Disciplina Sociologia do Trabalho e das Organizações

  • Apresentação

    Apresentação

    A uc procura criar competências de produção de conhecimento teórico para compreender as mudanças e aspectos (económicos, politicos, juridicos,...) do trabalho e das organizações nas sociedades contemporâneas e para apoiar a abertura a novas orientações de decisão e de intervenção (estratégicas, politicas, culturais, ambientais...), nos contextos de globalização e de expansão da inteligência artificial(algoritmos, robôs, redes sociais), nas economias e sociedades contemporâneas de "rede, do conhecimento" e de incerteza.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O lugar e o valor do trabalho numa perspectiva histórica, no actual contexto e nas sociedades que se perspectivam. A Evolução do trabalho nas sociedades contemporâneas. As transformações na organização do trabalho e nas suas formas de prestação. O trabalho nos processos de mudança e transformação social  no desenvolvimento da sociedade  com enfoque em Portugal. As organizações em geral e em particular as que actuam no mundo do trabalho: origens, percursos, objectivos, práticas.

  • Objetivos

    Objetivos

    Situar características e papéis das organizações nas sociedades na era da globalização, em tempo de perspectivação de uma nova era mundial, considerando a velha economia, a economia do conhecimento, a sociedade em rede, o domínio das multinacionais, o individualismo institucionalizado. As transformações políticas, económicas, sociais e culturais que marcam a transição da sociedade industrial para a sociedade pós industrial e para o presente. Noções sobre escolas de organização do trabalho. As potencialidades e o enfraquecimento de movimentos sociais e das organizações, no seu percurso histórico. Identificação e análise, por um lado, das (in)estabilidades(in)seguranças, (des)igualdades que caracterizam as precariedades no trabalho, por outro, identificação e análise de diferentes formas de organização do trabalho. Papel das profissões e das qualificações. Análise do processo evolutivo dos actores sociais, das organizações e dos conflitos próprios da sociedade actual.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Se possível, serão visitadas organizações/ associações (empresariais, sindicais, terceiro setor) que desenvolvem a sua atividade na área do trabalho e das relações laborais.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    • Caetano, A., Ferreira, J. M. C., & Neves, J. (2001). Manual de psicossociologia das organizações. McGraw-Hill
    • Dray, G. (2016). Livro verde sobre as Relações Laborais. Lisboa, Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
    • Freire, J., & Almeida, P. P. (2010). Trabalho moderno, tecnologia e organizações. Edições Afrontamento.
    • Freire, João (2001). Sociologia do Trabalho. Uma introdução. 2.ª ed. Edições Afrontamento
    • Marques, A. P., Estanque, E., Silva, E. J., & Festi, R. C. (2022). Trabalho e nomadismo digital: práticas, sentidos e regulações. Uma introdução. Número Semitemático , Revista Crítica de Ciências Sociais, (129), 77-84.
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios filmeu