Disciplina Sociologia I

  • Apresentação

    Apresentação

    Trata-se de uma unidade curricular de iniciação à Sociologia. Como tal, procura que os alunos compreendam o objeto e a metodologia da Sociologia e que tomem contacto com os conceitos estruturantes desta ciência.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     1. A perspetiva Sociológica

    1.1. Senso comum versus conhecimento científico. A imaginação sociológica1.2. A complexidade do social. O objeto de estudo sociológico1.3. Regularidades e singularidades sociais1.4. Conceitos fundamentais1.5. As ciências sociais e a emergência da Sociologia. Breve história da disciplina em Portugal

    2. Cultura e Sociedade

    2.1. Conceitos a definições gerais de sociedade e de cultura; reflexão sobre a diversidade sociocultural; cultura de massas2.2. 0s conceitos de modernidade. globalização e pós-modernidade. Cultura e multiculturalismo: os hibridismos2.3. Cultura e globalização cultural

    3. Estruturas Sociais

    3.1. As estruturas e instituições sociais na contemporaneidade: uma reflexão sobre o passado e um olhar sobre o futuro3.2. Práticas, representações e dinâmicas sociai3.3. A interação social na vida quotidiana3.4. As sociologias na Sociologia: um retrato nacional

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos

    Introduzir os alunos no pensamento e nas problemáticas sociológica

    Cultivar a imaginação sociológicaPromover uma atitude critica face às conceções do senso comum, através do conhecimento dos pressupostos da Sociologia, enquanto ciência dos fenómenos sociais

    Aproximação aos principais conceitos e práticas de investigação

    Conhecimentos, capacidades e competências 

    Aquisição das bases teóricas que permitem a compreensão do objeto de estudo específico da Sociologia

    Aquisição de um quadro analítico que reforce a capacidade de compreensão e de intervenção na sociedade e nas organizações

    Desenvolvimento de noções gerais e iniciais acerca da escrita de artigos/documentos científicos

    Desenvolvimento das capacidades individuais e grupais da comunicação oral e escrita e reforço da criatividade, da iniciativa, da disponibilidade para aprender e do trabalho em equipa

    Sensibilização para as questões éticas e deontológicas que atualmente perpassam a Sociedade da Comunicação e da Informação

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berger, P. L. & Luckmann, T. (1999). A Construção Social da Realidade. Lisboa: Dinalivro.

    Costa, A. F. (2001). O que é Sociologia. Lisboa: Quimera

    Elias, N. (1980). Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70.

    Fialho, J. (2021). Manual para a intervenção social. Da teoria à ação. Lisboa: Silabo

    Giddens, A. (2007). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

    Oliveira, N. (2017). Do multiculturalismo ao interculturalismo. Um novo modo de incorporação da diversidade cultural?. Revista Ambivalências, vol. 5, n.º 9, 10-35

    Stuart, H. (2019). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina editora

    Serrano, M. (org.) (2013). Um retrato das instituições sociais na sociedade contemporânea. Évora: Universidade de Évora.   

       Weber, M. (2015). Conceitos Sociológicos Fundamentais. Lisboa: Edições 70

    Williams, R. (1963). Culture and society 1780-1950. 2.ed. Harmondsworth: Penguin

     

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