas por parte das instâncias formais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas onde se pretende estimular a reflexão conjunta e a capacidade de argumentação cientificamente sustentada. Avaliação contínua: assiduidade (10%), apresentação oral (recensão crítica) sobre um tema a designar pelo docente (30%) e uma frequência escrita (60%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
DIAS, J. F. e ANDRADE, M. C. (1997). Criminologia: O Homem Deliquente e a Sociedade Criminógena. Coimbra Editora. CLINARD, M. B. e MEIER, R. F. (2009). Sociology of Deviant Behavior. Thomson Wadsworth. ELIAS, N. (2006). O Processo Civilizacional. Publicações Dom Quixote. GRILO, M. e POIARES, N. (2022). Mulheres e Desvio: Crimes Sexuais e Magistratura Judicial. ex ¿quo, 45, 65-82. DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.45.06 LOBÃO, D. e POIARES, N. (2022). A violência filioparental na adultez emergente em Portugal, Estudos de Sociologia, 2 (28), 81-106. Universidade Federal de Pernambuco. ISSN: 1415-000X, eISSN: 2317-5427 MACHADO, H. (2008). Manual de Sociologia do Crime. Edições Afrontamento. POIARES, N. e DIAS, E. (2019). Igreja Católica e Direito Criminal: uma abordagem sociológica ao Código Penal Português (1886), REVER, UCP e PUC de São Paulo, 311-329. POIARES, N. (2024). Polícia e Direitos Humanos: Multiculturalismo, Género, Saúde Mental e LGBTQIA+ (2.ª edição). Edições Almedina.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não