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Disciplina Geografia, Ambiente e Território

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Geografia, Ambiente e Território pretende transmitir ao futuro profissional em Arquitetura as grandes preocupações na área da Geografia, Ambiente e Território. Promove a reflexão sobre a conexão que existe entre a Arquitetura, o Meio Ambiente e o Território transformado pelo Homem, numa perspetiva interdisciplinar e holística. Promove os conhecimentos fundamentais para a leitura do território e a aplicação ao projeto de arquitetura.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Climatologia
    Conceitos
    Estrutura, composição e circulação da atmosfera
    Principais gases poluentes
    Processos de transferência de energia
    Radiações e ambiente
    Principais domínios bioclimáticos
    2. Arquitetura bioclimática
    Movimento do sol na conceção arquitetónica, ventos locais e implantação urbana de edifícios
    Insolação e diagramas solares
    Conforto humano, arquitetura sustentável e técnicas bioclimáticas
    Qualidade do ar no interior dos edifícios.
    Eficiência energética
    Estratégia nacional de adaptação às alterações climáticas
    3. Riscos naturais
    Conceitos
    Principais riscos ambientais: Nevoeiros, nevões, ondas de frio e de calor, incêndios florestais, cheias e inundações,
    secas, galgamentos costeiros, tsunami, radão, erosão hídrica do solo e instabilidade de vertentes.
    4. Os SIG como ferramentas de apoio à arquitetura bioclimática.
    Cartas de declive, hipsométricas e de exposição solar
    Uso de ferramentas SIG na arquitetura solar.

  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo da disciplina Geografia, Ambiente e Território é transmitir ao estudante de arquitetura a importância do
    ambiente natural, em particular o clima, a vegetação e os riscos naturais no exercício da profissão de arquiteto.
    O território é um sistema complexo e suscetível de sofrer diversos impactos causados por fatores ambientais e
    humanos e por esse motivo planear, transformar e gerir o espaço é cada vez mais uma tarefa exigente, requerendo
    uma visão holística e equilibrada do território. Pretende-se incutir a ideia que o projeto de arquitetura sustentável
    constitui a síntese dos conhecimentos adquiridos integrando as componentes ambientais e humanas do território.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos deverão ter em conta a componente ambiental na transformação do espaço e na conceção do projeto
    arquitetónico. Deverão aplicar nos seus projetos os conhecimentos de climatologia nomeadamente exposição solar, ventos
    dominantes, ocupação do solo e as técnicas de arquitetura bioclimática com recurso a ferramentas SIG.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Miranda, M. A. Pedro, (2009), Meteorologia e Ambiente, 2ª edição, UAb.ISBN: 978-972-674-655-3

    • FERNANDEZ-GARCÍA, (1996), Manual de Climatologia Aplicada: Clima, Medio Ambiente e Planificación, Editorial Sintesis. Cota: CA/274-BC.
    • Gonçalves, Helder et al (2004), Conceitos Bioclimáticos para Edifícios em Portugal, INETI, Lisboa. (versão digital disponível na internet)
    • Lanham, Ana et al (2004), Arquitectura Bioclimática – Perspectivas de Inovação e Futuro. Seminários de Inovação (policopiado), IST/Lisboa. (versão digital disponível na Internet)
    • MEDEIROS, C. Alberto, (1987), Geografia de Portugal. Ambiente Natural e Ocupação Humana. Uma Introdução. Editorial Estampa, Lisboa Cota: GF/2-BC

     

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