filmeu

Disciplina Trabalho Final de Licenciatura

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecer, compreender, utilizar e distinguir os procedimentos básicos que a comunidade académica usa na recolha, tratamento, interpretação e difusão da informação científica. Elaborar uma monografia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    As regras formais de apresentação de um trabalho escrito: capa; índice; introdução, objecto, objectivos, fundamentação teórica, metodologia, enunciação dos subtemas nos capítulos; desenvolvimento do tema; conclusão; bibliografia; citações; paginação; apêndices e anexos. A organização da pesquisa: a formulação de uma pergunta de partida; a revisão da literatura; definição da problemática; construção do modelo de análise; a formulação de hipóteses. Técnicas de recolha de dados: as diversas fontes de informação; a amostragem; o inquérito por questionário; a entrevista. Análise de casos (observação participante, histórias de vida e monografia). Análise e interpretação dos resultados: análise de conteúdo; análise e tratamento de dados quantitativos. Organização e redacção da monografia.

  • Objetivos

    Objetivos

    A conclusão, com sucesso, da monografia atestará as competências adquiridas pelo aluno no que respeita à organização, pesquisa e redacção de um estudo monogáfico.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Coutinho, C.P. (2021). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas - Teoria e Prática. 2a ed. Coimbra: Almedina.

    Marconi, M.A. & Lakatos, E.M. (2017). Fundamentos de Metodologia Científica. 8a ed. São  Paulo: Editora Atlas.

    Marconi, M.A. & Lakatos, E.M. (2017). Metodologia do Trabalho Científico. 8a ed. São Paulo: Editora Atlas.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios