filmeu

Disciplina Planeamento Urbano e Territorial

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta unidade curricular são abordadas as temáticas do planeamento territorial permitindo o conhecimento das teorias, processos e procedimentos essenciais ao desenvolvimento da profissão em arquitetura. Neste contexto, para além da teoria do planeamento e políticas territoriais a várias escalas, mas com incidência na escala urbana, abordam-se questões de aplicaçao prática nomeadamente no âmbito dos intrumentos de planeamento e gestão territorial, para que os futuros arwuitetos possam, de forma eficaz, realizar as suas tarefas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Planeamento do território e urbanismo - enquadramento, teoria e metodologias; Instrumentos de Planeamento e Gestão Urbana. Escalas, hierarquias, objetivos, conceitos relações e aplicabilidade; Planeamento de equipamentos de utilidade pública e infraestruturas - conceitos e metodologias; Métrica - indicadores e parâmetros urbanísticos Políticas Urbanas - enquadramento e programas e a sua relação com o desenvolvimento do território; Conceitos de gestão urbanística. Processos de Gestão. Institucionalidade para a gestão. Instrumentos e processos de acompanhamento e monitorização e revisão;  
  • Objetivos

    Objetivos

    São objetivos da uniade curricular capacitar os alunos para a prática da arquitetura conhecendo, e respeitando, as normas e princípios definidos nos intrumentos de planeamento territorial. Para tal, importa que os alunos adquiram as seguintes competências: Conhecer os fundamentos do planeamento territorial - para que serve e como se estrutura - nas diferentes escalas de abrangência; Compreender as diferenças hierárquicas (escalas) e de aplicação dos diferentes instrumentos e as regras associadas ao desenvolviemnto das suas atividades; Reconhecer a importância da observância das normas definidas nos Instrumentos de gestão Territorial por forma a adequar as suas produções ao desenvolvimento dos territórios onde atuam; Capacidade para o cálculo das métricas aplicáveis no âmbito do planeamento territorial, conhecendo a sua metodologia, função e importância no contexto do desenvolvimento territorial; Capacidade para dialogar e auxiliar na planificação territorial.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Haverá uma relação de trabalho com outras unidades curriculares, nomeadamente projeto, para que os alunos possam compreender, de forma mais eficiente, as matérias lecionadas e colocar em prática os conhecimentos. Assim, os alunos podem aproveitar de forma eficiente o trabalho realizado para outras unidades curriculares, de forma coordenada com os restantes docentes, que é uma metodologia que tenta inlcuir um trabalho conjunto, não isolado e transdisciplinar, mais próximo do futuro trabalho em contexto real.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Decreto-Lei n.º 80/2015, de 14 de maio, na redação atual - Regime jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial. Decreto Regulamentar n.º 5/2019 de 27 de setembro, Procede à fixação dos conceitos técnicos atualizados nos domínios do ordenamento do território e do urbanismo. Campbell, S. & Fainstein, S. [ED] (2008) – Readings in Planning Theory. Blackwell Publishing. London; DGOT/UTL.(1991). Normas Urbanísticas. Volumes I, II e III editados em 1996, 2a Edição; Fainstein, Susan S., and Scott Campbell. 2002. Readings in urban theory. Blackwell Publishing. Oxford; DGOTDU (2002). Normas para a Programação e Caracterização de Equipamentos Colectivos: AAVV, Lisboa; Carvalho, J. (2003) Ordenar a Cidade. Ed. Quarteto. Coimbra.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios