A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Empreendedorismo e inovação em indústrias biotecnológicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Na unidade curricular de Empreendedorismo e inovação em indústrias biotecnológicas os alunos terão a oportunidade de adquirir as competências adequadas necessárias para a implementação de ideias desenvolvidas no laboratório para o mundo empresarial. O desenvolvimento de um plano de negócios, fundos de investimento, como apresentar a ideia, Como proteger uma invenção, como explorá-la através de um negócio.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à cadeira de empreendedorismo; A criação de novos negócios na área da Biotecnologia; Da ideia ao mercado – processo de crescimento do negócio; Estudo de mercado, mercado alvo e análise do ambiente competitivo; Análise de oportunidade de mercado; Características do produto mínimo viável; Pitch (uma breve apresentação da ideia de negócio); Proteção da propriedade industrial; Business model e o plano de negócios; Marketing das start-ups. Como sair do nicho?; Planeamento Financeiro de Novos Negócios – Financiamento; Do mercado ao plano operacional e de recursos humanos; A Equipa de empreendedores; A Responsabilidade Social no Empreendedorismo; Necessidades de Financiamento do Negócio; Formas de Financiamento Tradicionais; Financiamento dirigido ao Empreendedorismo; Business Angels e capital de risco;
  • Objetivos

    Objetivos

    O empreendedorismo é uma área dinâmica da gestão, exigindo competências para a criação, desenvolvimento e consolidação de negócios. Esta unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para seguirem uma carreira empresarial ou aplicarem o espírito empreendedor em diversos contextos profissionais. Pretende-se desenvolver capacidades de inovação, criatividade, criação de valor e sustentabilidade. Objetivos principais: Estimular o espírito empreendedor e o interesse pela criação de empresas; Desenvolver competências para a apresentação de ideias de negócio; Utilizar ferramentas de avaliação de riscos e recursos; Identificar e analisar oportunidades de negócio; Compreender critérios de avaliação de investidores e a importância da propriedade industrial; Avaliar a viabilidade económica de novos negócios; Envolver os recursos humanos e operações no planeamento empresarial; Promover negócios sustentáveis e responsáveis.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia é baseada na aprendizagem experimental ao longo do semestre na qual o aluno desenvolve a sua ideia de negócio na área da Biotecnologia. Os alunos devem apresentar uma ideia de negócio, desenvolver um plano de negócios e apresentar a oportunidade de negócio. Para validar sua oportunidade de negócio, os alunos terão de recolher informação sobre o mercado. Nas aulas, o docente apresenta e discute os tópicos do programa, apresenta exemplos, resolvendo exercícios ou casos de estudo fomentando o pensamento critico e auxiliando o aluno. Algumas aulas estão destinadas à apresentação por parte dos alunos, dos projectos, e consequente esclarecimento de dúvidas. Será implementada um conjunto variado de abordagens e ferramentas nomeadamente: palestras, vídeos, exemplos de casos reais; Trabalho colaborativo em grupo e Pesquisa externa; Apresentações pelos alunos; Contacto com empreendedores; Visitas a incubadoras, aceleradoras ou start-ups; Competição de Empreendedorismo.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barringer, B. (2020), Preparing Efective Business Plans: An Entrepreneurial approach, 2nd ed. Prentice Hall. Bessant, J. and Tidd, J. (2015), Innovation and entrepreneurship, 3rd ed. John Wiley and Sons. BOH, W.F. et al (2016) - "University technology transfer through entrepreneurship: faculty and students in spinoffs", Journal of Technology Transfer, 41, 661-669. Burns, P. (2016), Entrepreneurship and Small Business: Start-up, Growth and Maturity, 4th ed., Palgrave Macmillan. Byers, T. H., Dorf, R.C. and Nelson, A. (2018), Technology Ventures: From Idea to Enterprise, 5th ed., McGraw-Hill Higher Education. Carryer, B. (2017) - Startup Briefs: The Ultimate No-holds-barred Guide to Start a start-up.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios