-
Apresentação
Apresentação
A UC Geografia, Ambiente e Território pretende transmitir ao futuro profissional em Arquitetura as grandes preocupações na área da Geografia, Ambiente e Território. Promove a reflexão sobre a conexão que existe entre a Arquitetura, o Meio Ambiente (natural e social) e o Território transformado pelo Homem, numa perspetiva interdisciplinar e holística. Promove os conhecimentos fundamentais para a leitura do território e a aplicação ao projeto de arquitetura.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-14617
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O território as suas componentes: Noção de território e elementos materiais e imateriais; A compreensão do território - introdução à análise e conhecimento do território; 2. Ambiente Natural, paisagem e clima; A importância do ambiente natural; O clima como fator condicionante; Preservação natural e uso do território - estratégias, conflitos e dinâmicas; 3. Ambiente social e relação com o território; 4. Riscos e território - riscos naturais, sociais e tecnológicos e estratégias de mitigação.
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo da UC é transmitir ao estudante a importância do ambiente natural, em particular o clima, a vegetação e os riscos naturais e a sua relação com o ambiente social como fatores a considerar no exercício da profissão de arquiteto. O território é um sistema complexo e suscetível de sofrer diversos impactos causados por fatores ambientais e humanos e por esse motivo planear, transformar e gerir o espaço é cada vez mais uma tarefa exigente, requerendo uma visão holística e equilibrada do território. Pretende-se incutir a ideia que o projeto de arquitetura sustentável constitui a síntese dos conhecimentos adquiridos integrando as componentes ambientais e humanas do território.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A exploração temática é efetuada com base em exemplos práticos, sendo solicitado aos estudantes o desenvolvimento de um trabalho que implica a análise e compreensão dos fatores territoriais (ambiente natural e social), compreendendo a aplicação prática das matérias lecionadas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ferrão, J., Horta, A. (ORG.) (2015) Ambiente, Território e Sociedade - Novas agendas de investigação. ICS, Lisboa. Fadigas, L. (2010). Urbanismo e Natureza - os desafios. Ed. Sílabo. Lisboa. Costa ,J. (2013). Urbanismo e alterações climáticas - As frentes de água. Livros Horizonte. Lisboa.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação será efetuada considerando a entrega de um trabalho de grupo, de análise e apresentação de um território que integra uma componente individual de reflexão e exploração do território apresentado de forma individual. Aos alunos que, no decorrer do período de aulas, não cumpram um mínimo de 50% de presenças pode ser requerido trabalho adicional.
O trabalho de grupo é apresentado e defendido, devendo os alunos, individualmente, explorar e apresentar os pontos específicos da parte individual.
Ponderação:
Avaliação contínua: TG - 60% - (parte escrita 50%, apresentação 50%); Parte individual - 40%.
Os trabalhos suplementares eventualmente solicitados são incluídos na ponderação individual onde se inclui majoração máxima de 10% pela participação ativa nas aulas (se aplicável) a quem cumpra, pelo menos, 70% de presenças.
Em exame a ponderação será 100% para os trabalhos apresentados e sempre em regime individual, Pode ser requerido trabalho suplmentar (a defender orlamente) aos estudantes que não tenham cumprido. pelo menos, 50% de assiduidade.
Os trabalhos são entregues em formato PDF via LMS em uso (Moodle).
NOTAs:
O plágio ou deteção de qualquer elemento que evidencie fraude implicam a anulação do trabalho e respetivo seguimento nos termos regulamentares, sendo o aluno reprovado.
<EN>
Assessment will be based on the submission of a group assignment, analysing and presenting a territory that includes an individual component of reflection and exploration of the territory presented individually. Students who, during the course of the lesson, do not fulfil a minimum of 50% attendance may be required to do additional work.
The group work is presented and defended, and the students must individually explore and present the specific points of the individual part.
Weighting:
Continuous assessment: TG - 60% - (written part 50%, presentation 50%); Individual part - 40%.
Any additional work requested is included in the individual weighting, which includes a maximum mark-up of 10% for active participation in classes (if applicable) for those who attend at least 70% of the time.
In exams, the weighting will be 100 per cent for the work presented and always on an individual basis. Supplementary work (to be defended orally) may be requested from students who have not fulfilled at least 50 per cent attendance.
Assignments are delivered in PDF format via the LMS in use (Moodle).
NOTES:
Plagiarism or the detection of any element of fraud will result in the work being cancelled and followed up in accordance with the regulations, and the student will fail.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





