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Disciplina Sociologia da Comunicação e do Consumo

  • Apresentação

    Apresentação

      A comunicação e o consumo são duas problemáticas distintas, mas complementares, que caracterizam a sociedade ocidental na contemporaneidade. Com a presente unidade curricular pretende-se promover o conhecimento destas duas temáticas, analisando o passado, o presente e as possíveis tendências para o futuro, enquanto fenómenos sociais. Privilegiar-se-á uma abordagem às questões sociológicas no contexto da comunicação e na esfera do consumo, dimensões relevantes naelucidação de diferentes domínios da vida societal actual. As aulas assentam na exposição, análise e discussão dos vários conteúdos programáticos, promovendo-se a interacção entre todos os intervenientes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos e modelos de comunicação; 2. Os media e os suportes de comunicação; 3. As marcas, as estratégias de comunicação e a publicidade; 4. Consumo e estilos de vida; 5. A sociedade de consumo; 6. O consumo como fenómeno social; 7. A globalização na ocidentalidade: desafios e implicações.
  • Objetivos

    Objetivos

    Aquisição e consolidação de diversos conhecimentos, capacidades e competências que potenciem a observação, a compreensão, a reflexão, a análise, a problematização e a discussão da comunicação e do consumo, enquanto fenómenos sociais e dimensões relevantes em diferentes domínios da vida societal, numa perspectiva sociológica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias  inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem passam pela ambivalência decorrente tanto da combinação de elementos teóricos e práticos como do trabalho individual com o de grupo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bono, E. (2015). Lateral thinking: creativity step by step. Harper Colophon. Briggs, A. & Burke, P. (2002). A social history of the media. From Gutenberg to the internet. Polity Press. Campbell , C. (1995). The sociology of consumption. In Daniel Miller (Org.). Acknowledging consumption: a review of new studies (pp. 96-126). Routledge. Castells, M. (2009). Communication power. Oxford: University Press. Mcquail, D. (2003). Teorias da comunicação de massa. FCG. Ribeiro, R. (2010). Sociologia do consumo: aplicado ao marketing e à comunicação. ISCSP. Santos, C. (2021). A pandemia e a publicidade: pistas para futuras reflexões. Comunicação Pública, 16 (30). Stillerman, J. (2015). The sociology of consumption: a global approach. Polity Press.        
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