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Apresentação
Apresentação
Introdução aos princípios e métodos de Avaliação e Diagnóstico Psicológico e Neuropsicológico
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT776-25048
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Avaliação e Diagnóstico Psicológico e Neuropsicológicos: a. Definição e relevância para a prática psicológica b. Relação e Contexto terapêutico CP2 Aspectos gerais na avaliação psicológica: a. História clínica b. A observação comportamental c. Instrumentos de auto e hetero relato d. Avaliação com recurso a meios informáticos CP3 Principais domínios da avaliação neuropsicológica: a. Cognitivo b. Funcional c. Comportamental d. Afectivo (emocional) CP4 Avaliação das principais funções cognitivas: a. Perceção e Atenção b. Memória c. Linguagem d. Funções frontais e funcionamento executivo e. Exploração Neuropsicológica nas afasias, agnosias, alexias e apraxias CP5 Baterias gerais de Avaliação Psicológica e Neuropsicológica: a. Administração b. Propriedades psicométricas c. Interpretação e análise dos resultados CP6 Elaboração do relatório clínico: a. Processo de inferência clínica b. Formato e estrutura CP7 Aspetos éticos e deontológicos na avaliação e diagnóstico
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Objetivos
Objetivos
Esta UC tem como principal objetivo gerar conhecimentos, aptidões e competências ao nível da avaliação e diagnóstico psicológico e neuropsicológico (O1). Assim, analisa-se a respetiva definição e relevância para a prática psicológica no contexto e âmbito da relação terapêutica. Os principais aspetos relativos à avaliação psicológica constituem o OA2, sendo o OA3 relativo à avaliação neuropsicológica e das principais funções cognitivas cuja alterações são identificadas no OA4. Complementarmente são apresentados os principais testes e baterias de avaliação e diagnóstico psicológico e neuropsicológica (OA5) e analisam-se aspetos relativos à elaboração do relatório de avaliação (OA6). Por fim, são abordadas as questões éticas e deontológicas relacionadas com a avaliação e o diagnóstico (OA7) nos domínios da psicologia e da neuropsicologia.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para facilitar o processo de aprendizagem, a metodologia de ensino assume um carácter teórico e prático. Após a exposição teórica do
programa de estudos, abordaremos os conteúdos num aspecto prático que inclui a realização de testes, jogos de papéis e exercícios de
aplicação, citação e interpretação dos resultados, e treino na preparação de relatórios de avaliação neuropsicológica.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bowden, S. C. (2017). Neuropsychological assessment in the age of evidence-based practice: diagnostic and treatment evaluations. New York: Oxford University Press. Hodges, J. R. (2007). Cognitive Assessment for Clinicians (2ª ed.). New York: Oxford University Press. Marnat-Groth, G., & Wright, A. J. (2016). Handbook of Psychological Assessment (6ª ed.) New Jersey: John Wiley & Sons. Cohen, R. J., & Swerdlik, M. E. (2018). Psychological Testing and Assessment (9ª ed.). New York: McGraw-Hill Education. Suhr. J. A. (2015). Psychological Assessment: A Problem-Solving Approach (Evidence-Based Practice in Neuropsychology). New York: The Guildford Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não