-
Apresentação
Apresentação
Projeto de Arquitetura V é a unidade curricular que coloca o aluno a projectar habitação plurifamiliar em diálogo com o contexto histórico, relacionando o ideal com a realidade, o projectado com a pré-existência, e a contemporaneidade com o anigo, na procura de estimular uma criatividade atenta, consciente, e sensível.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-8000
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos a serem desenvolvidos ao longo do semestre têm diferentes vertentes: - Numa primeira fase o aluno vai confrontar-se com o local, percepcionar as suas qualidades, e proceder à representação da realidade através de peças desenhadas (escala 1:200 e 1:100) e de uma maqueta física (escala 1:100). - Numa segunda fase o aluno vai testar hipóteses de implantação e volumetria, relacionando-as com a via pública, com os terrenos vizinhos, e com os espaços públicos a serem criados, e representando-as nas escalas acima referidas. - Numa terceira e penúltima fase, o aluno vai propor a sua concepção de habitação colectiva, articulando as tipologias com a implantação, a volumetria, e o espaço público anteriormente desenvolvidos, bem como com as zonas comuns interiores. - Por fim, o aluno desenvolverá o projecto até uma fase que procura ser equivalente à de um Licenciamento, onde o espaço, a estrutura, a materialidade, e a gramática de alçados estão consolidados.
-
Objetivos
Objetivos
- Estimular o acto de criação arquitectónica, tendo em vista a beleza do local, a função, e os utilizadores. - Desenvolver a capacidade de representar a realidade e dialogar com ela. - Desenvolver a capacidade de interpretar um programa. - Desenvolver a capacidade de concepção de tipologias habitacionais, bem como de concepção de espaço público, em articulação com especificidades físicas e culturais de um contexto. - Desenvolver a capacidade de articular um projecto de arquitectura com a engenharia, em particular com a estabilidade, térmica, ventilação, e abastecimento e saneamento de águas.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
O método de ensino contemplará: Aulas Teóricas com a apresentação de conteúdos de apoio ao desenvolvimento dos exercícios do projecto, nomeadamente ao que respeita à cultura arquitectónica, às temáticas de habitação colectiva, e às complexidades de intervir em contexto histórico. Aulas com arquitectos convidados familiarizados com a temática da unidade curricular. Aulas teórico-práticas em sistema de avaliação contínua, recebendo orientação dos docentes no acompanhamento dos trabalhos, bem como nas apresentações intercalares. Visitas a obras de arquitectura. Critérios de Avaliação: 20% Primeira Fase 20% Segunda Fase 20% Terceira Fase 40% Quarta Fase (Projecto Final)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Frampton, Kenneth (2002). Teoria . Editora Gustavo Gili, Barcelona, 2020. Norberg-Schulz, Christian (1984). The concept of dwelling: On the way to figurative architecture. Electa/Rizzoli, New York, 1993. Rossi, Aldo (1962). A Arquitectura da Cidade . Edições Cosmos, Lisboa, 2001. Rykwert, Joseph (1976). The idea of a Town . MIT Press, New Jersey, 1989. Siza, Álvaro (2000). Imaginar a Evidência . Edições 70, Lisboa, 2000. Távora, Fernando (1962). Da Organização do Espaço . Faup Edições, Porto, 1999 Wilson, Colin St John. The Other Tradition of Modern Architecture: The Uncompleted Project . Black Dog Publishing, London, 2007.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Fase 1
semana 3
20%
Fase 2
semana 6
20%
Fase 3
semana 9
20%
Fase 4
semana 15
40%
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




