filmeu

Disciplina Sociologia Política

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular faz parte dos curricula tanto da licenciatura em Ciência Política como em Sociologia. É uma unidade indispensável para a compreensão das alterações que a globalização provocou no sistema social e para perceber a relação entre os elementos político e social.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Quadro Conceptual: Ciências Políticas; Sociologia Política versus Ciência Política 2. Autores e conceitos fundamenraias: Max Weber; Sistemas sociais e subsistemas; proposta de Parsons;  sistema de Easton; subsistema político e demais subsistemas; política e estrutura social: ancoragem social da política; Estado, representação política e interesse geral.3. Atores da vida política: cidadãos; partidos políticos; tipos de partidos e representação social; classe política: elites em Mills, Pareto e Mosca; grupos de pressão e grupos de interesse; opinião pública e os grupos de pressão. 4. Práticas políticas em democracia; introdução ao processo democrático; formação das lógicas de representação; dimensão ideológica da política; Charles Tilly e a política do confronto; novos movimentos sociais de cidadania; populismo e a questão da hegemonia e dos blocos histórico-sociais.

  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar o aluno de instrumentos conceptuais para lidar com o fenómeno político na sua dimensão societal, permitindo-lhe conhecer a mecânica societária e as transformações do ponto de vista da sua conversão política. O aluno deverá compreender o ambiente em que os cidadãos se movem e como essa envolvente determina a intensidade e as formas de intervenção na vida política e identificar o papel dos atores sociais no processo de interação entre sociedade civil e Estado. É essencial compreender a ancoragem societal dos processos políticos, evitando uma compreensão excessivamente formalista do universo político-jurídico. Assim, o aluno disporá de instrumentos cognitivos que o tornam competente para compreender a importante componente sociológica presente nos processos políticos, ajudando a uma mais cabal descodificação analítica. É, ainda, objetivo a compreensão dos reflexos que o populismo e o terrorismo dito religioso têm no funcionamento das instituições da democracia representativa.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baudoin, J. (2000). Introdução à Sociologia Política. Lx: Editorial Estampa
    Baert, P. & Silva, F. (2014). Teoria social contemporânea. Lisboa: Mundos Sociais

    McAdams, D., Tarrow, S. e Tilly, C (2009). "Para mapear o confronto político." Lua Nova. 76. 
    Mosca, G. (1975). La classe politica. Roma-Bari: Laterza
    Pareto, V. (1964). Trattato di sociologia generale I e II. Milano: Comunità
    Parsons, T. (1970). The social system. London: Routledge and Keagan 
    Pinto, J. (2017). Populismo e democracia. Dinâmicas populistas na União Europeia. Lx: Sílabo
    Pinto, J. (2018). Terrorismo religioso. A realidade no feminino. Lx: Sílabo

    Sales, R. (2019). Apontamentos sobre a abordagem política da sociologia de Max Weber. Abordagens 1(1). 

    Sartori, G. (1969). "From the Sociology of Politics to Political Sociology." In Seymor Martin Lipset (ed.), Politics and the Social Sciences. NY: OUP.

    Tocqueville, A. (2008). Da Democracia na América. Relógio de Água.

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios