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Apresentação
Apresentação
A UC Geografia, Ambiente e Território pretende transmitir ao futuro profissional em Arquitetura as grandes preocupações na área da Geografia, Ambiente e Território. Promove a reflexão sobre a conexão que existe entre a Arquitetura, o Meio Ambiente e o Território transformado pelo Homem, numa perspetiva interdisciplinar e holística. Promove os conhecimentos fundamentais para a leitura do território e a aplicação ao projeto de arquitetura.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-14617
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Climatologia
Conceitos
Estrutura, composição e circulação da atmosfera
Principais gases poluentes
Processos de transferência de energia
Radiações e ambiente
Principais domínios bioclimáticos
2. Arquitetura bioclimática
Movimento do sol na conceção arquitetónica, ventos locais e implantação urbana de edifícios
Insolação e diagramas solares
Conforto humano, arquitetura sustentável e técnicas bioclimáticas
Qualidade do ar no interior dos edifícios.
Eficiência energética
Estratégia nacional de adaptação às alterações climáticas
3. Riscos naturais
Conceitos
Principais riscos ambientais: Nevoeiros, nevões, ondas de frio e de calor, incêndios florestais, cheias e inundações,
secas, galgamentos costeiros, tsunami, radão, erosão hídrica do solo e instabilidade de vertentes.
4. Os SIG como ferramentas de apoio à arquitetura bioclimática.
Cartas de declive, hipsométricas e de exposição solar
Uso de ferramentas SIG na arquitetura solar.
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Objetivos
Objetivos
O objetivo da disciplina Geografia, Ambiente e Território é transmitir ao estudante de arquitetura a importância do
ambiente natural, em particular o clima, a vegetação e os riscos naturais no exercício da profissão de arquiteto.
O território é um sistema complexo e suscetível de sofrer diversos impactos causados por fatores ambientais e
humanos e por esse motivo planear, transformar e gerir o espaço é cada vez mais uma tarefa exigente, requerendo
uma visão holística e equilibrada do território. Pretende-se incutir a ideia que o projeto de arquitetura sustentável
constitui a síntese dos conhecimentos adquiridos integrando as componentes ambientais e humanas do território.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos deverão ter em conta a componente ambiental na transformação do espaço e na conceção do projeto
arquitetónico. Deverão aplicar nos seus projetos os conhecimentos de climatologia nomeadamente exposição solar, ventos
dominantes, ocupação do solo e as técnicas de arquitetura bioclimática com recurso a ferramentas SIG.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Miranda, M. A. Pedro, (2009), Meteorologia e Ambiente, 2ª edição, UAb.ISBN: 978-972-674-655-3
- FERNANDEZ-GARCÍA, (1996), Manual de Climatologia Aplicada: Clima, Medio Ambiente e Planificación, Editorial Sintesis. Cota: CA/274-BC.
- Gonçalves, Helder et al (2004), Conceitos Bioclimáticos para Edifícios em Portugal, INETI, Lisboa. (versão digital disponível na internet)
- Lanham, Ana et al (2004), Arquitectura Bioclimática – Perspectivas de Inovação e Futuro. Seminários de Inovação (policopiado), IST/Lisboa. (versão digital disponível na Internet)
- MEDEIROS, C. Alberto, (1987), Geografia de Portugal. Ambiente Natural e Ocupação Humana. Uma Introdução. Editorial Estampa, Lisboa Cota: GF/2-BC
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não