-
Apresentação
Apresentação
A uc procura criar competências de produção de conhecimento teórico para compreender as mudanças e aspectos (económicos, politicos, juridicos,...) do trabalho e das organizações nas sociedades contemporâneas e para apoiar a abertura a novas orientações de decisão e de intervenção (estratégicas, politicas, culturais, ambientais...), nos contextos de globalização e de expansão da inteligência artificial(algoritmos, robôs, redes sociais), nas economias e sociedades contemporâneas de "rede, do conhecimento" e de incerteza.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT45-983
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O lugar e o valor do trabalho numa perspectiva histórica, no actual contexto e nas sociedades que se perspectivam. A Evolução do trabalho nas sociedades contemporâneas. As transformações na organização do trabalho e nas suas formas de prestação. O trabalho nos processos de mudança e transformação social no desenvolvimento da sociedade com enfoque em Portugal. As organizações em geral e em particular as que actuam no mundo do trabalho: origens, percursos, objectivos, práticas.
-
Objetivos
Objetivos
Situar características e papéis das organizações nas sociedades na era da globalização, em tempo de perspectivação de uma nova era mundial, considerando a velha economia, a economia do conhecimento, a sociedade em rede, o domínio das multinacionais, o individualismo institucionalizado. As transformações políticas, económicas, sociais e culturais que marcam a transição da sociedade industrial para a sociedade pós industrial e para o presente. Noções sobre escolas de organização do trabalho. As potencialidades e o enfraquecimento de movimentos sociais e das organizações, no seu percurso histórico. Identificação e análise, por um lado, das (in)estabilidades(in)seguranças, (des)igualdades que caracterizam as precariedades no trabalho, por outro, identificação e análise de diferentes formas de organização do trabalho. Papel das profissões e das qualificações. Análise do processo evolutivo dos actores sociais, das organizações e dos conflitos próprios da sociedade actual.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Se possível, serão visitadas organizações/ associações (empresariais, sindicais, terceiro setor) que desenvolvem a sua atividade na área do trabalho e das relações laborais.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Caetano, A., Ferreira, J. M. C., & Neves, J. (2001). Manual de psicossociologia das organizações. McGraw-Hill
- Dray, G. (2016). Livro verde sobre as Relações Laborais. Lisboa, Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
- Freire, J., & Almeida, P. P. (2010). Trabalho moderno, tecnologia e organizações. Edições Afrontamento.
- Freire, João (2001). Sociologia do Trabalho. Uma introdução. 2.ª ed. Edições Afrontamento
- Marques, A. P., Estanque, E., Silva, E. J., & Festi, R. C. (2022). Trabalho e nomadismo digital: práticas, sentidos e regulações. Uma introdução. Número Semitemático , Revista Crítica de Ciências Sociais, (129), 77-84.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não