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Apresentação
Apresentação
Trata-se de uma unidade curricular de iniciação à Sociologia. Como tal, procura que os alunos compreendam o objeto e a metodologia da Sociologia e que tomem contacto com os conceitos estruturantes desta ciência.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT45-7159
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A perspetiva Sociológica
1.1. Senso comum versus conhecimento científico. A imaginação sociológica1.2. A complexidade do social. O objeto de estudo sociológico1.3. Regularidades e singularidades sociais1.4. Conceitos fundamentais1.5. As ciências sociais e a emergência da Sociologia. Breve história da disciplina em Portugal
2. Cultura e Sociedade
2.1. Conceitos a definições gerais de sociedade e de cultura; reflexão sobre a diversidade sociocultural; cultura de massas2.2. 0s conceitos de modernidade. globalização e pós-modernidade. Cultura e multiculturalismo: os hibridismos2.3. Cultura e globalização cultural
3. Estruturas Sociais
3.1. As estruturas e instituições sociais na contemporaneidade: uma reflexão sobre o passado e um olhar sobre o futuro3.2. Práticas, representações e dinâmicas sociai3.3. A interação social na vida quotidiana3.4. As sociologias na Sociologia: um retrato nacional
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Objetivos
Objetivos
Objetivos
Introduzir os alunos no pensamento e nas problemáticas sociológica
Cultivar a imaginação sociológicaPromover uma atitude critica face às conceções do senso comum, através do conhecimento dos pressupostos da Sociologia, enquanto ciência dos fenómenos sociais
Aproximação aos principais conceitos e práticas de investigação
Conhecimentos, capacidades e competências
Aquisição das bases teóricas que permitem a compreensão do objeto de estudo específico da Sociologia
Aquisição de um quadro analítico que reforce a capacidade de compreensão e de intervenção na sociedade e nas organizações
Desenvolvimento de noções gerais e iniciais acerca da escrita de artigos/documentos científicos
Desenvolvimento das capacidades individuais e grupais da comunicação oral e escrita e reforço da criatividade, da iniciativa, da disponibilidade para aprender e do trabalho em equipa
Sensibilização para as questões éticas e deontológicas que atualmente perpassam a Sociedade da Comunicação e da Informação
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos dispõem da possibilidade de propor a discussão nas aulas de materiais por si recolhidos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Berger, P. L. & Luckmann, T. (1999). A Construção Social da Realidade. Lisboa: Dinalivro.
Costa, A. F. (2001). O que é Sociologia. Lisboa: Quimera
Elias, N. (1980). Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70.
Fialho, J. (2021). Manual para a intervenção social. Da teoria à ação. Lisboa: Silabo
Giddens, A. (2007). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Oliveira, N. (2017). Do multiculturalismo ao interculturalismo. Um novo modo de incorporação da diversidade cultural?. Revista Ambivalências, vol. 5, n.º 9, 10-35
Stuart, H. (2019). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina editora
Serrano, M. (org.) (2013). Um retrato das instituições sociais na sociedade contemporânea. Évora: Universidade de Évora.
Weber, M. (2015). Conceitos Sociológicos Fundamentais. Lisboa: Edições 70
Williams, R. (1963). Culture and society 1780-1950. 2.ed. Harmondsworth: Penguin
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não