filmeu

Disciplina Atelier III - Planeamento e Gestão de Projetos

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Atelier III - Planeamento e Gestão de Projetos tem como objetivo o desenvolvimento de competências no domínio das metodologias de investigação-ação e a aquisição de conhecimentos concetuais e técnicos sobre a importância da Sociologia e do papel do sociólogo em programas/estratégias/projetos de intervenção social. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre a importância das metodologias de planeamento e avaliação quer na aplicação das políticas públicas, quer em projetos de organizações/associações não governamentais que intervêm em diferentes domínios na sociedade (pobreza, exclusão social e desemprego; discriminação étnica e desigualdades de género; ambiente e alterações climáticas, educação, entre outros).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. Investigação-Ação
      1. As Metodologias de Investigação-Ação na Sociologia
      2. O papel da Sociologia e do sociólogo na conceção de políticas públicas e na participação em programas/estratégias/ projetos de intervenção social
    2. Metodologias de planeamento e avaliação
      1. Principais conceitos, diversidade de metodologias e tipos de planeamento
      2. Diversidade de metodologias de avaliação
      3. Principais etapas de construção de um projeto de intervenção social (pré-diagnóstico, diagnóstico, objetivos gerais, objetivos específicos, estratégias de intervenção, plano de ação, monotorização e avaliação)
      4. Principais modalidades de avaliação (avaliação ex-ante; avaliação ongoing; avaliação final; avaliação ex-post)
      5. Análise de programas/estratégias/projetos de intervenção concebidos no âmbito de organismos públicos, de associações e organizações não governamentais atuantes em diferentes áreas e domínios
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular visa sensibilizar os estudantes para a importância da investigação-ação, do papel do sociólogo e das metodologias de planeamento e avaliação na operacionalização de políticas públicas  e de projetos do terceiro setor que intervêm em diferentes áreas da sociedade. Pretende-se que os alunos aprendam a construir um projeto de intervenção social, a reconhecer as principais fases de desenvolvimento de um programa/estratégia/ projeto de intervenção, assim como a identificar as  metodologias disponíveis  na avaliação da execução e dos resultados alcançados.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Visita presencial com os alunos a associações e organizações locais que desenvolvem projetos de intervenção social.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bradbury, H. (Ed.). (2015).The Sage handbook of action research. Sage Publications

    Capucha, L., Almeida, J. F. D., Pedroso, P., & Silva, J. A. (1996). Metodologias de avaliação: o estado da arte em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, (22), 9-27.
    Capucha, L., Pinto, J., & Evaristo, T. (2008). Planeamento e Avaliação de Projetos-Guião prático. Selenova: Direção Geral de Inovação e de desenvolvimento Curricular.

    Guerra, Isabel. (2005). O planeamento no contexto de uma Sociologia da acção: as rearticulações teoria-prática no campo da Sociologia e planeamento.Cidades, Comunidades e Territórios, (10), 13-24.
    Guerra, I. (2003). Polémicas e Modelos para uma Sociologia de Intervenção. Cadernos de Estudos Africanos, (4), 71-84.
    Howlett, M., & Mukherjee, I. (Eds.). (2018).Routledge handbook of policy design. Routledge.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios