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Apresentação
Apresentação
A UC de IHTA tem como objectivo fundamental, tal como seu nome indica, introduzir os alumni que ingressam no 1º Ciclo de Estudos em Arquitetura na Área Científica de História, Teoria e Crítica de Arquitetura. Entende-se como um preâmbulo que enceta conteúdos informativos, formativos e críticos que serão posteriormente aprofundados nas UC's da mesma área. Em paralelo, visa educar e sensibilizar os alumni para o estabelecimento de articulações, no campo teórico, com alguns conteúdos práticos que são experimentados nas disciplinas do mesmo semestre, i.e., Projeto de Arquitetura I, Desenho Arquitetónico e Geometria Aplicada à Arquitetura, entre outras, nas suas vertentes teóricas, com base assente, maioritariamente, na cultura das Artes Visuais, na Filosofia, e na epistemologia da representação, em geral (método gestáltico e método fenomenológico).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-14612
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A presente UC de IHTA I apresenta, a nível histórico (método diacrónico), uma cronologia da Arquitetura e do Urbanismo desde a Pré-história até à ao Início da Idade Contemporânea (1789): Idade dos Metais, Antiguidade Clássica; Idade Média e Idade Moderna, i.e.,
1. A Pré-História e as primeiras civilizações (Suméria e Egipto)
2. A Arquitetura Minóica e Micénica, a Arquitetura Grega Clássica e Helénica.
3. A Arquitetura Romana
4. A Arquitetura medieval: Românico e Gótico
5. A Arquitetura do Renascimento.
6. Maneirismo e Barroco
Compreende, a nível supra-histórico (método sincrónico), a formação de conceitos teóricos, através de uma breve introdução à Tratadística da Arquitetura (Vitrúvio e Alberti), noções de função utilitária (Uso) vs função simbólica (Representação), arquétipos, tipos, protótipos, e alguns paradigmas conceptuais básicos em Arquitetura, i.e.,
1. Massa (Mito da Caverna - Platão)
2. Estrutura (Mito da Cabana - Laugier e Heidegger)
3. Pele (Mito da Tenda - Quatremère de Quincy)
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Objetivos
Objetivos
Os objectivos da UC visam dotar os alumni de competências ao nível de conteúdos informativos, formativos e críticos, de carácter geral e introdutório, e que serão posteriormente aprofundados nas UC's da mesma área. Em paralelo, procura incentivar os alunos, no campo teórico, a estabelecer relações com alguns conteúdos práticos que são experimentados nas disciplinas do mesmo semestre, i.e., Projeto de Arquitetura I, Desenho Arquitetónico I e Geometria Aplicada à Arquitetura, entre outras. Deste modo, os objectivos da UC são:
1. Transmissão de valores, conteúdos e formação de conceitos básicos ao nível histórico e supra-histórico no âmbito da História da Arquitetura e do Urbanismo (nível informativo), tendo em conta, como pano de fundo, as axiologias fundamentais da História Universal e da História da Artes.
2. Introdução ao espírito crítico na Área da História, Teoria e Crítica de Arquitetura (nível crítico)
3. Introdução da pedagogia teórico-prática na aprendizagem da Arquitectura
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para além da metodologia tradicional de aulas teóricas que visam a informação de axiologias históricas de base e a formação de conceitos, os alunos são levados ao trabalho de pesquisa, individual e em grupo, com base na apresentação dos conteúdos estudados através dos seus próprios textos, oralização e desenhos.
O fomento da apresentação em sala de aula, dos desenhos, esquemas e organogramas elaborados com base na matéria estudada estimula o debate presencial entre alunos e permite aprofundar questões e problemáticas que o método explanatório pouco suscita, e em três etapas:
1. Nível informativo (o aluno demonstra ter conhecimento da matéria estudada)
2. Nível crítico (o alumno demonstra ser capaz de formular uma reflexão pessoal sobre a matéria assimilada)
3. Uma "introdução" ao nível operativo projectual (o aluno demonstra ser capaz de representar a sua reflexão crítica através da representação visual ou tridimensional (maquetes de estudo).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BENÉVOLO, Leonardo, ALBRECHT, Benno (2002), As Origens da Arquitectura, Edições 70.
KOSTOV, Spiro (1995), The History of Architecture - Settings & Rituals, Oxford University Press.
MEISS, Pierre Von (1986) De la Forme au Lieu + de la Tectonique: Une Introduction à l’Étude de l’Architecture, PPUR
NORBERG-SCHULZ, Christian (2004), Arquitectura Occidental, GG.
RODRIGUES, Maria João Madeira (2002), O que é Arquitectura, Quimera.
ZEVI, Bruno (1989), Saber Ver a Arquitectura, Martins Fontes.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não