licenciatura-videojogos-lisboa

Licenciatura Videojogos

Lisboa
A licenciatura em Videojogos da Universidade Lusófona tem como principal objetivo oferecer formação teórica e prática, especializada e profissionalizante, de natureza tecnológica e artística, nas áreas de Videojogos, Game Design, Programação de Jogos, Arte... Ler mais

Partilhar

Email

Videojogos Lusófona
GrauLicenciatura Semestres6 Créditos180 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    A licenciatura em Videojogos da Universidade Lusófona tem como principal objetivo oferecer formação teórica e prática, especializada e profissionalizante, de natureza tecnológica e artística, nas áreas de Videojogos, Game Design, Programação de Jogos, Arte para Jogos, Jogos de Tabuleiro, Jogos híbridos, Jogos Sérios, AI, AR, VR, Animação e Modelação 3D, comunicação multimédia e artes interactivas. Inserida no Departamento de Cinema e Artes dos Media, no campus da Universidade de Lusófona em Lisboa, os nossos estudantes usufruem de meios impares em Portugal por via do acesso a laboratórios, a recursos tecnológicos, proximidade tanto à indústria como à investigação e a oportunidade de acesso a uma rede internacional de universidades parceiras deste departamento. O nosso objectivo é que os estudantes de Videojogos da Universidade Lusófona tenham a oportunidade de se expressarem por meio dos seus jogos, críticos, conceptuais ou experimentais e, por conseguinte, tornando-se importantes agentes para a produção criativa e cultural deste sector. A criação de jogos é uma actividade que exige profissionais verdadeiramente interdisciplinares, é esse o foco do nosso programa curricular. Videojogos aprende-se fazendo, durante o curso os nossos alunos desenvolvem competências práticas nas áreas de Game Design, Game Art e Programação, contactam com profissionais experientes, têm acesso tecnologias como VR, AR e MOCAP e ainda a possibilidade de participar em eventos onde testam os seus conhecimentos entre pares, ampliando a sua rede de contactos.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas:

    • 03 Desenho
    ou
    • 16 Matemática
    ou
    • 18 Português


    Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos). Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
  • Destinatários

    Destinatários

    Para todos os candidatos a ensino superior que sonhem com uma actividade profissional ligada às indústrias criativas das aplicações multimédia e videojogos e que estejam disponíveis para trabalho árduo com muita paixão.
  • Competências

    Competências

    - Desenvolvimento e escrita de ficções e narrativas interativas para jogos digitais; - Criação de arquiteturas e plataformas virtuais tirando partido de programas sociais e de espaços lúdicos; - Conceber e produzir jogos (Game Design e Game Art) ou, em alternativa, programar jogos (Programação); - Aprender a criar e produzir jogos com diferentes tipologias técnicas (computador, VR, AR, consola, telemóveis, boardgames, performativos ou em rede); -Criar e produzir sistemas de entretenimento para múltiplos participantes que misturem tipologias on-line e off-line. - Desenvolver comunidades virtuais a partir de sistemas sociais acoplados aos jogos digitais; - Modelação e Animação 3D; - Programação aplicada de jogos para PC, Consolas e Aplicações; - Programação de geração procedural e AI para jogos; - Desenvolvimento conceptual, produção de storyboards e escrita de projetos; - Promoção e distribuição de produtos de entretenimento; - Gestão e conceção de projetos multimédia.
  • Objetivos

    Objetivos

    A licenciatura em Videojogos da Universidade Lusófona tem por principais objetivos: 1. Promover uma formação elementar e de base interdisciplinar em banda larga, que integre saberes teóricos e aplicados nas áreas científicas da presente licenciatura; 2. Adequar o perfil da formação e o conteúdo das unidades curriculares às características e necessidades efectivas do mercado de trabalho nacional e europeu deste setor; 3. Aproximar a indústria da academia, por via de sinergias entre projectos de ensino e o sector empresarial dos Jogos e outras áreas que se relacionem com jogos. 4. Fornecer as competências necessárias ao futuro exercício profissional e ao prosseguimento de estudos científicos em ciclos mais avançados de formação; 5. Reforçar a dimensão internacional do curso e a respectiva integração no espaço europeu de ensino superior. 6. Envolver os alunos em projectos profissionais (estágios em empresas) e de investigação (pesquisa e desenvolvimento em centros de investigação)
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Tirar uma licenciatura numa área profissional dinâmica e em crescimento, com futuro, tanto em Portugal como no estrangeiro, e com saídas profissionais diversificadas e criativas.
    • Fazer parte de um curso que alia teoria e prática de forma harmoniosa promovendo uma lógica de "aprender fazendo".
    • A Licenciatura em Videojogos abre caminho para a formação de 2º ciclo no programa de Mestrado em Sistemas de Comunicação Multimédia.
    • Acesso a um dos melhores parques de equipamentos audiovisuais e multimédia instalados no nosso país para efeitos de formação.
    • Aprender a construir histórias, mundos e personagens interativas, linguagens de programação variadas e software de criação, produção e edição 2D e 3D.
    • Fazer parte de uma Universidade que se situa em Lisboa, local onde estão a maioria das empresas de multimédia e videojogos, e onde acontecem as grandes exposições e eventos na área das Indústrias Criativas.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    - Criação e desenvolvimento de jogos em contexto empresarial; - Design de aplicativos, interfaces e sistemas de informação para plataformas multimédia (web, off-line, móvel, blogues, etc.); - Jogos aplicados à publicidade e a projetos de marketing (advergames e alternate reality games); - Serious games e gamification (sistemas lúdicos aplicados a outras áreas do saber); - Desenvolvimento de jogos para redes sociais, empresas, projetos urbanos e inclusivos no âmbito de festivais para autarquias, museus e outros eventos culturais, institucionais e comerciais; - Modelação 2d e 3d para videojogos, VR, XR, AR, Animação, Arquitectura e Cinema. - Criação de Aplicações Interactivas que tirem partido de sistemas lúdicos: montras interativas, tapetes reativos, projetos táteis para dispositivos móveis, entre outros; - Conceção e gestão de projetos multimédia que envolvam equipas de produção vastas (designers, artistas, programadores, argumentistas, produtores, etc.) e várias tecnologias (redes computacionais, telemóveis, vídeo, realidade aumentada, impressão de elementos gráficos em papel, entre outras possibilidades). - ¿Game changer¿: Game designer, Desenvolvimento conceptual, e escrita de projetos multimédia;
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    A Licenciatura em Videojogos (1º Ciclo) abre caminho para a oferta de formação de 2º ciclo da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação, nomeadamente no Mestrado em Design de Jogos e Média Jogáveis.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    Todos os anos lectivos são convidados docentes/especialistas para lecionar módulos, masterclasses ou workshops relacionados com a indústria criativa de videojogos. Sejam Game Dev Meets, Game Talks, Sessões de Pitching ou conferências específicas, é frequente a presença de docentes convidados. A cada semestre lectivo decorrem 2 semanas de workshops e masterclasses nas quais os alunos interagem com convidados da indústria e investigadores das áreas de jogos e entretenimento. Em formato presencial ou online, a partilha de conhecimentos actualizados por parte destes intervenientes é um dos pontos fortes desta proposta de ensino.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    A Universidade Lusófona possui um dos melhores parques de equipamentos audiovisuais e multimédia instalados no nosso país para efeitos de formação. De entre estes equipamentos destacamos: . Os laboratórios de Jogos . O Laboratório de Animação 3D; . O Laboratório de MOCAP (MovLAb - Laboratório de Interacções e Interfaces); . O estúdio de pós-produção digital de som; . O laboratório de televisão interativa; . O estúdio de animação tradicional; . Os vários laboratórios de computação e tecnologias digitais; . Os Estúdios de Cinema e Televisão de Alta Definição (HD); . O laboratório de Cinema Digital, equipado com tecnologia HD; . O centro de desenvolvimento AVID;
  • Investigação

    Investigação

    A licenciatura em Videojogos interage com as unidades de investigação Hei-Lab, CEeid e Cicant para o desenvolvimento de vários projectos Erasmus+, FCT, Fazer+, entre outros, nos quais os alunos realizam trabalho no campo expandido dos jogos em ambiente curricular ou através de bolsas de estudo. Jogos Sérios, Jogos educativos, simuladores VR e aplicações AR são algumas das aplicações desenvolvidas que têm contribuído para a criação de emprego e incentivado o progresso dos alunos para ensino de 2º ciclo, através das bolsas disponibilizadas pelos nossos centros de investigação. A possibilidade de estudos avançados no Curso de Mestrado em Design de Jogos e Média Jogáveis é uma realidade e uma proposta aliciante para quem pretende se especializar num nível de 2º ciclo.
  • Observações

    Observações

    O curso de Videojogos funciona em estreita ligação com o mercado de trabalho e existe uma preocupação constante de adequar as matérias lecionadas à realidade e às necessidades da indústria. Desse modo, no 2º semestre do último ano, os alunos terão de cumprir os 10 ECTS correspondentes à disciplina Seminário de Projeto e Integração Profissional, através do regime presencial (200h de contacto) em estágio numa empresa de um ramo próximo dos conteúdos programáticos desta licenciatura. É de salientar que a Universidade Lusófona tem promovido vários protocolos com entidades relevantes da indústria audiovisual e multimédia Portuguesa e Europeia. Desse modo, esperamos ampliar a oferta nestes mercados tão recetivos à mudança e caracterizados por constante evoluções tecnológicas. Estes protocolos cobrem as mais variadas áreas, sendo de realçar a integração de alunos em estágio profissionalizante nas empresas, a integração de formadores em áreas tecnológicas de ponta e a partilha de recursos e know-how.

Centro Universitário

Lisboa | Esc.Comunicação, Arquitetura, Artes e TI
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Acesso 198€
      Titulares de curso superior 198€
      Reingresso 80€
      Maiores de 23 198€
      Estudantes Internacionais 260€
      Mudança de curso 80€
      Estudantes Internacionais 260€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 515€
      Seguro Escolar 40€
      Inscrição 325€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 412.2€
      Valor por ECTS 13.74€
    • Valores Candidatura
      Acesso 210€
      Titulares de curso superior 210€
      Reingresso 90€
      Maiores de 23 210€
      Estudantes Internacionais 300€
      Mudança de curso 90€
      Estudantes Internacionais 300€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 520€
      Seguro Escolar 40€
      Inscrição 335€

Secretariado

Inês Teixeira

  • Extensão Telefónica
    641
  • Local de atendimento
    Sala F.1.12
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 10h às 13h e das 15h às 18h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A ¿ Cr 109/2011/AL01

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 180 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Livro de reclamaões Elogios