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Disciplina Sociologia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Sociologia da Educação visa proporcionar que os estudantes adquiram os saberes teóricos, metodológicos e de aplicação prática necessários a uma análise sociológica dos contextos e dos processos educativos nas sociedades contemporâneas, através do desenvolvimento de capacidades e competências para:

    • Contextualizar a emergência da Sociologia da Educação no tempo e no espaço;
    • Conhecer abordagens e problemáticas tratadas nas principais obras clássicas de Sociologia;
    • Utilizar o pensamento sociológico, com base na reflexão crítica e analítica e no debate de ideias.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A. Sociedades contemporâneas, mudança social e educação

    1. A construção social da importância da educação: precursores e fundadores

    2. A escola como projeto de modernidade

    3. Processos de alfabetização e escolarização e a emergência da escola de massas
    4. Democratização da educação e desafios da nova ordem económica e social do pós-guerra

    B. A dimensão social da educação

    1. Educação, coesão social, igualdade e democracia
    2. A educação em contextos formais e em contextos não formais

    C. Acesso à educação e sucesso e insucesso escolar

    1. Mobilidade social e meritocracia: possibilidades e desafios
    2. Desigualdades de recursos e oportunidades, reprodução social e seleção: teorias explicativas
    3. Papel e relação da escola com as famílias e a comunidade

    D. Evoluções e problemáticas recentes no campo da sociologia da educação

    1. O sentido e a função social do saber e da escola
    2. Desafios globais, regionais,  nacionais e locais de educação
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

    • Identificar quadros teóricos e conceitos estruturantes do campo da sociologia da educação;
    • Adquirir capacidade de análise dos contextos educativos, tendo em conta as questões sociais e as condições políticas, económicas e culturais
    • Compreender a relação entre a teoria sociológica e a aplicação prática no campo da educação
    • Saber apresentar, oralmente e por escrito, ideias, argumentar e debater sobre a relação entre a educação e os processos de socialização, as instituições sociais e as oportunidades de mobilidade social.
    • Problematizar o papel da educação no quadro dos processos de transformação e desafios das sociedades contemporâneas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas expositivas, que requerem a participação ativa dos estudantes, através de:

    1. Apresentação de sínteses de matéria dada;
    2. Apresentação de trabalhos individuais e de trabalhos de grupo
    3. Debates de ideias, que visam desenvolver a perspetiva crítica, verificada na escrita e na apresentação oral dos trabalhos.

    Análise conjunta das problemáticas educativas contemporâneas, com base na apresentação e discussão de textos, para:

    1. Fomentar a capacidade de interpretação e exposição, reflexão, análise crítica e debate das ideias
    2. Estimular a capacidade de identificar, caracterizar e problematizar fenómenos educativos, contextualizados e enquadrados no tempo e no espaço.
    3. Participação num evento científico - seminário, conferência, congresso ou Aula Aberta, na modalidade presencial ou virtual;
    4. Visita(s) de estudo..
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Althusser, L. (1999). Sobre a reprodução. Editora Vozes.
    2. Berger, P. e Luckman, T. (2004). A construção social da realidade. Um livro sobre a sociologia do conhecimento (2.ª ed.). Lisboa: Dinalivro.
    3. Bolívar, A. (2003). Como melhorar as escolas. Estratégias e dinâmicas de melhoria das práticas educativas. Porto: Edições ASA.
    4. Bourdieu, P., & Passeron, J.-C. (1992[1970]). A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A.
    5. Durkheim, E. (2007). Educação e sociedade. Lisboa: Edições 70.
    6. Giddens, A. (2000). Sociologia (9.ª Ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
    7. Justino, D. et al. (2014). Atlas da Educação - Contextos Sociais e Locais do Sucesso e Insucesso. Portugal, 1991-2012. Lisboa: Cesnova.
    8. Ramalho, H. (2020). Meritocracia escolar e suas influências na condição de jovem dos alunos da escola pública portuguesa. Sociologia on line, 24, pp. 27-63.

     

     

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