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Disciplina Classes e Estratificação Social

  • Apresentação

    Apresentação

    Para além da teorização que compreende o desenvolvimento, dos teóricos fundadores aos contemporâneos e dos procedimentos de operacionalização indispensáveis na análise das desigualdades sociais e da formação de grupos de interesse, esta U. C. centrar-se-á nos meios e experiências de pesquisa com incidência na análise da sociedade portuguesa.

    Assim, pretende-se:

    - Introduzir o problema das desigualdades sociais nas sociedades modernas;

    - Constatar a polarização teórica e formulações diversificadas;

    - Problematizar a formação e a ação de grupos distintivos e de ¿blocos do poder¿, articulando os campos social, económico e ideológico.

    - Determinar os espaços sociais e estilos de vida, na sociedade em geral, alertando para a construção simbólica;

    - Verificar a pluralidade de estratégias teóricas para tratar as problemáticas;

    - Apresentar modos de operacionalização das variáveis utilizadas neste campo de saber.

    - Criar a motivação para o estudo da matéria

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Formulações teóricas sobre as classes sociais e estratificação social tendo em atenção três pontos:

    1) a transversalidade dos estratos sociais no processo histórico; as teorias da estratificação e da mobilidade; a formação das classes sociais abertas e fechadas; a sociedade de classes e o poder; a multidimensionalidade das desigualdades sociais com a articulação das classes, dos grupos de status e dos partidos; as classes, a visibilidade social, classificação simbólica e estilos de vida; a formação de elites e o poder;

    2) os procedimentos de operacionalização para a análise de classes; com a determinação dos lugares das classes e os interesses de classe;

    3) a construção das classes e dos grupos de interesse em Portugal com a articulação entre o Estado, a sociedade e os grupos de interesse; casos específicos: dirigentes de ONG¿s de Solidariedade Social; cientistas, artistas, profissionais e excluídos; e, as transformações sociais e a recomposição de classes na sociedade portuguesa.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta matéria, uma das ¿Unidade Curriculares gerais¿, permite obter capacidade de operacionalizar procedimentos para a localização das desigualdades sociais e para a interpretação ou explicação de um material empírico determinado, quer relativamente à problemática encontrada, quer aos poderes que estão presentes. Dividem-se em competências:

    1. Trabalhar a problemática das desigualdades: sociais, económicas, profissionais, culturais, político/ideológicas, simbólicas, étnicas, religiosas, estilos de vida, género, família, exclusão social, cidade e rural;                          

    2. Identificar e explicar a localização dos poderes e das relações de poder em: grupos, organizações, profissões (associações e ordens), empresas, sindicatos, partidos, ONGs, instituições (civis e militares) e elites;

    3. Estudar e explicar a mudança social.

    Os alunos ficam com competências de análise das desigualdades que cabem em diferentes áreas especializadas da sociologia.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizados métodos ativos de educação de adultos, nomeadamente: a) debates em sala; b) visionamento de vídeos on-line seguidos de debate; c) exercícios de grupo em sala, com recurso aos sites da Comissão Europeia, ESA e outras organizações internacionais.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, J. (1999). Classes Sociais nos Campos. Oeiras: Celta

    Bourdieu, P. (1979). La Distinction. Critique Sociale du Jugement. Paris: Éditions Minuit.

    Estanque, E. (2012). A Classe Média. Ascensão e Declínio. Lisboa: FFMS.

    Estanque, & Mendes, J. (1997). Classes e Desigualdades Sociais em Portugal. Porto: Afrontamento.

    Louçã, F. & Ferro, L., Lopes J. (2017). As Classes Populares A produção e a reprodução da desigualdade em Portugal. Lisboa: Bertrand.

    Ossowski, Stanislaw. (1976). Estrutura de Classes na Consciência Social. Rio de Janeiro: Zahar.

    Poulantzas, N. (1978). Fascismo e Ditadura. S. Paulo: Martins Fontes

    Poulantzas (1975). As Classes Sociais no Capitalismo de Hoje. Rio de Janeiro: Zahar.

    Wright, E. (1981). Classe, Crise e o Estado. Rio de Janeiro: Zahar.

    Wright, E. (2013). Classes. Mangualde: Pedagogo.

     

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