-
Apresentação
Apresentação
UC Geometria 2.2. no seguimento da sua antecedente 2.1., considerando novos métodos de construção, dá continuidade ao compromisso com a prática da representação gráfica do espaço e dos objetos em perspetiva, no contexto da arquitetura. Ao fornecer aos estudantes os conhecimentos teórico-práticos no entendimento e na representação do espaço em perspetiva, funciona como uma gramática do desenho, estabelecendo uma ponte com as necessidades de representação no projeto de arquitetura. Na sua operatividade de rigor lógico-dedutivo, desenvolve por um lado uma prática especifica, por outro e na sua continuidade, proporciona conhecimentos de ordem científica fundamentais na prática do desenho como atividade intelectual ao serviço da representação livre, criativa, mas principalmente na investigação formal da organização do espaço no ato de projetar em arquitetura.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-14458
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Perspetiva Linear 1 1.A Perspetiva Linear projeção Cónica 1.1. Construção pelos Pontos de Concurso Ponto de Fuga; Homologias; Reta de fuga 2. Perspetiva Linear com Quadro inclinado. 3. Sombras I Estudo da Sombras aplicado à Perspetiva; As sombras como sistema projetivo paralelo; Coordenadas esféricas, Foco luminosa a distância infinita; Interseções 4. Transformação Espacial 4.1. Reflexos Teoria geral dos reflexos em espelhos planos; Perpendicularidade 4.2. Perspectiva acelerada e contra-perspectiva. Sala de Ames
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver as capacidades lógico-dedutivas e de abstração espacial. Controlar autonomamente os sistemas projetivos de representação rigorosa. Saber identificar os elementos fundamentais da Perspetiva Linear. Entender a Perspetiva Linear como uma ferramenta de representação mediada pelos mecanismos da ótica, pela perceção e por um conjunto de princípios técnicos. Desenvolver a consciência de observador e de lugar nas decisões de interpretação na representação do espaço em Perspetiva Linear e na sua leitura critica. Adquirir autonomia no domínio de ferramentas de análise e representação gráfica. Saber identificar os elementos fundamentais da Projeção Cónica presentes nas manifestações técnicas na cultura da imagem: Fotografia, Cinema, Publicidade, nos softwares de 3d, nos videojogos...etc Dominar eficientemente no desenho de representação os vários processos de construção da Perspetiva e articula-los da forma mais eficiente no processo de investigação e representação do espaço.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Coordenção Ciêntifica de conteúdos do ARQ, Arquivo de Desenho e Imagem e uso aplicado no contexto demonstrativo em sala de aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Izquierdo, Asensi Fernando (2011) Geometría Descriptiva I (Sistemas e Perspectivas), Madrid, Izquierdo editores. Xavier, João Pedro (1997). Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva, Porto, FAUP. Kemp, Martin (1990). The Science of Art: Optical Themes in Western Art from Brunelleschi to Seurat, Yale, University Press. Thomae, Reiner (1979). Perspetiva y Axonometria. Bartrina, Llu'is Villanueva (2001). Perspectiva Lineal, Su construcción y su relación con la fotografía. Barcelona, Edicions UPC Cabezas, Lino; Ortega, Luis F (2001) Análises Gráfico y Representación Geométrica, Barcelona, Publicaciones de la Universitat de Barcelona Ricca , Guilherme (2006). Método de Monge (3ª ed), Lisboa Fundação Calouste Gulbenkian. Panofsky, Erwin (1999). A perspectiva como forma simbólica, Lisboa: Edições 70.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não