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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa reunir conhecimentos científicos e técnicas etnográficas que permitam a identificação e a análise das representações contemporâneas do Espaço. Os conteúdos programáticos foram selecionados de forma a recobrir as mutações, os contextos e as dinâmicas que compõem o Espaço como campo: de macroprocessos, como a globalização e a aceleração generalizada, a microligações, como o heterotópico e o particular, passando por questões prementes como as alterações climáticas. Promove-se a análise e a reflexão sobre os processos locais e translocais que marcam a contemporaneidade, a par dos seminais impulsos que ativamente contribuíram para a construção, real e simbólica, do espaço.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-12626
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Metodologias: O trabalho de campo nas Ciências Sociais
1.1. A investigação no terreno: questões epistemológicas do método etnosociológico.
1.2. Para uma antropologia do objeto e das redes: génese do objeto técnico e evolução da realidade técnica.
2. Conceitos: A Cidade e a sua Regeneração
2.1. Dos lugares aos não-lugares: elementos da sobremodernidade
2.2. Processos inclusivos e exclusivos: gentrificação e heterotopias.
2.3. O espaço dos movimentos sociais: o direito à habitação.
2.4. Novos modelos de habitar.
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Objetivos
Objetivos
Objetivos gerais de Aprendizagem:
Relacionar conhecimentos teóricos: analisar, categorizar e comparar a matéria em estudo.
Conhecer as especificidades de uma investigação ancorada aos fundamentos e metodologias da antropologia.
Compreender o modo de existência do espaço urbano e o funcionamento das redes que o constituem.
Estimular a reflexão crítica sobre a contemporaneidade.
Resultados esperados (indicadores):
Desenvolver competências na investigação científica: identificação, seleção, justificação e validação de ideias.
Identificar conceitos em obras de referência, desenvolvendo leituras.
Ensaiar sínteses escritas, devidamente fundamentadas e parametrizadas segundo padrões académicos.
Discutir criticamente a contemporaneidade, correlacionando os conhecimentos adquiridos.
Aplicar saberes e ferramentas antropológicas em projetos de investigação transdisciplinares.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Articulação de particiações cruzadas no âmbito da transferência do papéis Professor-Aluno, Aluno-Professor.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Augé, M. (2007 [1992]). Não-Lugares: Introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Lisboa: 90º.
AE/334 ¿ BC
Burgess, R. (1997 [1984]. A pesquisa de terreno. Oeiras: Celta.
S/250 ¿ BC
Jacobs, J. (2011 [1961]). Morte e Vida de Grandes Cidades. S. Paulo: Martins Fontes. UR/142 ¿ BC
Poirier, J. Et. Al 1999. Histórias de Vida. Oeiras: Celta. S/252-BC
Rivière, C. (1995). Introdução à Antropologia. Lisboa: Edições 70. AE/48-BC
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não