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Apresentação
Apresentação
Para além da teorização que compreende o desenvolvimento, dos teóricos fundadores aos contemporâneos e dos procedimentos de operacionalização indispensáveis na análise das desigualdades sociais e da formação de grupos de interesse, esta U. C. centrar-se-á nos meios e experiências de pesquisa com incidência na análise da sociedade portuguesa.
Assim, pretende-se:
- Introduzir o problema das desigualdades sociais nas sociedades modernas;
- Constatar a polarização teórica e formulações diversificadas;
- Problematizar a formação e a ação de grupos distintivos e de ¿blocos do poder¿, articulando os campos social, económico e ideológico.
- Determinar os espaços sociais e estilos de vida, na sociedade em geral, alertando para a construção simbólica;
- Verificar a pluralidade de estratégias teóricas para tratar as problemáticas;
- Apresentar modos de operacionalização das variáveis utilizadas neste campo de saber.
- Criar a motivação para o estudo da matéria
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT45-7167
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Formulações teóricas sobre as classes sociais e estratificação social tendo em atenção três pontos:
1) a transversalidade dos estratos sociais no processo histórico; as teorias da estratificação e da mobilidade; a formação das classes sociais abertas e fechadas; a sociedade de classes e o poder; a multidimensionalidade das desigualdades sociais com a articulação das classes, dos grupos de status e dos partidos; as classes, a visibilidade social, classificação simbólica e estilos de vida; a formação de elites e o poder;
2) os procedimentos de operacionalização para a análise de classes; com a determinação dos lugares das classes e os interesses de classe;
3) a construção das classes e dos grupos de interesse em Portugal com a articulação entre o Estado, a sociedade e os grupos de interesse; casos específicos: dirigentes de ONG¿s de Solidariedade Social; cientistas, artistas, profissionais e excluídos; e, as transformações sociais e a recomposição de classes na sociedade portuguesa.
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Objetivos
Objetivos
Esta matéria, uma das ¿Unidade Curriculares gerais¿, permite obter capacidade de operacionalizar procedimentos para a localização das desigualdades sociais e para a interpretação ou explicação de um material empírico determinado, quer relativamente à problemática encontrada, quer aos poderes que estão presentes. Dividem-se em competências:
1. Trabalhar a problemática das desigualdades: sociais, económicas, profissionais, culturais, político/ideológicas, simbólicas, étnicas, religiosas, estilos de vida, género, família, exclusão social, cidade e rural;
2. Identificar e explicar a localização dos poderes e das relações de poder em: grupos, organizações, profissões (associações e ordens), empresas, sindicatos, partidos, ONGs, instituições (civis e militares) e elites;
3. Estudar e explicar a mudança social.
Os alunos ficam com competências de análise das desigualdades que cabem em diferentes áreas especializadas da sociologia.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizados métodos ativos de educação de adultos, nomeadamente: a) debates em sala; b) visionamento de vídeos on-line seguidos de debate; c) exercícios de grupo em sala, com recurso aos sites da Comissão Europeia, ESA e outras organizações internacionais.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, J. (1999). Classes Sociais nos Campos. Oeiras: Celta
Bourdieu, P. (1979). La Distinction. Critique Sociale du Jugement. Paris: Éditions Minuit.
Estanque, E. (2012). A Classe Média. Ascensão e Declínio. Lisboa: FFMS.
Estanque, & Mendes, J. (1997). Classes e Desigualdades Sociais em Portugal. Porto: Afrontamento.
Louçã, F. & Ferro, L., Lopes J. (2017). As Classes Populares A produção e a reprodução da desigualdade em Portugal. Lisboa: Bertrand.
Ossowski, Stanislaw. (1976). Estrutura de Classes na Consciência Social. Rio de Janeiro: Zahar.
Poulantzas, N. (1978). Fascismo e Ditadura. S. Paulo: Martins Fontes
Poulantzas (1975). As Classes Sociais no Capitalismo de Hoje. Rio de Janeiro: Zahar.
Wright, E. (1981). Classe, Crise e o Estado. Rio de Janeiro: Zahar.
Wright, E. (2013). Classes. Mangualde: Pedagogo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não