Apresentação do Curso
A licenciatura em Videojogos da Universidade Lusófona tem como principal objetivo oferecer formação teórica e prática, especializada e profissionalizante, de natureza tecnológica e artística, nas áreas da animação, jogos digitais, vídeo, comunicação multimédia e artes interactivas.
Razões para frequentar este curso
- Tirar uma licenciatura numa área profissional dinâmica e em crescimento, com futuro, tanto em Portugal como no estrangeiro, e com saídas profissionais diversificadas e criativas.
- Fazer parte de um curso que alia teoria e prática de forma harmoniosa promovendo uma lógica de "aprender fazendo".
- A Licenciatura em Videojogos abre caminho para a formação de 2º ciclo no programa de Mestrado em Sistemas de Comunicação Multimédia.
- Acesso a um dos melhores parques de equipamentos audiovisuais e multimédia instalados no nosso país para efeitos de formação.
- Aprender a construir histórias, mundos e personagens interativas, linguagens de programação variadas e software de criação, produção e edição 2D e 3D.
- Fazer parte de uma Universidade que se situa em Lisboa, local onde estão a maioria das empresas de multimédia e videojogos, e onde acontecem as grandes exposições e eventos na área das Indústrias Criativas.
Despacho do curso
Despacho n.º 15043/2011, de 7 de novembro, alterado pelo Despacho n.º 1407/2018, de 8 de fevereiro
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
24/10/2017
Registo
R/A ¿ Cr 109/2011/AL01
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Professor Doutor Filipe Costa Luz
Sub-direção de Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
03 Desenho
16 Matemática
18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
A licenciatura em Videojogos da Universidade Lusófona tem por principais objetivos:
1. Promover uma formação elementar e de base interdisciplinar em banda larga, que integre saberes teóricos e aplicados nas áreas científicas da presente licenciatura;
2. Adequar o perfil da formação e o conteúdo das unidades curriculares às características e necessidades efectivas do mercado de trabalho nacional e europeu deste setor;
3. Fornecer as competências necessárias ao futuro exercício profissional e ao prosseguimento de estudos científicos em ciclos mais avançados de formação;
4. Reforçar a dimensão internacional do curso e a respectiva integração no espaço europeu de ensino superior.
Destinatários
Para todos os candidatos a ensino superior que sonhem com uma actividade profissional ligada às indústrias criativas das aplicações multimédia e videojogos e que estejam disponíveis para trabalho árduo com muita paixão.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
- Desenvolvimento e escrita de ficções e narrativas interativas para jogos digitais;
- Criação de arquiteturas e plataformas virtuais tirando partido de programas sociais e de espaços lúdicos;
- Conceber e produzir jogos (Game Design e Game Art) ou, em alternativa, programar jogos (Programação);
- Aprender a criar e produzir jogos com diferentes tipologias técnicas (computador, consola, telemóveis, rede);
-Criar e produzir sistemas de entretenimento para múltiplos participantes que misturem tipologias on-line e off-line.
- Desenvolver comunidades virtuais a partir de sistemas sociais acoplados aos jogos digitais;
- Modelação e Animação 3D;
- Programação para Aplicações Móveis e diferentes Consolas de jogo;
- Programação de redes, aplicações front-end, back-office;
- Desenvolvimento conceptual, produção de storyboards e escrita de projetos;
- Promoção e distribuição de produtos de entretenimento;
- Gestão e conceção de projetos multimédia.
Equipamentos e Instalações
A Universidade Lusófona possui um dos melhores parques de equipamentos audiovisuais e multimédia instalados no nosso país para efeitos de formação. De entre estes equipamentos destacamos:
. O Laboratório de Animação 3D
. O Laboratório de MOCAP (MovLAb - Laboratório de Interacções e Interfaces)
. O estúdio de pós-produção digital de som
. O laboratório de televisão interativa
. O estúdio de animação tradicional
. Os vários laboratórios de computação e tecnologias digitais
. Os Estúdios de Cinema e Televisão de Alta Definição (HD)
. O laboratório de Cinema Digital, equipado com tecnologia HD
. O centro de desenvolvimento AVID
Estudos Futuros
A Licenciatura em Videojogos (1º Ciclo) abre caminho para a oferta de formação de 2º ciclo da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação.
Saídas Profissionais
- Criação e produção de projetos multimédia com especial enfoque para a vertente de entretenimento;
- Aplicações que tirem partido de sistemas lúdicos: montras interativas, tapetes reativos, projetos táteis para dispositivos móveis (ipads, telemóveis, entre outros);
- Jogos aplicados à publicidade e a projetos de marketing (advergames e alternate reality games);
- Serious games (sistemas lúdicos aplicados à educação e à saúde);
- Jogos e sociedade: criação de projetos urbanos e inclusivos no âmbito de festivais para autarquias, museus e outros eventos culturais, institucionais e comerciais;
- Conceção e gestão de projetos multimédia que envolvam equipas de produção vastas (designers, artistas, programadores, argumentistas, produtores, etc.) e várias tecnologias (redes computacionais, telemóveis, vídeo, realidade aumentada, impressão de elementos gráficos em papel, entre outras possibilidades). Modelação 2d e 3d;
- Animação 2d e 3d; Pós-produção e composição visual para vídeo (Premiére e After Effects); Desenvolvimento conceptual, produção de storyboards e escrita de projetos multimédia (Photoshop, Ilustrator, Flash);
- Design de aplicativos, interfaces e sistemas de informação para plataformas multimédia (web, off-line, móvel, blogues, etc.);
- Desenvolvimento de jogos para redes sociais e para empresas (site specific).
Observações
O curso de Videojogos funciona em estreita ligação com o mercado de trabalho e existe uma preocupação constante de adequar as matérias lecionadas à realidade e às necessidades da indústria. Desse modo, no 2º semestre do último ano, os alunos terão de cumprir os 10 ECTS correspondentes à disciplina Seminário de Projeto e Integração Profissional, através do regime presencial (200h de contacto) em estágio numa empresa de um ramo próximo dos conteúdos programáticos desta licenciatura.
É de salientar que a Universidade Lusófona tem promovido vários protocolos com entidades relevantes da indústria audiovisual e multimédia Portuguesa e Europeia. Desse modo, esperamos ampliar a oferta nestes mercados tão recetivos à mudança e caracterizados por constante evoluções tecnológicas. Estes protocolos cobrem as mais variadas áreas, sendo de realçar a integração de alunos em estágio profissionalizante nas empresas, a integração de formadores em áreas tecnológicas de ponta e a partilha de recursos e know-how.
Docentes Convidados
Todos os anos lectivos são convidados docentes/especialistas para lecionar módulos, masterclasses ou workshops relacionados com a indústria criativa de videojogos. Sejam Game Dev Meets, Game Talks, Sessões de Pitching ou conferências específicas, é frequente a presença de docentes convidados.
Áreas Científicas
Áudio-visuais e produção dos media | Artes | Artes e humanidades