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Disciplina Sociologia da Comunicação e do Consumo

  • Apresentação

    Apresentação

      A comunicação e o consumo são duas problemáticas distintas, mas complementares, que caracterizam a sociedade ocidental na contemporaneidade. Com a presente unidade curricular pretende-se promover o conhecimento destas duas temáticas, analisando o passado, o presente e as possíveis tendências para o futuro, enquanto fenómenos sociais. Privilegiar-se-á uma abordagem às questões sociológicas no contexto da comunicação e na esfera do consumo, dimensões relevantes na elucidação de diferentes domínios da vida societal actual. As aulas assentam na exposição, análise e discussão dos vários conteúdos programáticos, promovendo-se a interacção entre todos os intervenientes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A comunicação: uma visão alargada e uma reflexão holística - evolução, enquadramento, premissas, fundamentos e abordagens; 2. Os media e os suportes de comunicação; 3. As marcas, as estratégias de comunicação e a publicidade; 4. Consumo e estilos de vida; 5. A sociedade de consumo; 6. O consumo como fenómeno social; 7. A globalização na ocidentalidade: desafios e implicações.
  • Objetivos

    Objetivos

    Aquisição e consolidação de diversos conhecimentos, capacidades e competências que potenciem a observação, a compreensão, a reflexão, a análise, a problematização e a discussão da comunicação e do consumo, enquanto fenómenos sociais e dimensões relevantes em diferentes domínios da vida societal, numa perspectiva sociológica contemporânea.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Discussão/debate de problemáticas sociológicas actuais, ligadas à comunicação e ao consumo. Realização de exercícios práticos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Campbell, C. (1995). The sociology of consumption. In Acknowledging consumption: a review of new studies, 96-126, Routledge. Mesquita, K., Ruão, T. & Andrade, J. (2020). Transformações da comunicação organizacional: novas práticas e desafios nas mídias sociais. In Atas das VII Jornadas Doutorais em Comunicação & Estudos Culturais, 281-303, CECS. Santos, C. (2024). A contemporânea ‘Matriz dos 3 E’s’: emancipação, empoderamento e engajamento dos consumidores. In A publicidade na era da estimulação. UMinho Editora. Santos, C. (2021). No trilho da comunicação do século XXI: tendências e desafios. In  Audiovisual e indústrias criativas: presente e futuro, 835-849, McGraw Hill. Silva, S., Ruão, T. & Gonçalves, G. (2020). O estado de arte da comunicação organizacional: as tendências do século XXI. Observatorio, 14 (4), 98-118. Stillerman, J. (2015). The sociology of consumption: a global approach, Cambridge, Polity Press.          
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