Disciplina Avaliação e Diagnóstico Psicológico e Neuropsicológico

  • Apresentação

    Apresentação

    Introdução aos princípios e métodos de Avaliação e Diagnóstico Psicológico e Neuropsicológico

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Avaliação e Diagnóstico Psicológico e Neuropsicológicos: a. Definição e relevância para a prática psicológica b. Relação e Contexto terapêutico CP2 Aspectos gerais na avaliação psicológica: a. História clínica b. A observação comportamental c. Instrumentos de auto e hetero relato d. Avaliação com recurso a meios informáticos CP3 Principais domínios da avaliação neuropsicológica: a. Cognitivo b. Funcional c. Comportamental d. Afectivo (emocional) CP4 Avaliação das principais funções cognitivas: a. Perceção e Atenção b. Memória c. Linguagem d. Funções frontais e funcionamento executivo e. Exploração Neuropsicológica nas afasias, agnosias, alexias e apraxias CP5 Baterias gerais de Avaliação Psicológica e Neuropsicológica: a. Administração b. Propriedades psicométricas c. Interpretação e análise dos resultados CP6 Elaboração do relatório clínico: a. Processo de inferência clínica b. Formato e estrutura CP7 Aspetos éticos e deontológicos na avaliação e diagnóstico

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como principal objetivo gerar conhecimentos, aptidões e competências ao nível da avaliação e diagnóstico psicológico e neuropsicológico (O1). Assim, analisa-se a respetiva definição e relevância para a prática psicológica no contexto e âmbito da relação terapêutica. Os principais aspetos relativos à avaliação psicológica constituem o OA2, sendo o OA3 relativo à avaliação neuropsicológica e das principais funções cognitivas cuja alterações são identificadas no OA4. Complementarmente são apresentados os principais testes e baterias de avaliação e diagnóstico psicológico e neuropsicológica (OA5) e analisam-se aspetos relativos à elaboração do relatório de avaliação (OA6). Por fim, são abordadas as questões éticas e deontológicas relacionadas com a avaliação e o diagnóstico (OA7) nos domínios da psicologia e da neuropsicologia.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para facilitar o processo de aprendizagem, a metodologia de ensino assume um carácter teórico e prático. Após a exposição teórica do
    programa de estudos, abordaremos os conteúdos num aspecto prático que inclui a realização de testes, jogos de papéis e exercícios de
    aplicação, citação e interpretação dos resultados, e treino na preparação de relatórios de avaliação neuropsicológica.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bowden, S. C. (2017). Neuropsychological assessment in the age of evidence-based practice: diagnostic and treatment evaluations. New York: Oxford University Press. Hodges, J. R. (2007). Cognitive Assessment for Clinicians (2ª ed.). New York: Oxford University Press. Marnat-Groth, G., & Wright, A. J. (2016). Handbook of Psychological Assessment (6ª ed.) New Jersey: John Wiley & Sons. Cohen, R. J., & Swerdlik, M. E. (2018). Psychological Testing and Assessment (9ª ed.). New York: McGraw-Hill Education. Suhr. J. A. (2015). Psychological Assessment: A Problem-Solving Approach (Evidence-Based Practice in Neuropsychology). New York: The Guildford Press.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios