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Disciplina Modelos Cognitivo-Comportamentais Aplicados à Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva

  • Apresentação

    Apresentação

    Introdução aos conceitos fundamentais da CBT.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Modelos cognitivo-comportamentais (MCC): enquadramento CP2. Modelos comportamentais 2.1. Desenvolvimento - Contributos de Watson, Skinner, Wolpe e Meichenbaum 2.2. Conceitos chave: condicionamento clássico, condicionamento operante, reforço, extinção, generalização, discriminação, modelagem, contracondicionamento, economia de fichas 2.3.Concepção de psicopatologia 2.4. Avaliação do comportamento: Modelo de avaliação funcional 2.5. Técnicas da Terapia Comportamental 2.6. Contributos e Limitações CP3. Modelos Cognitivos 3.2. Albert Ellis e a terapia comportamental racional emotiva 3.3. Aaron Beck - terapia cognitiva e depressão 3.4.Contributos e limitações CP4. Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva (CRN): racional, vantagens e limitações para a psicoterapia 4.1. Aplicações da CRN ao tratamento de perturbações mentais: perturbações de ansiedade e perturbações alimentares 4.2. Aplicações à neuropisoclogia cognitiva – avaliação e reabilitação CP5. Desafios futuros da CRN

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1-Abordar os modelos comportamentais e cognitivos (MCC)no contexto terapêutico, explorando os seus pressupostos teóricos centrais e discutindo a sua conceptualização de psicopatologia e dos processos de mudança psicológica; OA2- Caracterizar especificamente cada um dos modelos, os seus conceitos chave, as estratégias e técnicas terapêuticas, os processos de mudança e as aplicações práticas; OA3- Compreender o âmbito e as aplicações da Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva; OA4-Explorar as vantagens terapêuticas dos MCC promovidas pelos recursos tecnológicos inerentes à Ciberterapia e Reabilitação Cognitiva.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino incluem: aulas de natureza expositiva (ME1) apresentação e discussão de aplicações
    práticas dos conteúdos expostos (ME2) exemplificação com casos práticos (ME3)
     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Beck, J. (2011). Cognitive behavior therapy: basics and beyond (2nd Edition). New York: The Guilford Press. Gonçalves, O. F. (1999). Uma introdução à psicoterapia comportamental. Coimbra: Quarteto Editora. Hofmann, S. G., & Asmundson, G. J. G. (2017). The Science of Cognitive Behavioral Therapy. London: Academic Press Jones-Smith, E. (2017). Theories of Counseling and Psychotherapy: An Integrative Approach. Thousand Oaks: Sage. Riva, G., Botella, C., Légeron, P., & Optale, G. (Eds) (2004). Cybertherapy Internet and Virtual Reality as Assessment and Rehabilitation Tools for Clinical Psychology and Neuroscience. Amsterdam: IOS Press. Wiederhold, B. K., Riva, G., Wiederhold, M. D., & Kirwan, G. (Eds) (2016). Annual Review of CyberTherapy and Telemedicine: Being Different: The Transformative Potential of Virtual Reality. San Diego: Interactive Media Institute.

     

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