-
Apresentação
Apresentação
A UC de Teoria da Arquitetura 1.2 pretende introduzir os estudantes aos temas fundamentais da Arquitetura, com especial incidência nos elemebtos construtores do espaço e no Programa de Habitação Unifamiliar pensado em estreita articulação com o tema dos exercícios de Projeto 1.2. As sessões teóricas contribuirão para a sua maior cultura arquitetónica e construção de referencial teórico às questões do espaço, da forma e da significação do habitar, nas suas dimensões culturais e fenomenológicas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-16152
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Topografia e Objeto Arquitetónico Limites — Interior / Exterior, Rés-do-Chão Elementos Arquitetónicos: Escadas Elementos Arquitetónicos: Rampas Elementos Arquitetónicos: Luz Elementos Arquitetónicos: Cor Le Corbusier: 5 Princípios da Arquitetura Moderna Movimentos Artísticos e Arquitetónicos Séc. XX
-
Objetivos
Objetivos
Compreender a interação entre arquitetura e o terreno, analisando a forma como as condições topográficas influenciam a organização espacial. Incremento da cultura arquitetónica: modelos, obras notáveis e autores de referência. Incremento da capacidade criativa e do vocabulário espacial. Estudar exemplos paradigmáticos de habitação unifamiliar no século XX, enquanto referências fundamentais para o desenvolvimento do projeto 1.2. Promover competências de comunicação gráfica e conceptual que permitam articular ideias teóricas e práticas arquitetónicas de forma clara e eficaz. Desenvolvimento do interesse pela Fotografia de Arquitetura: motivação para a visita e reconhecimento de obras de arquitetura e ferramenta para a construção de uma narrativa espacial em arquitetura.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São organizadas sessões diversificadas e aplicadas estratégias pedagógicas que promovem o envolvimento dos estudantes, facilitando a compreensão dos conteúdos e a sua articulação com a prática. As sessões assentam num ensino interactivo, estimulando a participação através de perguntas e incentivando a reflexão crítica. Recorre-se à metodologia flipped classroom, com materiais disponibilizados previamente no Moodle, bem como a storytelling e estudos de caso próximos da realidade quotidiana. As aulas, realizadas em sala ou em visitas a obras/exposições, combinam diversos meios — slides, vídeos, textos e demonstrações. O ambiente é inclusivo e fomenta a participação sem receio de errar, promovendo ligações constantes com outras áreas do saber e favorecendo uma visão contextual e interdisciplinar da arquitetura.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bachelard, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Calvino, Italo. As cidades invisíveis. Lisboa: Teorema, 1993. Le Corbusier. Por uma arquitectura, São Paulo: Perspectiva Edições da USP, 1973. Távora, Fernando. Da organização do espaço. Porto: FAUP Publicações, 1999. Zevi, Bruno. Saber ver a arquitectura. Lisboa: Arcádia, 1996. Zumthor, Peter. Thinking architecture. Baden: Lars Müller publishers, 1998.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não