filmeu

Disciplina Cultura Visual

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular «Cultura Visual» visa iniciar os estudantes nas problemáticas de um novo campo de estudos que reconhece a permanente interpelação da experiência visual como uma das principais questões críticas da contemporaneidade. A unidade curricular trará aos estudantes uma visão crítica na análise das imagens, permitindo-lhes estabelecer ligações e antecedentes para os desafios contemporâneos da cultura visual, entender os aspectos visuais como fonte de transmissão cultural e explorar relações e interferências que os sistemas culturais acarretam ao processo visual de identificação e entendimento do mundo e da realidade. Face à amplitude, pertinência e exigência do presente ciclo de estudos, a presente unidade curricular irá incidir, sobretudo, nas oportunidades de criação de novas e criativas estratégias de comunicação que respondam com eficácia e criatividade aos diversos desafios colocados todos os dias por uma sociedade moderna cada vez mais exigente.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.  Imagem, signo e significação. Modelos de significação de C. Peirce e F. Saussure.

     

    2.  Categorias dos signos. Ícone, índice e símbolo. Signos icónicos e arbitrários. Convenção. Paradigmas e sintagmas.

     

    3.  Ordens de significação. Denotação, conotação, mito e ordem simbólica.

     

    4.  Relações texto e imagem. Interação e complementaridade.

     

    5.  Intertextualidade. Tipos de intertextualidade. Memes. 

     

    6.  Significantes plásticos e composição I. Teoria da Gestalt. Pontos fortes. Peso, equilíbrio e simetria. Linhas e formas.

     

    7.  Significantes plásticos e composição II. Secções da imagem. Construção axial, focalizada, em profundidade, por valores e sequencial. Enquadramentos. Elementos escalares e ângulos. 

     

    8.  Cor e seus significados. Cor e luz. Sistemas de cor. Psicologia da cor. Cor e comunicação. 

     

    9.  Linguagem scripto-visual. Plano tipográfico e topográfico. A palavra-imagem. Identidade visual. Narrativas da marca.

  • Objetivos

    Objetivos

    Domínio de um vocabulário básico que permita aos estudantes interpretar e criar projectos culturais de diversas naturezas: séries de televisão, filmes, animações, aplicações multimédia e jogos digitais, entre outros. Os estudantes serão estimulados a ver e compreender as inúmeras intersecções entre, por um lado, as artes e os jogos digitais e, por outro, as artes analógicas (cinema, fotografia, música, desenho, design, etc.). Adquirir conhecimento teórico especializado na área dos jogos e das artes interactivas com especial enfoque para uma cultura de convergência transmedia.

    Estimular uma literacia em cultura visual que permita aos estudantes desenvolver um sentido crítico e responder com dinamismo aos desafios teórico e práticos das indústrias criativas. Desenvolver ao longo do semestre diversos exercícios de reflexão crítica através de texto e imagem sobre o material audiovisual visionado nas diversas aulas. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Um conjunto de metodologias inovadoras são implementadas em todas as sessões desta unidade curricular, nomeadamente:

    - Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico.

    - Utilização de recursos STEAM.

    - Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular;

    - Ensino orientado por projecto, no qual os estudantes trabalham em grupo, com revisão entre pares, para a solução de desafios propostos (problemas) pela turma.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • AUMONT, J. (2009), A Imagem. Lisboa: Edições 70.
    • AUMONT, J.; MARIE, M. (2009), A Análise do Filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
    • BARTHES, R. (2008), A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70.
    • BURNETT, R. (2004), How Images Think. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press.
    • CHANDLER, D. (2007), Semiotics: the basics. Londres: Routledge.
    • FISKE, J. (2002), Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto: Edições ASA.
    • FREEMAN, M. (2007), The Photographer's Eye - Composition and Design for Better Digital Photos. Lewes: The Ilex Press.
    • FREEMAN, M. (2009), Perfect Exposure - The Professional Guide to Capturing Perfect Digital Photographs. Lewes: The Ilex Press.
    • MARTIN, M. (2005), A Linguagem Cinematográfica. Lisboa: Dinalivro.
    • MARTINE, J. (1999), Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Edições 70.
    • REGATÃO, J. P. (2007), Arte Pública e os Novos Desafios das Intervenções no Espaço Urbano. Lisboa: Quimera Editores. 

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios