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Apresentação
Apresentação
Iniciação ao Projecto de Licenciamento em Arquitectura. Habitação. Contexto urbano.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-915
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A componente teórica da disciplina incide no estudo das tipologias habitacionais como suporte de uma memória cultural em contributo para a morfologia da cidade e das periferias, focalizando-se na relação intrínseca entre rua e habitat, como processo integrado de desenho arquitectónico e urbano.
Introdução a tipos elementares de habitação em contexto urbano: a casa horizontal; a casa-pátio; a casa cúbica; a casa vertical; o edifício em banda; o edifício em galeria, etc.
A componente prática fundamenta-se através do desenho e da maqueta, na análise dos elementos e dos sistemas compositivos e construtivos como determinantes da formação e da caracterização do espaço habitacional.
Serão realizados dois exercícios segundo temas pré-estabelecidos.
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Objetivos
Objetivos
O exercício da arquitectura ensaiado no contexto do habitat urbano.
A experimentação de diferentes metodologias de projecto com base nas inter-relações entre esquisso/maqueta/desenho técnico. A formação dos conceitos de arquitectura; paradigmas conceptuais (massa, estrutura e pele); sequências de análise/síntese nas etapas de projecto. Introdução a processos experimentais de composição.
Introdução ao estudo das diferentes tipologias do habitat no contexto urbano.Funções utilitárias, psicológicas e simbólicas dos espaços.
Introdução ao estudo da cidade através do elemento ¿rua¿ como lugar de vivências e de memórias. A retórica da cidade na construção de uma retórica da arquitectura e vice-versa.
Análise de elementos e de sistemas em equilíbrio, construtivos e compositivos, como determinantes da formação e da caracterização do espaço edificado.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino de PA II procura fazer despertar no aluno metodologias de investigação com vista à elaboração do Projecto de Base, estruturando-se em torno de três elementos fundamentais: o Programa, o Lugar, os Materiais. O estudo destes elementos faz-se através de três suportes básicos de representação: o conjunto Esquisso/Geometria/Desenho à Mão Levantada ; a Maqueta de Estudo ; o Desenho Técnico . O questionar dos três elementos através dos três suportes permite ao aluno, acompanhado individualmente pelo docente, graduar os seus objectivos para o Estudo Prévio, o Ante-Projecto e o Projecto de Base segundo critérios de análise etápicos (estudo de percursos; traçados reguladores; volumetrias; disposição; proporção; escala, luz, materiais, sistema construtivo, etc.) A disciplina de Projecto II introduz na prática questões gerais da Teoria de Arquitectura de forma gradual e progressiva, em regime de avaliação contínua, aulas teóricas, e apresentações em forma de debate.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
CHING, Francis D.K., Arquitectura, Forma, Espaço e Ordem , Martins Fontes, São Paulo, 2002.
FOCILLON, Henri, A Vida das Formas , Colecção Arte & Comunicação, Edições 70.
MORGADO, Luis, Tipos emergentes de Habitação, LNEC, Lisboa, 2003
VON MEISS, Pierre, De la forme au lieu ¿ une introduction à l¿étude de l¿architecture , Éd. Presses polytechniques et universitaires romandes, Lausanne, 1998 [2ª ed., 2007].
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Hugo Nazareth Fernandes
Sexta-feira, das 17H30 às 18H30
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Mobilidade
Mobilidade
Não