-
Apresentação
Apresentação
O tema da Unidade Curricular ¿ Arquitectura, Territorialidade e Cidadania - insere-se na temática geral do 2º ciclo. A percepção e a comunicação no/do espaço Urbano. Tema este que se insere nas linhas de investigação do DAU. O tema principal do ano (que engloba Projeto de Arquitectura IX e X) será a interperetação do espaço urbano e proposição de uma programática que o (re) qualifique, dando-lhe por esta via um sentido e caracter unico. Projeto de Arquitectura IX irá debruçar-se sobre um programa de projeto que seja consequência de uma pesquisa do lugar em análise e de uma programática sugerida pelo aluno.O programa poderá ter diferentes materializações e escalas sendo que a abordagem e sua concretização evidenciem domínio dos aspetos materiais da arquitetura enquanto atividade, que através do projeto, transforme o lugar. Considera-se o enunciado do exercício a base do trabalho a desenvolver ao longo do semestre.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
5 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-25670
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O tema da Unidade Curricular ¿ Arquitectura, Territorialidade e Cidadania - insere-se na temática geral do 2º ciclo. A percepção e a comunicação no/do espaço Urbano. Tema este que se insere nas linhas de investigação do DAU. O tema principal do ano (que engloba Projeto de Arquitectura IX e X) será a interperetação do espaço urbano e proposição de umaprogramática que o (re) qualifique, dando-lhe por esta via um sentido e caracter unico. Projeto de Arquitectura IX irá debruçar-se sobre um programa de projeto que seja consequência de uma pesquisa do lugar em análise e de uma programática sugerida pelo aluno.O programa poderá ter diferentes materializações e escalas sendo que a abordagem e sua concretização evidenciem domínio dos aspetos materiais da arquitetura enquanto atividade, que através do projeto, transforme o lugar. Considera-se o enunciado do exercício a base do trabalho a desenvolver ao longo do semestre.
-
Objetivos
Objetivos
Os alunos devem demonstrar: - capacidade de reconhecimento de procedimentos de concepção - referenciação; discriminação; dimensionamento; pertinência - e seus resultados; - competências de investigação quer para a preparação do projecto (inquirição), quer no próprio processo de concepção; - competências para a criação de metodologias cognitivas e heurísticas capazes de se adaptarem à especificidade e contingência de projectos particulares; - capacidade para dominar as diversas fases de concretização do projecto, do esquiço ao detalhe construtivo, passando pelas fases consideradas necessárias à compreensão crítica e paralelismo com situações socioeconómicas e culturais mais generalizáveis; - capacidade para comunicar não apenas os aspectos técnicos e materiais mas também os aspectos conceptuais do projecto; - capacidade para integrar, as infra-estruturas técnicas, ambientais e estruturais.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A disciplina é constituída por aulas teóricas, práticas e visitas de estudo, num sistema de avaliação contínua. Nas aulas teóricas procede-se à análise e critica dos conteúdos. Nas práticas será feito o acompanhamento individual e em ¿workshop¿, fomentando o debate das propostas entre os alunos e o docente, defendendo aquele sempre o trabalho como método nuclear da disciplina. O aluno produzirá peças escritas, desenhadas e maquetas, etc, conformando um portfolio dos Exercícios e as Apresentações semestrais. O acompanhamento dos trabalhos práticos obriga ao desenvolvimento contínuo das soluções, sendo o aluno, responsável pela capacidade de justificar a sua própria evolução.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Zumthor, Peter (2004) Pensar la Arquitectura . Barcelona: Gustavo Gili. Nesbitt, Kate (Ed), (1996) Theorizing a New Agenda for Architecture: an anthology of Architectural Theory 1965-1995 , Princeton Architectural Press tradução para português (2006) Uma Nova Agenda para a Arquitectura. Antologia teórica 1965-1995 , São Paulo: ed. Cosac Naify.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação continua (AC) terá por base a assiduidade*, a participação nas aulas e a entrega do(s) trabalho(s) prático(s), com as seguintes ponderações:
Assiduidade e participação nas aulas 15%
Exercícios Intercalares e Apresentações (5 Apresentações) 45%
Portfolio 10%
Apresentação Final 30%
*A assiduidade, para o regime de avaliação contínua, é de carácter obrigatório e implica a presença em pelo menos 70% das aulas.
O incumprimento, não justificado, de mais de 1 (uma) das entregas, ou de mais de dois exercícios implicam a reprovação em avaliação contínua (AC);
As entregas dos trabalhos deverão ser feitas contendo todos os elementos solicitados no enunciado (disponível na plataforma do moodle) no início da aula, prevendo-se uma tolerância de 15 minutos.
Não serão aceites trabalhos fora do prazo estipulado;
Regras de acesso a épocas de exame
Época de recurso (ER) ou exame de 2ª Época só é possível o seu acesso aos discentes com as seguintes condições:
- Pretendam fazer melhoria;
- Com presenças iguais ou superiores a 70% das aulas lecionadas e entregue pelo menos 5 (cinco) dos 6 (seis) momentos de avaliação em período de AC;
Os elementos para as entregas serão identificados posteriormente, mas os alunos podem desde já organizar o trabalho de acordo com a lista genérica que se apresenta agora:
- Painéis Finais;
- Máximo de 4 painéis;
- Formato A1, vertical;
- Cópia em Formato A3 dos painéis síntese entregues em A1, à qual se adiciona o material do Portfolio.
- Cd-rom com todos os elementos gráficos;
- Apresentações PowerPoint das 4 apresentações relativas à fase 1 e fase 2;
- Ficheiros .dwg;
- Digitalização de todos os painéis em formato pdf ou jpg.
Época Especial de Avaliação (EE) só é possível o seu acesso aos discentes com as seguintes condições:
- Pretendam fazer melhoria;
- Tenham reprovado no exame na Época de Recurso (ER);
- Com presenças iguais ou superiores a 70% das aulas lecionadas e entregue/apresentado oralmente pelo menos 5 (cinco) dos 6 (seis) momentos de avaliação em período de AC;
- Tenham comprovado na secretaria que têm os ECTS mínimos para poderem inscrever-se para este exame.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





