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Disciplina Neurociência Cognitiva Aplicada ao Ciberespaço

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular (UC) intitulada "Neurociência Cognitiva Aplicada ao Ciberespaço" tem uma duração semestral, possui uma carga horária total de 75 horas, sendo 30 horas de contato, distribuídas entre aulas teóricas, teórico-práticas, seminários e tutoriais. Os objetivos principais da UC incluem proporcionar aos alunos o conhecimento sobre as bases neurais das teorias cognitivas, técnicas de investigação em neurociência cognitiva, bem como sobre as disfunções cognitivas associadas a distúrbios neurológicos e psicológicos. Além disso, a UC aborda a aplicação de métodos de neuroimagem e a relevância da neurociência cognitiva no contexto da interação humano-computador e no ciberespaço.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Neurociência das funções psicológicas Técnicas de neurociência cognitiva e neuropsicologia Neuroimagem estrutural e funcional Avaliação neuropsicológica Testes computorizados de avaliação neuropsicológica Reabilitação neuropsicológica  Instrumentos computorizados para a reabilitação neuropsicológica Aplicações da neurociência cognitiva para compreender o comportamento em contextos de interação homem-computador, incluindo: linguagem; reconhecimento de objectos e cognição espacial; atenção; aprendizagem e memória; emoção, tomada de decisões e processamento de recompensas; funções executivas e cognição social; consciência e perceção motora
  • Objetivos

    Objetivos

    Ser capaz de pesquisar, obter, organizar e interpretar informação neurocientífica Conhecer a relação entre as diferentes teorias cognitivas e as suas bases cerebrais Conhecer as técnicas de investigação mais comuns em neurociência cognitiva Conhecer os fundamentos teóricos e práticos da neurociência cognitiva Saber como a investigação em neurociência cognitiva pode ajudar a compreender o comportamento em contextos de interacção entre computadores humanos, incluindo o ciberespaço. Conhecer as principais disfunções cognitivas observadas nas perturbações neurológicas e psicológicas e os seus correlatos anatomofuncionais Aplicar métodos de análise estrutural e funcional de neuroimagens utilizados na procura de disfunções cognitivas causadas por lesões ou disfunções do sistema nervoso central. Conhecer as disfunções da conectividade cerebral e as suas repercussões sobre o comportamento e a cognição  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Estas áreas de aplicação serão revistas pelos alunos (orientados pelo professor) e apresentadas (em pares) na segunda parte do curso. Na primeira parte, os alunos participarão em workshops de demonstração de exemplos específicos desenvolvidos nos nossos laboratórios para os quais os alunos terão de conhecer mais pormenorizadamente e desenvolver algum domínio na sua utilização.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bilder, R. M., & Reise, S. P. (2019). Neuropsychological tests of the future: How do we get there from here?. The Clinical neuropsychologist, 33(2), 220–245. https://doi.org/10.1080/13854046.2018.1521993 Castells-Sanchez, A.; Roig-Coll, F.; Dacosta-Aguayo, R.; Lamonja-Vicente, N.; Sawicka A.K.; Toran-Monserrat, P.; Pera, G.; Montero-Alia, P.; Heras-Tebar, A.; Domenech, S.; Via, M.; Erickson, K.I.; Mataro, Maria (2021). Exercise and fitness neuroprotective effects: molecular, brain volume and psychological correlates and their mediating role in healthy late-middle-aged women and men. Frontiers in Aging Neuroscience, 13, p. 615247 . Repositori Institucional . ISSN: 1663-4365 Germine, L., Reinecke, K., & Chaytor, N. S. (2019). Digital neuropsychology: Challenges and opportunities at the intersection of science and software. The Clinical neuropsychologist, 33(2), 271–286. https://doi.org/10.1080/13854046.2018.1535662
INSCRIÇÃO AVULSO
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