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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa explorar o ciberespaço e as práticas de teleconsulta, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos multidisciplinares. Os estudantes serão capacitados para compreender a estruturação do ciberespaço abordando a sua arquitetura e evolução histórica contextualizar as práticas de teleconsulta num panorama global e adquirir conhecimento sobre questões tecnológicas legais e culturais relacionadas com estas práticas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6802-25360
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Arquitectura do ciberespaço (PC1) 2. A história da teleconsulta (PC2) 3. Conhecimentos multidisciplinares sobre questões relacionadas com as práticas de teleconsulta (por exemplo, tipos e formatos; áreas de aplicação; questões tecnológicas e de infra-estruturas, jurídicas e de segurança; PC3)
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Objetivos
Objetivos
1. Explorar e compreender a estruturação do ciberespaço (OA1) 2. Situar as práticas de teleconsulta num contexto mais global, tanto em termos históricos, culturais e antropológicos (OA2) 3. Adquirir conhecimentos multidisciplinares sobre questões relacionadas com as práticas de teleconsulta (OA3)
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas diferentes metodologias de ensino. Palestras de natureza expositiva, onde profissionais e especialistas destas áreas apresentarão a sua experiência e conhecimentos. O método ativo será privilegiado, para promover a investigação bibliográfica, a análise crítica de artigos científicos. Adicionalmente, de um ponto de vista prático, os estudantes serão encorajados a reflectir e apresentar novos cenários de utilização do ciberespaço e ciberterapia no campo da saúde, indústria, recrutamento, jogos, etc.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carrier, A., Fernez, K., Chrusciel, J., Laplanche, D., Cormi, C., & Sanchez, S. (2022). Gaps to Best Practices for Teleconsultations Performed by General Practitioners: A Descriptive Cross-Sectional Study. International journal of environmental research and public health, 19(10), 6220. https://doi.org/10.3390/ijerph19106220 Maria, A., Serra, H., & Heleno, B. (2022). Teleconsultations and their implications for health care: A qualitative study on patients' and physicians' perceptions. International journal of medical informatics, 162, 104751. Advance online publication. https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2022.104751 Rosen J. M., & Simpson, M. K. (2001). Cybercare: combining healthcare and cyberspace in the 21/sup st/ century. Conference Proceedings of the 23rd Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não