filmeu

Disciplina Modelação e Animação 3D I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina é de natureza teórico-prática e explora os princípios fundamentais da modelação de 3D assets (UVs, texture baking, criação de texturas e renderização offline de imagens de elevada qualidade), destinados à implementação em ambientes de jogo. Neste contexto, a unidade curricular integra uma forte componente prática, orientada para a aplicação dos conhecimentos transmitidos em aula, através de um conjunto de exercícios práticos de avaliação e um projeto ao longo do semestre, nos quais são aplicadas as metodologias e técnicas lecionadas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Pipeline de Modelação 3D I: pré-produção, modelação 3D, mapeamento UV, texture baking, texturas, shading e render offline; tilização de ferramentas de modelação poligonal e de texturização de objetos tridimensionais; Otimização de geometria 3D; Técnicas e metodologias avançadas de modelação 3D, aplicadas à subdivisão de superfícies, com o objetivo de produzir modelos destinados à integração em motores de jogo; Conceito de mapeamento 2D (UV); Criação e edição de mapas UV; Texture baking: normal, metalness e roughness; Criação de PBR materials a partir de texturas albedo, normal, metalness e roughness); Aplicação de texturas em Maya (hypershade); Criação de um cenário neutro (lightbox 3D) e configuração de um ambiente de iluminação (3D product render), com o objetivo de gerar imagens de elevada qualidade através do motor de render Arnold no Maya; Renderização final de imagens 3D (PNG).
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos e metodologias de modelação 3D aplicadas à criação de modelos destinados à integração em motores de jogo. São abordadas técnicas de modelação poligonal, mapeamento UV, texture baking e criação de texturas, bem como a conceção de 3D assets para cenários tridimensionais fechados. Os estudantes desenvolvem competências na aplicação de transformações, utilização de primitivas, gestão do histórico, manipulação de componentes, criação e edição de polymesh, definição de coordenadas UV e configuração de ambientes de iluminação em Maya Arnold. O objetivo prático consiste na conceção de um cenário 3D fechado e na produção de imagens de elevada qualidade para fins de apresentação e promoção.  
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A unidade curricular adota metodologias inovadoras, como metodologias ativas, nas quais o docente atua como mediador para estimular o pensamento crítico. Está igualmente integrada com duas disciplinas e respetivos docentes. O ensino é orientado para projeto, privilegiando o trabalho em grupo, a revisão entre pares e a resolução de problemas. O acompanhamento dos estudantes é complementado fora da aula através da plataforma Discord. A unidade conjuga teoria e prática no desenvolvimento de projetos autónomos, exercícios, um teste prático e um projeto final, que promove a investigação de conceitos e técnicas, a articulação multidisciplinar e o trabalho autónomo. As aulas, de caráter expositivo e apoiadas em exercícios orientados, favorecem a assimilação de conteúdos e o esclarecimento de dúvidas, criando um ambiente participativo entre estudantes e docente.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ahearn, L. (2008). 3D game environments: Create professional 3D game worlds. Elsevier. Chopine, A. (2011). 3D art essentials: The fundamentals of 3D modeling, texturing, and animation. Focal Press. Derakhshani, D. (2011). Introducing Maya 2008. Autodesk Maya Press. Kerlon, I. V. (2019). The art of 3D computer animation and effects. Wiley. Kumar, A. (2020). Beginning PBR texturing: Learn physically based rendering with Allegorithmic’s Substance Painter. Menard, M. (2012). Game development with Unity. Cengage Learning. Murdock, K. (2017). Autodesk Maya 2017 basics guide. SDC Publications. Murdock, K. (2024). Autodesk Maya 2025 basics guide. SDC Publications. Shah, Z. J. (2022). Realistic asset creation with Adobe Substance 3D: Create materials, textures, filters, and 3D models using Substance 3D Painter, Designer, and Stager. Packt Publishing. Tavinor, G. (2009). The art of videogames. In D. McIver Lopes (Org.), Philosophy of Computer Games (pp. xx–xx). Wiley-Blackwell.
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação consiste, numa primeira fase, na realização de três exercícios práticos, iniciados em aula, e de um teste prático, ambos com caráter avaliativo. Numa segunda fase, é desenvolvido um projeto ao longo do semestre, organizado em duas etapas distintas. Desta forma, o estudante adquire uma visão global da realização de um projeto de caráter profissional, proposto pela unidade curricular, beneficiando de uma avaliação orientada por objetivos.

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Exercícios Práticos

     

    30%

    Modelação 3D poligonal

    Fase 01

    20%

    Mapa de UVs Fase 01 20%
    Texture baking e composição de texturas Fase 02 20%
    3D Production Render (Render offline em Maya Arnold) Fase 02 10%

     

    O enunciado do projeto, que define as fases a desenvolver ao longo do semestre, encontra-se disponível na plataforma Moodle.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios