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Disciplina Comportamento Desviante

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC visa compreender o desvio e a delinquência como produto social à luz da emergência da sociedade urbana e criminógena, munindo os alunos, futuros sociólogos, de uma visão holística dos problemas sociais mais atuais e sobre os quais vão atuar na sua vida profissional e académica. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Desvio, sociologia do desvio, crime, incivilidade, violência, contravenção, contraordenação. O processo civilizacional e a sociedade de risco global. O crime como produção social;

    CP2: Teorias sociológicas explicativas do crime;

    CP3: Crime, educação e juventude;

    CP4: Crime, medo e segurança;

    CP5: Crime e género.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:

    OA1: Conhecer os fundamentos da sociologia dos comportamentos desviantes como produção social à luz da emergência da sociedade urbana;

    OA2: Consolidar o estado da arte no domínio da sociologia do desvio e da violência;

    OA3: Conhecer as teorias explicativas do crime e os debates atuais na Sociologia do Desvio;

    OA4: Desenvolver o sentido crítico, cientificamente fundamentado, com base em conceitos de matriz sociológica;

    OA5: Desenvolver a compreensão das problemáticas relacionadas com a evolução da sociedade num contexto de risco e de procura de respostas adequadas por parte das instâncias formais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas onde se pretende estimular a reflexão conjunta e a capacidade de argumentação cientificamente sustentada.

    A avaliação contínua inicial consiste na participação nas aulas (10%), com uma apresentação oral sobre um tema escolhido pelo(a) aluno(a), em diálogo com o docente (30%), e uma prova escrita de frequência (60%). Na avaliação contínua inicial o aluno tem de obter, na prova escrita, uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores, para que possa fazer média com os outros elementos de avaliação.

    A avaliação global de avaliação contínua é constituída por um exame oral e é dirigida aos alunos que, na avaliação contínua inicial, obtiverem uma classificação final de 8 ou 9 valores.

    A avaliação de recurso e época especial consistem num exame escrito, onde o aluno tem de obter uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CLINARD, M. B. e MEIER, R. F. (2009). Sociology of Deviant Behavior. New York: Thomson Wadsworth.

    DOWNES, D. e ROCK, P. (2007). Understanding Deviance: A Guide to the Sociology of Crime and Rule-Breaking, Oxford University Press.

    ELIAS, N. (2006). O Processo Civilizacional. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

    GRILO, M. e POIARES, N. (2022). Mulheres e Desvio: Crimes Sexuais e Magistratura Judicial. ex ¿quo, 45, 65-82. DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.45.06

    MACHADO, H. (2008). Manual de Sociologia do Crime. Porto: Edições Afrontamento.

    POIARES, N. e DIAS, E. (2019). Igreja Católica e Direito Criminal: uma abordagem sociológica ao Código Penal Português (1886), REVER, UCP e PUC de São Paulo, 311-329.

    POIARES, N. (2023). Polícia e Direitos Humanos: Multiculturalismo, Género, Saúde Mental e LGBTQIA+. Coimbra: Edições Almedina.

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