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Disciplina Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica

  • Apresentação

    Apresentação

     

    Nesta unidade curricular, pretende-se que os alunos desenvolvam competências analíticas e metodológicas no âmbito da elaboração de pesquisas em Sociologia. O objetivo principal é promover o conhecimento e a aprendizagem sobre a seleção e construção do objeto de estudo (problemática teórica, modelo analítico, observação e delimitação das unidades de análise), assim como sobre os métodos e técnicas (qualitativos e quantitativos) adequados à realização dos seus projetos de investigação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1- Métodos e técnicas científicas em Sociologia

    2- Etapas da investigação sociológica

    3- Métodos e técnicas da pesquisa intensiva/qualitaiva

    3.1. Estudos de caso e de profundidade.

    3.2. Diferentes tipos de entrevista e grupos focais.

    3.3. Análise de conteúdo.

    3.4. Método biográfico e retratos sociológicos.

    3.5. Método etnográfico.

    3.6. Observação direta e participante.

    3.7. Métodos visuais.

    4- Métodos e técnicas da pesquisa extensiva/quantitativa

     4.1. Universo e construção da amostra.

    4.2.Técnicas de amostragem na pesquisa extensiva/quantitativa.

    4.3. Principais etapas da construção do inquérito por questionário.

    4.4. Aplicação do questionário.

    4.5.Tratamento e análise dos dados.

    5. Triangulação Metodológica: utilização de métodos mistos.

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Conceção, planeamento e organização de pesquisas/projetos de investigação que desenvolvam a reflexão, as capacidades analíticas e metodológicas em  diferentes campos científicos, técnicos e culturais com maior relevância:

    1) nos domínios: político, social, económico, cultural e simbólico;

    2) em contextos: urbano, rural e multicultural;

    3) sobre diferentes temáticas: segurança e conflitos, multiculturalidade, cidadania, género, políticas públicas, valores e violências;

    4) Desenvolvam competências para: a inserção no mercado de trabalho ou no âmbito da intervenção e investigação sociológicas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Realização de exercício de trabalho de campo com os alunos (recolha de fotos, realização de entrevistas exploratórias e de elaboração de diário de campo em visita a bairro de Lisboa).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Albarello, L., Digneffe., F., Hiernaux, J.P., Maroy, C., Ruquoy, D., & Saint- Georges, P. (1997). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Gradiva.

    Bryman, A. (2016). Social research methods. Oxford university press.

    Eco, U. (1984). Como se faz uma tese em Ciências Humanas.  (3.ª ed.). Editorial Presença.

    Ghiglione, R., & Matalon, B. (1992). O Inquérito - Teoria e prática. Celta.

    Quivy, R., & Campenhoudt, L. (1998). Manual de investigação em Ciências Sociais (2.ª ed.). Gradiva.

    Silva, A.S., & Pinto, J. M. (orgs.). (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Afrontamento.

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